Cifra Club

Quem são os melhores guitarristas brasileiros da atualidade?

Ao pensarmos sobre os melhores guitarristas brasileiros da atualidade, é impossível não associá-los ao Carlini, Frejat, Scandurra, Pepeu Gomes e outros que marcaram uma época. 

Acima de tudo, se estabeleceram como figuras que representam fielmente uma cultura – a de rockstars brasileiros, com direito a capas de revista, como heróis atemporais. Nesse meio tempo, foram de festas em pequenos espaços a grandes estádios, deixando um legado e abrindo caminhos para os músicos da nova geração. 

Mateus Asato está entre os melhores guitarristas brasileiros da atualidade
Mateus Asato é dos expoentes da nova geração de guitarristas (Foto/Divulgação)

Para ilustrar esse nomes que, para alguns podem ainda não ser conhecidos, listamos sete guitarristas que começaram sua história com as melhores técnicas e notas. Ou melhor, com os riffs perfeitos. Por vezes, não trilham necessariamente o caminho do rock para fazerem sucesso, e mostram que a guitarra tem seu espaço em todos os estilos musicais. Vem com a gente conhecer os novos talentos nacionais?

Do Brasil para o mundo

Algumas bandas nacionais, como Sepultura e Angra, obtiveram sucesso no exterior interessante, às vezes sobrepondo-se de maneira mais expressiva que em sua terra natal. Assim como eles, alguns artistas brasileiros tiveram início de carreira aqui, mas acabaram por despontar internacionalmente, devido aos estudos na área e melhores oportunidades. 

1 – Mateus Asato

Eleito pela revista americana Premier Guitar como um dos mais influentes instrumentistas da indústria, Mateus começou sua paixão cedo, aos 9 anos de idade. Primeiramente, iniciou sua carreira na igreja, e, em seguida, mudou-se para Los Angeles, participando e vencendo diversos concursos internacionais. Dentre eles, recebeu, em 2015, o prêmio de “Melhor Guitarrista do Instituto de Músicos”, após concluir sua formação no Musicians Institute.

Logo depois, foi eleito como um dos 10 maiores guitarristas da década e trabalhou com grandes nomes internacionais, como Jessie J e Tori Kelly. Além disso, no Brasil teve sua passagem pelo Acústico MTV Tiago Iorc, Sandy, Di Ferrero e Luan Santana. Embora tenha recebido elogios inclusive de nomes como John Mayer, o músico decidiu suspender suas redes sociais no início do ano. Recentemente, apareceu em uma publicação do Bruno Mars junto à sua banda, causando surpresa entre os fãs brasileiros do cantor. 

De acordo com o G1, Asato foi convidado para tocar com Mars. Tá aí a justificativa perfeita para a foto, né?

2 – Artur Menezes

Em primeiro lugar, vemos aqui que os dedilhados de guitarra também ecoam no blues. Atualmente radicado nos Estados Unidos, o brasileiro Artur Menezes é um guitarrista que chama a atenção. Em 2019, Artur foi vencedor do concurso promovido pela Ernie Ball e performou no “Crossroads Festival”, promovido pelo também guitarrista, Eric Clapton.

Recentemente, ele lançou um álbum de estúdio, intitulado Fading Away, com oito faixas e que conta com participações especiais de Joe Bonamassa e Josh Smith. Enquanto isso, Artur também é o idealizador da Casa do Blues, projeto feito para disseminar o Blues no Brasil com workshops, palestras e shows. 

As mulheres no comando 

Desde que a guitarra elétrica surgiu, as mulheres também passaram a atuar e compor, desenhando melodias inesquecíveis, conhecidas nacional e internacionalmente. Do mesmo modo como surgiram grandes nomes iguais a Sister Rosetta e Nita Strauss, o hall de mulheres guitarristas vem sendo montado por musicistas talentosas. A seguir, falaremos sobre duas forças femininas entre os melhores guitarristas brasileiros da atualidade.

3 – Lari Basilio

Nascida em uma família musical, Lari começou a estudar órgão desde pequena, logo aos quatro anos. Aos oito, arriscava os primeiros acordes no violão e se apaixonou pela guitarra. Então, no ano de 2015 levou o seu segundo projeto autoral ao Cine Belas Artes, revolucionando as iniciativas de guitarra instrumental no país. Além do lançamento, o projeto incluiu um documentário em DVD e menção na Revista Guitar Player Brasil

Ao longo da carreira, Lari foi artista convidada em festivais como o Malibu Guitar Festival, no ano de 2017 e no G4 Experience, em 2019. Neste último, sua participação foi a convite do guitar hero Joe Satriani. Nesse meio tempo, também foi radicada nos Estados Unidos e passou a integrar o time de guitarristas da Ibanez, junto a nomes como Kiko Loureiro

4 – Prika Amaral

Integrante de um dos grandes do heavy metal nacional, Prika Amaral é guitarrista e, atualmente, única remanescente da formação original da banda Nervosa. Autodidata, teve como inspiração o gosto dos pais, que variam entre o violão clássico, o caipira, mesclando até Led Zeppelin e Deep Purple

Como resultado, ela chamou a atenção no cenário devido à sua técnica particular de tocar, com execução extremamente rápida junto às palhetas. Após a saída de integrantes e uma reformulação na banda, Prika anunciou recentemente uma formação internacional, com integrantes de diferentes partes do mundo. 

Brasil também é celeiro do blues

Definitivamente, engana-se quem acha que a profundidade e beleza do blues restringe-se apenas às terras norte-americanas e britânicas. Afinal, coragem e criatividade refletem o blues nacional atual, com artistas de alto nível como o bluesman Igor Prado, que se destacou internacionalmente em 2015.

5 – T.Guy

Nascido em São Paulo, T. Guy apaixonou-se pela música desde cedo, impressionado com a energia do coro de igrejas sulistas. Após indas e vindas pelo mundo, obteve formação multicultural e ingressou nas jam sessions de Londres, tocando em lugares famosos como o extinto Alleycat.

Atualmente, o músico delineou sua marca como compositor, cantor e guitarrista, expressos na obra Tell Uncle John, com faixas como “People, People” e “Angeline”. Assim, o disco lançado em 2019 carrega elementos de soul e R&B, com temática de relacionamentos fracassados, sejam entre casais ou com a sociedade.

6 – R.Souza

Da mesma forma, outro destaque do blues nacional é Rodrigo Souza, ou R.Souza, que em 2019 lançou seu EP Down The River. Ao mesmo tempo que mostra pleno domínio da sonoridade do blues, exibe pegada diferenciada e peso vindo de guitarristas inventivos como Joe Bonamassa

Seu currículo contempla estudos nos Estados Unidos, com formação em Worship and Technical Arts em Dallas, no Texas, e Music Production pela Berklee, na Califórnia.

7 – Alexandre Guidi

O guitarrista Alexandre Guidi já tem trilhado a sua história, se destacando por conquistas como o oitavo lugar no Simply Soul, festival nacional online. O evento contou com jurados de peso como Luciano Magno, Marcelo Barbosa e Roberto Menescal. 

Tanto quanto sua atuação junto a Banda Praise, merece como destaque de trabalho sua versão de Nearer, My God, to Thee, um hino tradicional protestante. 

Seja um dos melhores guitarristas brasileiros da atualidade

Após ver tanta gente inspiradora, bateu a vontade de criar um estilo único e aprimorar suas técnicas? Dá para aprender palhetadas como a Prika, novos exercícios para tocar e power acordes para incrementar sua performance. 

Cifra Club Academy, a plataforma que te ajudará a estar entre os melhores guitarristas brasileiros da atualidade
Cifra Club Academy, a plataforma que forma músicos completos (Imagem/Divulgação/Cifra Club)

Além disso, dá para desenvolver ainda mais suas habilidades com os cursos do Cifra Club Academy e se destacar no ramo. Quem sabe você não entra para a lista dos melhores guitarristas brasileiros da atualidade?

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK