As melhores músicas do Skank para ouvir e tocar

Por Gislaine Costa

Se você refletir sobre qual banda transformou o pop rock nacional nos anos 90, certamente vão vir à sua mente as melhores músicas do Skank. Com quase 30 anos de estrada, os quatro integrantes marcaram época, ficando sempre no topo das paradas e reunindo uma legião de fãs Brasil afora. 

As melhores músicas do Skank é um assunto pertinente
Skank é um verdadeiro patrimônio do pop rock nacional (Foto/Divulgação)

Se você também curte a banda, com certeza vai gostar dessa lista que preparamos só com as maiores lançamentos. Então, afine o instrumento, procure a palheta perdida e prepare-se para aumentar seu repertório agora mesmo!

As melhores músicas do Skank para tocar no violão

Que a trajetória da banda foi incrível, certamente você já sabe, mas se o seu objetivo é incluir o Skank no seu repertório de músicas para tocar no violão, está no lugar certo! Afinal, nenhuma rodinha musical que se preze deixa de contar com pelo menos um dos sucessos da banda. E o melhor é que há opções para diversos gostos e que são ideais para todos os níveis de aprendizado. 

Membros do Skank no começo da carreira
De Minas Gerais para os quatro cantos do mundo, essa história começou há algumas décadas (Foto/Divulgação)

Nesta lista, você vai encontrar de tudo: os maiores hits, os clássicos da banda, composições atuais, cifras muito fáceis e outras um pouco mais complexas. O critério aqui foi escolher música boa, então, continue lendo e confira se cumprimos essa missão!

Vamos Fugir

Músicas animadoras é uma das especialidades do Skank e uma das provas disso é a música Vamos Fugir. Apesar de ter sido composta em 1984, por Gilberto Gil e Liminha, foi com o som do arranjo da banda mineira que a música se consagrou. Veja a videoaula:

Como o instrutor do CifraClub já mostrou, você só precisa de 5 acordes simples, tendo apenas 1 pestana, para tocar uma das melhores músicas do Skank! Quanto ao ritmo, você vai intercalar dois tipos de batidas, o que vai dar um swing interessante à música.

Dois Rios 

Essa canção é daquelas que tocam o coração e com certeza embalou muitos romances. A composição foi lançada como primeiro single do álbum Cosmostron, em 2003, e foi um sucesso. Chegou a ganhar até o prêmio de Melhor Videoclipe de Pop pela MTV Brasil no mesmo ano, sabia

A cifra dessa música tem mais pestanas e alguns acordes “diferentões”. Então é uma oportunidade bem legal para explorar as sonoridades no braço do seu violão!

Sutilmente

Tem como uma composição do Nando Reis e Samuel Rosa dar em música ruim? Nem pensar! É esse o caso de Sutilmente, canção que faz parte do álbum Estandarte, de 2008. Inclusive, essa música veio para dar um diferencial no repertório do Skank, que era mais voltado para o rock nesse disco.

Que melodia única, hein? Para tocá-la no violão, você vai precisar de um capotraste e alguma desenvoltura com a palheta para aprender a introdução que é tão característica. Porém, na versão simplificada da música, você pode dispensar o uso do capo e encarar acordes mais fáceis.

Vou Deixar

De uma coisa eu sei: essa é daquelas músicas que conseguem levantar qualquer astral! Esse hino atemporal é mais um hit do álbum Cosmotron, também rendeu prêmios à banda e ainda foi tema da novela Da cor do Pecado. É “sucesso” que chama, né?

Como você já pôde conferir, ela tem um solinho inicial simples, mas muito característico, e que pode ser executado no violão sem nenhum problema. A seleção de acordes conta com algumas pestanas e o ritmo não tem grandes variações. É ou não é uma ótima pedida para agradar à galera? Confira a cifra de Vou Deixar e solte o som!

Ainda Gosto Dela

A parceria entre Nando Reis e Samuel Rosa gerou mais um sucesso e a música ainda conta com a participação da cantora Negra Li. Ainda Gosto Dela trata-se de uma mistura de sons muito interessante, com um estilo mais MPB e, ao mesmo tempo, uma levada eletrônica.

Os acordes usados na música têm algumas pestanas, mas são bastante usuais. Em relação ao ritmo, não tem segredo, afinal é o mesmo para toda a música. É só tocar e pensar no crush!

Algo Parecido

Essa composição do Samuel Rosa é um dos últimos lançamentos da banda e é single do álbum de estúdio Os Três Primeiros. Com um violão intenso e uma letra incrível, a música vem para mostrar que o Skank não perdeu a mão mesmo nos dias de hoje.

Para adicionar essa música ao seu repertório e tocar igual ao Samuel Rosa, é bem fácil. Você vai precisar do capotraste na 1ª casa do violão e isso só vai simplificar os acordes para você tocar com mais tranquilidade ainda. Confira a cifra dessa música!

Jackie Tequila

“Seu nome é Jackie, Jackie, oh, Tequila!” Essa música, de letra muito peculiar, é uma composição mais antiga, de 1994, e está presente no segundo álbum da banda, intitulado Calango. Saca só a videoaula dela:

Mesmo se você for um iniciante na arte de tocar violão, não vai ter nenhum problema para tocar essa música! Afinal, a cifra conta com apenas 2 acordes e um único ritmo para a música inteira. Essa pegada mais voltada pro reggae traz uma vibe única para a canção, não é?

Resposta

Para fechar essa lista das melhores músicas do Skank para tocar no violão, aí vai mais uma composição de Nando Reis e Samuel Rosa. A letra de Resposta é poética, carregada de sentimento e ideal para embalar os corações partidos por aí. 

Essa é a cifra mais acessada do Skank no Cifra Club! E não é à toa: o ritmo da música é bem simples, mas você vai precisar de 10 acordes para tocar a canção no violão. Então é uma boa escolha para treinar novas formas de acordes e aprender a tocar e cantar ao mesmo tempo

Membros do Skank posam coma s montanhas de Minas Gerais ao fundo
As melhores músicas do Skank se confundem com as histórias de muita gente (Foto/Divulgação)

Olha foi difícil, viu! Escolher as melhores músicas do Skank num mar de canções incríveis não é a tarefa mais fácil! Porém, com certeza, depois dessa seleção, seu repertório ficou ainda mais rico, fala aí! Mas sabe o que é simples? Compartilhar agora mesmo este post nas redes sociais e grupos de WhatsApp! Dessa forma, você ajuda a espalhar a palavra dessa banda que marcou a história da música brasileira!