Cifra Club

Dia do Compositor: compositores brasileiros que colecionam sucessos

A gente escuta e canta muitas músicas sem saber quem compôs, não é mesmo? Aliás, é comum pensarmos que o compositor é o próprio intérprete. Mas a verdade é que muitos compositores brasileiros acabam não aparecendo tanto quanto suas próprias e famosas canções. 

Michael Sullivan, um dos compositores brasileiros mais versáteis
Michael Sullivan (Foto/Divulgação)

Apesar disso, esses artistas podem acabar ganhando bastante dinheiro e prestígio no cenário musical, e os convites para novas composições vão se multiplicando. Enquanto isso, os autógrafos e as selfies seguem sendo privilégio apenas dos cantores que sobem aos palcos.

Mas 7 de outubro é dia do compositor e o Cifra Club preparou uma homenagem a eles. Vamos, então, trazer para a frente do palco alguns dos criadores dos hits que você já conhece. Vem com a gente!

Compositores brasileiros autores de grandes hits

Os compositores que você conhecerá a seguir possuem uma invejável quantidade de hits, que tocaram nas rádios à exaustão. Mesmo que você não goste de algumas destas músicas, é difícil ao menos não respeitar a trajetória que seus autores construíram. Por isso, você precisa conhecer as mentes por trás dessas canções.

Michael Sullivan – Um dos maiores hitmakers do Brasil

Se você nasceu até o início da década de 1980, com certeza já escutou algumas músicas compostas pelo compositor recifense Michael Sullivan, senão todas. Aliás, se formos citar todos os sucessos dele ficaríamos aqui até amanhã. Dentre eles, por exemplo, estão músicas como Um Dia de Domingo, feat. de Tim Maia com Gal Gosta, e Amanhã Talvez, hit na voz da Joanna. Também ficaram famosas canções como Amor Perfeito, com Roberto Carlos, Whisky a Go Go, com Roupa Nova e Talismã, com Leandro & Leonardo.

Sullivan tem sua própria carreira nos palcos, mas aparece bem menos que esses cantores e cantoras que interpretaram suas canções. No entanto, a importância dele na carreira desses artistas é inquestionável.

José Augusto – você já ouviu pelo menos uma música dele no karaokê

Natural da capital do Rio de Janeiro, José Augusto Cougil Novoa, o José Augusto, teve sua primeira composição gravada em 1972, pelo saudoso Cauby Peixoto. De lá pra cá, gravou seus próprios discos e construiu carreira internacional.

Pode até ser que você conheça o cantor interpretando suas próprias músicas, como o sucesso Aguenta Coração. Mas ele também coleciona hits em outras vozes. Sabe qual é uma dessas canções? Nada mais, nada menos que Evidências, uma obra que é quase um hino.

Paulo Sérgio Valle – um dos compositores brasileiros mais versáteis

Esse compositor com certeza vai lhe surpreender. Paulo Sérgio Valle é carioca e começou sua carreira compondo com o também artista e irmão Marcos Valle. Dessa parceria surgiu, por exemplo, a icônica Samba de Verão, clássico da bossa nova.

Muito tempo depois, conseguiu saltar da bossa para o pagode, quando compôs Essa Tal Liberdade, canção famosa com o grupo Só Pra Contrariar. Também são dele músicas como Se Eu Não te Amasse Tanto Assim, conhecida na voz de Ivete Sangalo e Viola Enluarada. Esta última, sucesso na voz do irmão Marcos, seu parceiro na composição.

Ah, junto com José Augusto, é dele a outra mente por trás de Evidências. A versatilidade mandou lembranças.

Carlos Randall – o compositor sertanejo

Carlos Randall é goiano, mais precisamente de Santa Helena de Goiás. Também gravou suas próprias canções, mas muitas delas ficaram mais conhecidas na voz de outros intérpretes. 

Grandes estrelas da música sertaneja como Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Eduardo Costa, Edson & Hudson, dentre muitos outros, já gravaram suas obras. Uma música que ficou bastante conhecida foi Dois Corações e uma História, na interpretação de Zezé Di Camargo & Luciano. Aliás, a dupla já gravou uma boa quantidade de músicas do compositor goiano.

Peninha – um dos compositores brasileiros que não podem ser esquecidos

Aroldo Alves Sobrinho, o Peninha, é paulistano e começou sua carreira no início dos anos 1970. O artista foi autor de canções que fizeram sucessos arrebatadores. Dentre elas estão, por exemplo, Alma Gêmea, interpretada pelo cantor Fábio Jr., e Sozinho, conhecida na voz de Caetano Veloso. 

Mas Peninha também compôs outros hits inesquecíveis como Adoro Amar Você, interpretada pelo cantor Daniel, e a canção Sonhos, seu primeiro sucesso. É muito difícil que você não conheça pelo menos uma dessas músicas!

Bruno Caliman – O campeão em arrecadação de direitos autorais

Bruno Caliman é de Itamaraju, interior da Bahia. Em sua terra natal, começou na música com uma banda que tocava músicas bem-humoradas, na linha de Mamonas Assassinas. Mas, até hoje, quem passa pelo artista nas ruas nem imagina que ele é autor de muitos hits de sucesso, sobretudo na música sertaneja.

São dele, por exemplo, Domingo de Manhã, hit na interpretação de Marcos & Belutti, Camaro Amarelo, clássico de Munhoz & Mariano, e Te Esperando, sucesso incontestável no repertório de Luan Santana. A repercussão dessas músicas colocam Caliman, ano após ano,  entre os maiores arrecadadores de direitos autorais do Brasil.

Família Leão – quatro compositores brasileiros sob o mesmo teto

Esse não é o nome de uma banda. Na verdade, trata-se de uma família em que quatro de seus integrantes compõem arrasadores sucessos sertanejos. 

A mãe, Fátima, tem no currículo canções como Dormi na Praça (sucesso na voz de Bruno & Marrone) e Muda de Vida (Zezé Di Camargo & Luciano). Waléria, a filha, emplacou músicas como De Copo em Copo (George Henrique & Rodrigo) e 50 Reais (Naiara Azevedo).

O filho Vinícius também não ficou de fora. Ele é um dos autores, por exemplo, de A Ferro e Fogo, que conquistou milhões de fãs nas vozes de Zezé e Luciano.

Podemos ainda citar o pai de Waléria e Vinícius, Felipe, que não é mais casado com Fátima. Além de um excelente produtor, também é co-autor de vários hits, incluindo a já citada Ferro e Fogo, bem como a divertida Que Pescar que Nada, gravada por Bruno & Marrone,  feita em parceria com o filho, Vinícius.

Hora de tocar esses sucessos e compartilhar este post!

Que tal agora prestar a sua singela homenagem a esses compositores brasileiros compartilhando este post e tocando as composições deles? Aqui no Cifra Club você encontra a cifra de todas as canções que citamos acima. Mãos à obra!

Posts recomendáveis pra você:

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK