Cifra Club

Aprenda a tocar as 15 melhores músicas de Gusttavo Lima

Confira os grandes hits do Embaixador que você precisa ter na ponta dos dedos!

Se você gosta de sertanejo, certamente vai querer saber como tocar as músicas de Gusttavo Lima no violão! O cantor e compositor é um artista bastante versátil. Além de cantar um “bão sertanejão”, ele também domina sofrência, música romântica e até pop. Esse dinamismo todo é um dos fatores que fazem dele um dos principais artistas da atualidade!

Gusttavo Lima tocando violão com capotraste
Quem aí que não quer tocar os principais sucessos do Embaixador no violão? (Foto: Reprodução/Deezer)

Com mais de 20 anos de estrada, ele acumula canções que não param de fazer sucesso nas rádios e nas plataformas digitais. Por isso, aprender a tocar as melhores de Gusttavo Lima vai enriquecer bastante o seu repertório de violão sertanejo!

Como tocar no violão as músicas de Gusttavo Lima?

Nossas dicas serão perfeitas para você que quer saber, por exemplo, qual o ritmo das músicas de Gusttavo Lima. Lembrando que, no geral, as canções aqui transitam entre os níveis básico e médio. Ou seja, todo mundo pode tocar!

Bora conferir nossa lista?

  • Se
  • Diz Pra Mim
  • Milu
  • Nota de Repúdio
  • A Gente Fez Amor
  • Balada
  • 60 Segundos
  • Rosas, Versos e Vinhos
  • Ex dos Meus Sonhos
  • Fala Mal de Mim
  • Inventor dos Amores
  • Ficha Limpa
  • Bloqueado
  • Na Hora de Amar
  • Termina Comigo Antes

1. Se

A melhor dica para tocar a música Se é prestar atenção no tempo das mudanças de acordes. Por exemplo, a canção começa com um D, que se estende por 8 tempos – isso significa que ela dura o dobro de tempo das demais. Além disso, fique ligado nos 3 shapes com pestana (F#m, Bm e B).

2. Diz Pra Mim

Quando você pegar a cifra de Diz Pra Mim para tocar, pode ser que se assuste com alguns shapes – os mais complexos são F#/A#, E/G# e C°. Pelo menos, esses dois primeiros acordes possuem formas iguais, mas são tocados em casas diferentes, o que já facilita bastante na hora de montar.


3. Milu

Uma das partes que mais chamam atenção em Milu é o solo logo no começo da música, que exige as técnicas de hammer on e pull off. Embora pareça complicado, ele vai repetindo as notas, apenas mudando de casa no braço do violão.

4. Nota de Repúdio

Para tocar Nota de Repúdio, a primeira coisa que você vai precisar é de um capotraste na 2ª casa do braço do violão. No mais, tanto o ritmo da música quanto os acordes são bem simples, apesar de 3 shapes possuírem pestana (Bm, Bm7 e F#m).

5. A Gente Fez Amor

Além do capotraste na 4ª casa, o principal para tocar A Gente Fez Amor é o solo. A maior parte dele é com palhetadas em apenas uma corda por vez. Ou seja, decorando as posições e com um pouco de treino, você já conseguirá tocar esse hit de Gusttavo Lima!

6. Balada

Primeiro sucesso de Gusttavo Lima, Balada é uma música bem fácil de tocar. Um dos principais pontos é, na primeira parte, tocar apenas uma vez cada acorde (Am, F, C e G), de cima para baixo, deixando as notas soarem. Assim, o efeito fica bem parecido com o da música original.

7. 60 Segundos

Com 20 acordes (8 com pestana), 60 Segundos vai exigir que você treine bastante para memorizar quando cada um deles deve ser usado. Outro ponto importante da música é o dedilhado, feito sempre de cima para baixo e que dá à música um clima bem romântico.

8. Rosas, Versos e Vinhos

Quem está pensando em tocar Rosas, Versos e Vinhos mais uma vez vai precisar usar a memória. Isso porque a música tem 15 acordes, sendo que 8 possuem pestana. No mais, as batidas no violão seguem a sequência ↓ ↓ ↑ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓, e o solo da canção exige a técnica de slide.

Sacou as variações da levada da música? Então, saiba que existem várias outras batidas sertanejas para você explorar nas seis cordas. E sabe qual é a melhor maneira de aprender mais sobre esses ritmos e várias outras técnicas de violão sertanejo? Com o Cifra Club Academy!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

9. Ex dos Meus Sonhos

Para tocar Ex dos Meus Sonhos, atente-se aos solos da música. O primeiro deles utiliza bastante a técnica de slide, enquanto os outros incluem também vibratos, hammer on e pull off.

10. Fala Mal de Mim

Com apenas 2 acordes (Cm e G), Fala Mal de Mim é perfeita para quem está começando no violão! Porém, é preciso entender direito quando acontecem as mudanças de um acorde para o outro.

11. Inventor dos Amores

Para tocar Inventor de Amores, é primordial se atentar para a batida de violão. Ela é um pouco diferente, mas com treino você vai tocar: ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↓ ↑. Lembrando que os dois últimos toques são bem rápidos. Ademais, somente 2 dos 6 acordes não têm pestana, e, mesmo sem o fundamento, o shape de F/A pode complicar um pouco. 

12. Ficha Limpa

Se você quer aprender como tocar Ficha Limpa, atente-se ao dedilhado do início da música. Nessa parte, há uma transição bem rápida entre os acordes A/C# e D. Aliás, esse primeiro shape tem uma montagem complicada, assim como o E/G#.

13. Bloqueado

Coloque o capotraste na 2ª casa para tocar Bloqueado. Além disso, no pré-refrão, quando você tocar os acordes G e A2, a batida ficará diferente. Esse trecho é tocado com apenas palhetadas para baixo, marcando bem a transição da música. Por fim, o acorde que pode te dar um pouco mais de dor de cabeça é o D/F#.

14. Na Hora de Amar

Para tocar Na Hora de Amar, você vai precisar ter alguma prática em dedilhados. Ademais, a grande dica é prestar atenção nos trechos em que você deve abafar as cordas.

15. Termina Comigo Antes

Além do capotraste na 5ª casa, há outros detalhes para aprender como tocar a música Termina Comigo Antes. Dê uma atenção especial às rápidas trocas de acordes no meio da canção. Nesse sentido, pratique bastante para conseguir tocar essa, que é uma das melhores de Gusttavo Lima!

Agora que você aprendeu a tocar 15 músicas de Gusttavo Lima, que tal continuar evoluindo no violão com sucessos sertanejos? Se você tem isso como meta, confira o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino de música online, você tem acesso a uma metodologia de primeira qualidade, sempre pensada no seu desenvolvimento musical. Confira os vários benefícios de assinar a nossa plataforma:

  • Materiais de apoio;
  • Possibilidade de assistir às aulas de onde e quando quiser;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Canal exclusivo no Telegram;
  • Acesso a todos os cursos da plataforma (são mais de 10) com apenas uma assinatura;
  • Acesso ao Cifra Club Pro.

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK