Cifra Club

As melhores músicas do Skank para tocar no violão

Você confere, neste artigo, dicas certeiras que vão facilitar a sua vida para aprender a tocar as melhores músicas do Skank no violão!

Samuel Rosa em show do Skank tocando violão sentado e com a cabeça virada para cima de olhos fechados
O Skank é um verdadeiro patrimônio do pop rock nacional (Foto/Divulgação)

Em 1991, nascia uma das principais bandas de rock brasileiras. Formada por Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zaneti e Haroldo Ferreti, o Skank coleciona diversos sucessos e acumula uma respeitada discografia.

Referência no pop rock nacional, o grupo com certeza foi e ainda é trilha sonora para muitas gerações. E, por falar em referência, nada como aprender com os grandes mestres, certo? Então, venha com a gente e aprenda a tocar as melhores músicas do Skank!

10 melhores músicas do Skank para o seu repertório

Dentre os vários sucessos do Skank, nós separamos 10 para te dar dicas de como, de fato, tocá-los no violão. Portanto, pegue o seu instrumento, ache a sua palheta e venha aprender alguns clássicos da música brasileira que não podem faltar no seu repertório!

Vamos fugir

Começando por esse sucesso da banda, composto por ninguém menos que o mestre Gilberto Gil, com Liminha. Vamos Fugir é uma canção que não traz muita dificuldade, com apenas cinco acordes, sendo um deles uma pestana.

Preste atenção na mudança de ritmo durante as estrofes e nas batidas abafadas! São elas que darão o balanço da música, então treine bastante para entender as características de cada parte.

Sutilmente 

Antes de iniciar, não se esqueça de posicionar o capotraste na 4ª casa, pois a música está dois tons acima! A introdução de Sutilmente tem uma melodia que é feita juntamente com os acordes. Nela, a base é formada a partir dos acordes de D e A e suas variações (D4, D9, e A9). O ritmo da introdução é semelhante ao da primeira parte.

Já na passagem para o refrão e no refrão, há variações no ritmo. Além disso, surgem novos acordes que não estavam no início, como o Bm, G/F# e Em7. O grande lance aqui é conseguir distinguir as diferenças de cada parte da música e suas características. Logo, uma dica é estudar a canção por partes.

Resposta

Assim como na música anterior, aqui também precisaremos do capotraste, mas na 1ª casa. O ritmo de Resposta segue o mesmo até o final, então treine repetições para fixar.

Fique atento durante as trocas de acordes, pois elas necessitam de precisão. Caso contrário, você pode acabar perdendo o tempo da canção e se enrolando. Durante a passagem, temos uma pequena variação das batidas com formas de G e um hammer on entre elas.

Acima do Sol

Ainda está no nível iniciante? Então, essa é pra você! Acima do Sol na versão simplificada é uma boa pedida para evoluir no violão. Ela só tem dois acordes (Am e G), sem nenhuma pestana.

O ritmo permanece o mesmo durante toda a música. Ademais, treine bastante a batida e a troca de acordes. Essa não pode faltar no seu repertório de jeito nenhum!

Ainda Gosto Dela

A parceria entre Samuel Rosa e Nando Reis é bastante louvável, e Ainda Gosto Dela é mais um hit desses ícones da música brasileira. Aqui você precisará usar sua técnica de pestanas, pois elas aparecem durante toda a música.

A canção segue o mesmo ritmo até o final, ou seja, é só repetir os acordes juntamente com a batida padrão. Na segunda parte, você pode fazer uma variação no ritmo dos acordes A e Em.

Dois Rios

Para tocar Dois Rios sem confusão, a dica é separar a música em partes e estudá-las separadamente. Então, vamos lá: na primeira parte temos um dedilhado com os acordes Bm, Bm7+, Bm7 e Bm6 e uma variação no G, que mistura o dedilhado e toques alternados.

O dedilhado da primeira parte se repete na segunda, mas com outros acordes. Na terceira parte, o ritmo da batida muda um pouco, então preste atenção nessa passagem. E chegando na quarta parte, o ritmo será o mesmo da terceira, com mudança apenas em alguns acordes. Bora encarar esse desafio?

Vou Deixar

Na versão simplificada de Vou Deixar, logo na introdução temos um solo que pode ser feito sem muita dificuldade com algumas repetições. Lembrando que a corda Mizinha fica solta, e as notas serão tocadas na corda Si, entre as casas 5, 3 e 2. Posicione os dedos da mão esquerda (no caso dos destros) corretamente para facilitar!

Na primeira parte, a batida no D varia em relação ao restante. Se atente a isso! Na segunda parte, temos uma nova batida, e, no acorde A que antecede o refrão, todos os toques são para baixo. Na última parte da música, as batidas também são todas para baixo, e, em seguida, abafamos o som com a mão rítmica.

Algo Parecido

Em Algo Parecido, usaremos o mesmo ritmo da batida até o final. Não se esqueça que a música está em meio tom acima, então é preciso colocar o capotraste na 1ª casa.

Com apenas uma pestana, essa é uma boa pedida para iniciantes treinarem repertório e troca de acordes, além de curtir essa bela composição de Samuel Rosa! Que tal?

Jackie Tequila

Pra tocar o ritmo de reggae de Jackie Tequila, precisaremos de apenas dois acordes. Então, para você que está iniciando e quer se aperfeiçoar no ritmo, essa é uma boa para o seu repertório!

Como é característico do reggae, as batidas abafadas e alternadas estão presentes aqui. Basta treinar e praticar para que se acostume com o ritmo característico desse gênero musical.

Te Ver

Assim como na canção anterior, Te Ver também é em ritmo de reggae! As batidas são padrão desse estilo, alternadas e abafando o som das cordas com a mão da palheta, dando a levada característica.

E, para tocar esse sucesso, só precisamos de dois acordes: B e C#m. Ambos são pestanas, então você precisa estar se dando bem com essa técnica. Uma opção para fugir de pelo menos uma das pestanas é colocar o capotraste na 2ª casa. Dessa forma, você monta em forma de Am.

Chegando ao fim da nossa lista das melhores músicas do Skank, queremos saber: qual delas precisa urgentemente fazer parte do seu repertório? Com tantos sucessos é difícil escolher só uma, não é? Então, estude todas!

Já aproveite e compartilhe este artigo com os amigos! Infelizmente, a banda está dando uma pausa dos palcos, então vamos sutilmente continuar levando a letra desses ícones da música brasileira, certo?

Viva o Skank!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK