Cifra Club

Aprenda a tocar 21 cifras do Raça Negra no violão

Confira as melhores cifras do Raça Negra e aprenda a tocar os maiores sucessos da banda com dicas facilitadoras!

Quem gosta de pagode e samba, certamente vai curtir esta lista de cifras do Raça Negra com os maiores sucessos do grupo – que não são poucos! Afinal, o grupo formado em 1983 tem uma longa e rica trajetória na música brasileira, emplacando vários hits ao longo da sua história.

Integrantes do Raça Negra
Com 40 anos de carreia, o grupo Raça Negra segue como um dos principais nomes do pagode (Foto: Divulgação)

Além disso, o seu auge foi na mesma época em que o pagode dominava as rádios brasileiras, o que aconteceu nos anos 90. Assim, é difícil até de falar nesse estilo sem citar ou se lembrar do Raça Negra, um dos principais nomes do período.

E é por isso que hoje reunimos aqui 21 cifras para você incluir esse grupo inesquecível no seu repertório. Bora lá!

Como tocar Raça Negra no violão?

Você até vai encontrar um desafio ou outro nas cifras do Raça Negra, mas, em geral, elas são bem fáceis de tocar. Usando uma batida básica de samba ou pagode, você faz o acompanhamento de todas as músicas da lista.

Então, prepare o seu coração para essa dose extra de romantismo e venha soltar a voz e os dedos com as músicas do Raça Negra!

Confira alguns dos sucessos que você vai encontrar aqui.

  • Doce Paixão
  • Sozinho
  • Ciúme de Você
  • Cigana
  • É Tarde Demais
  • Estou Mal
  • Talismã
  • Cheia de Manias

1. Doce Paixão

Para começar logo com um dos maiores hits do grupo, apresentamos a cifra de Doce Paixão. Apesar de quase todos os 6 acordes usarem pestana, os shapes são básicos e bem parecidos entre si. O único acorde sem pestana é o Ebm7, que, apesar de um pouco fora do comum, também dá para pegar sem esforço extra.

2. A Vida Inteira

Uma das cifras mais fáceis desta lista, A Vida Inteira usa apenas 4 acordes, incluindo o par G e G7. Se você ainda não sabe fazer pestanas, pode praticar com essa música, de ritmo mais lento e com mudanças de acordes bem espaçadas entre si. Aliás, o F, presente na cifra, costuma ser uma das primeiras pestanas executadas por qualquer aprendiz.

3. Não Posso Dizer Adeus

Não Posso Dizer Adeus é mais uma cifra de 4 acordes, mas esses um pouco mais complexos que os anteriores, e todos com pestana. Ainda assim, a verdade é que eles também não fogem muito dos shapes mais básicos que possuem o fundamento. Além disso, apresentam algumas semelhanças entre si, o que facilita na hora de montá-los.

4. Talismã

Aqui começam a aparecer as cifras com maior quantidade de shapes. No caso de Talismã, são 7 acordes ao todo, incluindo três dos mais básicos: A, D e E. O B7, embora não seja dos mais simples e comuns, também não está muito longe de nada disso. E o mesmo vale para as duas pestanas, que não têm nenhum segredo para quem já domina o fundamento.

5. Volta

Outra cifra bem interessante para treinar pestanas é Volta, que tem 2 shapes desse tipo (Bm e C#m) e mais os acordes A e E. Isso porque as pestanas têm exatamente o mesmo shape, mas são executadas em pontos diferentes do braço do violão. Além disso, também usam um padrão bem comum em pestanas. Ou seja, são um ótimo começo!

6. Ciúme de Você

Ciúme de Você tem 7 acordes, mas F#7 e F#m são variações muito pequenas um do outro. Ambos têm pestana, assim como Bm, que é outro representante bem comum desse tipo de acorde. Fora isso, você vai encontrar shapes muito básicos para qualquer iniciante, como A e D.

7. Preciso Dar Um Tempo

Com apenas uma pestana, Preciso Dar Um Tempo é mais fácil de tocar do que se poderia esperar de uma música com 9 acordes. Dessa vez, há dois pares de acordes que são só pequenas variações um do outro: AA7 e EmEm7. Quem ainda não está acostumado com shapes menos básicos precisa se atentar ao Gm6, mas nada de perder o sono.

8. Perdoa

Estava achando tudo muito fácil? Pois então, Perdoa está aí para elevar o nível de dificuldade das cifras do Raça Negra. Em particular, o acorde Bb7/9- é tão complexo quanto o nome sugere. De resto, você encontra pestanas e meias pestanas que até são simples, mas bastante numerosas. Ao todo, a cifra conta com 11 acordes, e nenhum deles está na lista dos mais usuais.

9. A Poderosa

A cifra de A Poderosa tem 4 acordes, sendo 3 com pestana. O único que não tem é o D#m, mas que, não sendo lá muito fácil, talvez você prefira a variação dele feita com pestana mesmo. Pelo menos, os shapes não são nada complexos para quem já sabe o mínimo sobre esse fundamento. Afinal, são poucos acordes, então dá para pegar bem rápido!

10. Jeito Felino

Os acordes com pestana de Jeito Felino são Bm e F#m. Em ambos, todas as cordas são pressionadas na 2a casa. Quem tem o mínimo de domínio desse fundamento não vai sofrer com esses shapes. Os outros 3 acordes da música são A7, D e Em. Simples demais! Deu pra sacar que é uma cifra sem segredos, não é?

Uma pausa nas cifras do Raça Negra para uma dica imperdível: quer evoluir nas seis cordas? Então, inscreva-se no curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Maravilha

Com Maravilha, mais uma vez, você não terá dificuldades se souber o mínimo sobre pestanas. Elas aparecem em metade dos 6 acordes da cifra, mas com shapes bem básicos para a categoria. Os outros 3 acordes são A, E e B7. É muito pouco para tocar um sucesso tão grande!

12. Estou Mal

Por mais incrível que isso possa parecer, 5 dos 6 acordes de Estou Mal são exatamente os mesmos da música anterior. A única diferença é que, aqui, a pestana aparece no C#m. Então, se você queria tocar duas músicas com os mesmos acordes, essa é a chance que você estava esperando!

13. Que Pena

Levante a mão quem aprendeu os acordes A e G nas primeiras aulas de violão. Pois saiba que, se você aprendeu esses dois shapes, já pode tocar Que Pena. Não tem pegadinha, não. É só isso mesmo para tocar mais um sucesso do Raça Negra.

14. Me Leva Junto Com Você

As duas pestanas de Me Leva Junto Com Você diferem entre si por uma única corda que é pressionada em uma e solta na outra. Resolvido isso, restam outros 7 acordes com shapes bem conhecidos, como A, D e G. Se for iniciante, vai precisar de atenção nos acordes G7M e Gm6, mas nada que um pouco de prática não resolva.

15. Sozinho

Quer saber como tocar Sozinho? Poucas cifras desta lista são mais fáceis do que essa. São 7 acordes no total, mas com uma única pestana, a de Bm. Se você não tem problemas com ela, não terá com nenhum outro shape da cifra. São somente velhos conhecidos, como Am, C e D. Fácil demais!

16. Vida Cigana

Achou que não ia encontrar nenhuma tablatura de solos por aqui? A introdução de Vida Cigana não é exatamente difícil de tocar se você já tem alguma prática nesse fundamento, mas todas as cordas são usadas. Já os 8 acordes não representam nenhuma dificuldade, incluindo shapes básicos, como Am e D.

17. Quando Te Encontrei

E aí vai mais uma cifra que tem um solo na introdução. Nesse caso, a tablatura é até mais simples, concentrando-se nas três últimas cordas e não sendo muito extensa. Quando Te Encontrei tem apenas 4 acordes, sendo duas pestanas e dois shapes bem simples. O E7, por exemplo, consiste em uma única corda pressionada.

18. Cigana

Mesmo com um número um pouco maior de acordes (9, ao todo), Cigana é fácil de tocar. As 3 pestanas são parecidas entre si e de baixa complexidade, incluindo o acorde F. Além delas, são vários acordes menores e bem básicos, como Am e Em. Por fim, temos mais uma vez uma dupla de variações pequenas: C e C7.

19. Deus Me Livre

Seguimos com mais uma cifra de acordes simples e básicos, intercalando maiores e menores, como Am e C. As duas pestanas em Deus Me Livre são em F e G7 – nada com o que se preocupar. Ao todo, são 7 acordes, e você pode tocar facilmente se souber o mínimo sobre pestanas.

20. É Tarde Demais

Mais um mega sucesso do Raça Negra, É Tarde Demais tem 6 acordes, sendo 3 deles com pestanas. Mas repare que o F#m e o G#m têm o mesmo formato, apenas executados em casas diferentes. Entre os acordes sem pestana, não tem absolutamente nada que um iniciante não possa fazer.

21. Cheia de Manias

A mais pedida das cifras do Raça Negra, Cheia de Manias é mais difícil em comparação às outras. São apenas 6 acordes, mas só o que não tem pestana é o D7/F#m, que escapa bastante do comum. O solo de abertura é simples, porém relativamente longo. De qualquer forma, vale a pena aprender esse mega sucesso!

Boas demais essas cifras do Raça Negra, não é? Então, não deixe de compartilhar com os amigos e mandar ver com seu violão.

Encontrou dificuldade? Não se desespere! Para aperfeiçoar sua técnica, acesse o curso de violão do Cifra Club Academy e fique craque nas principais técnicas do instrumento!

Com a nossa plataforma, você pode estudar de onde e quando quiser, com o apoio de materiais extras e canais para tirar dúvidas.

Não há melhor forma de evoluir no violão!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK