Cifra Club

15 cifras de Henrique e Juliano para tocar no violão

Fique por dentro das melhores dicas para aprender a tocar músicas de sucesso da dupla Henrique e Juliano!

Um repertório de sofrência de respeito precisa contar com as cifras de Henrique e Juliano, não é mesmo? Portanto, neste artigo você vai conferir as melhores dicas para aprender as canções de sucesso da dupla!

Estamos falando de uma das duplas sertanejas mais prestigiadas no país (Foto: Reprodução/Letras)

Antes de tudo, saiba que o foco aqui são os iniciantes. Ou seja, essa é uma ótima maneira de evoluir musicalmente tocando um bom sertanejo no violão! Nesse sentido, recomendamos que você opte por tocar com cordas de aço, que são excelentes para este estilo.

As melhores de Henrique e Juliano

Já deu pra sacar que só vai ter sucesso sertanejo por aqui hoje, né? A seguir, confira as músicas de Henrique e Juliano que separamos para você aprender a tocar:

  • Gaiola
  • Acordo
  • Volta Por Baixo
  • Briga Feia
  • Na Hora da Raiva 
  • Seu Perfil
  • Evento Cancelado
  • Liberdade Provisória
  • Cuida Bem Dela
  • Arranhão
  • Até Você Voltar
  • Recaídas
  • Mudando de Assunto
  • A Maior Saudade
  • Flor e o Beija-flor

Vamos, enfim, aprender a tocar as melhores cifras de Henrique e Juliano?

1. Gaiola

Com 9 acordes, Gaiola começa com toques cheios de cima para baixo, deixando os acordes soarem, até cair na clássica batida de modão sertanejo. Nessa transição de ritmos, tome cuidado para não perder o andamento da música. Ademais, atente-se aos shapes de A/C# e G6.

2. Acordo

Quer saber como tocar Acordo, de Henrique e Juliano, no violão? Com um capotraste na 2ª casa, somente 2 dos 7 acordes da música terão pestana. Na introdução, no meio e no encerramento, há um solinho com as técnicas de slide e pull off. Depois disso, a levada reveza entre ritmos de balada e batida pop rock.

3. Volta Por Baixo

Coloque o capotraste na 1ª casa para tocar Volta Por Baixo. A música tem apenas 5 acordes: Bm7, A9, D9, E e D. Na primeira estrofe, há um dedilhado, mas a partir do pré-refrão entra a batida de vaneira.

4. Briga Feia

Apesar do capotraste na 1ª casa, Briga Feia tem um bocado de pestanas – só 1 dos 6 acordes não possuem o fundamento. A canção começa com um dedilhado. Para pegar a introdução certinha, ouça bastante a música antes de tentar tocar. Após a primeira estrofe, a dinâmica do violão vai crescendo, até passar a marcar o ritmo característico do sertanejo.

5. Na Hora da Raiva

Na Hora da Raiva tem longos dedilhados e solos, que exigem diferentes técnicas de violão, como pull off, hammer on, slide e bend. Além disso, para tocar essa música, você precisa do capotraste na 5ª casa. Em relação aos acordes, são apenas 5, sendo que o único que pode te exigir um pouco mais é o D/F#.

6. Seu Perfil

Mais uma música com 5 acordes fáceis, Seu Perfil tem como ponto principal a abafada nas cordas nos tempos 2 e 4, que marcam o ritmo. Não deixe de aprender os solos da música, que apresentam as técnicas de slide, vibrato, hammer on e pull off.

7. Evento Cancelado

Evento Cancelado começa com um belo fraseado, que inclui técnicas como hammer on, pull off, slide e vibrato. A música segue um ritmo parecido com a marcação de blues. Com o capotraste na 3ª casa, apenas 1 dos 5 acordes da cifra (Bm) terá pestana.

8. Liberdade Provisória

Afine o violão meio tom abaixo para tocar Liberdade Provisória. A introdução tem um solinho interessante de aprender. Na estrofe inicial, temos um dedilhado, e no pré-refrão entra a famosa batida de vaneira. Na videoaula abaixo, você aprende a tocar uma versão simplificada da canção, com apenas 4 acordes:

E aí? Curtindo aprender essas cifras da dupla Henrique e Juliano? Então, aqui vai uma dica extra: no curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy, você aprende muito mais sobre batidas, técnicas e repertório sertanejo!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

9. Cuida Bem Dela

O começo de Cuida Bem Dela é tocado com uma batida em cada acorde. Aos poucos, a dinâmica da música vai ganhando forma, até crescer totalmente no refrão. Ademais, a canção possui 5 acordes, sendo que 2 têm pestana.

10. Arranhão

O piano do começo de Arranhão pode ser substituído pelo violão sem problema algum. No pré-refrão, entre a batida de balada. Fique esperto no refrão, com a marcação com pausas no acorde A#m.

11. Até Você Voltar

Com uma batida rock no começo, Até Você Voltar vai para a clássica vaneira no refrão. Usando capotraste na 3ª casa, você vai fazer os 9 acordes em shapes mais simples (somente 2 terão pestana). Só fique ligado no D9/F#, que pode te exigir um pouco mais se você for iniciante.

12. Recaídas

Para quem quer saber como tocar Recaídas, de Henrique e Juliano, a frase inicial é bem tranquila. A harmonia também não tem segredo, já que são apenas 5 acordes simples: G, Em, C9, Am e D. Sobre o ritmo, o violão alterna toques para cima e para baixo. Confira a batida completa na videoaula a seguir:

13. Mudando de Assunto

Iniciando no violão com um dedilhado, Mudando de Assunto pede batidas revezadas assim que a dinâmica aumenta. Atenção na ponte para o acorde F#m7(11), shape menos usual para iniciantes, e para as 5 pestanas entre os 10 acordes da música.

14. A Maior Saudade

Para aprender como tocar a música A Maior Saudade no violão, afine o seu instrumento meio tom abaixo. Acompanhe a tablatura da canção para aprender a rápida introdução e o solinho do meio, que finaliza com um bend. Além disso, atente-se para as variações rítmicas da música. Na videoaula abaixo, você confere todos os detalhes para tocar essa, que é uma das melhores cifras de Henrique e Juliano:

15. Flor e o Beija-flor

No ritmo de guarânia, Flor e o Beija-flor conta com um longo dedilhado. A música tem apenas 6 acordes, e somente um (F) com pestana. Preste atenção nos compassos de 3 tempos, que guiam a batida da faixa.

Agora que você já está com as melhores músicas de Henrique e Juliano na ponta dos dedos, vai arrasar nas rodinhas com os amigos! Mas que tal aprimorar os seus talentos musicais?

No curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy, você encontra uma abordagem fácil, didática e focada no seu desenvolvimento! Para completar, é possível assistir às aulas de onde e quando quiser e, com apenas uma assinatura, o acesso é garantido para todos os cursos da plataforma!

Tá esperando o que para turbinar os estudos de sertanejo no violão?

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK