Cifra Club

Músicas do U2: aprenda a tocar as melhores para diferentes ocasiões

Se você foi adolescente em meados dos anos 80, certamente ouviu alguma das músicas do U2 tocando nas rádios. Mas, se você for jovem nos dias de hoje, é possível que o quarteto irlandês faça parte das suas playlists devido às colaborações feitas com o rapper Kendrick Lamar ou Lykke Li. 

Capa do disco The Joshua Tree, trabalho que reúne as melhores músicas do U2
Em 1987, a bordo do disco The Joshua Tree, U2 ajudou a redefinir os rumos do pop rock (Foto/Divulgação)

Formado por Bono (vocais), The Edge (guitarra), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria), o U2 alcançou o topo das paradas em 1987, após o lançamento do álbum The Joshua Tree. Em 2017, eles lotaram estádios como o Morumbi, com público de 70 mil pessoas durante quatro dias. A marca foi atingida na turnê comemorativa de 30 anos do mesmo álbum. Esses números foram expressivos não só no Brasil, mas ao redor do mundo também.

Qual a razão do sucesso tão duradouro? Apesar de transitar entre os estilos Rock e o Pop, há músicas do U2 para todas as ocasiões. Listamos três dessas para você conhecer e se juntar à legião de fãs.

1. Dá para dançar com as Músicas do U2? Claro!

Even Better Than The Real Thing

O U2 sempre gostou de sair da sua zona de conforto e nos anos 90 não poderia ter sido diferente. Influenciados pela era disco, a banda convidou o DJ Paul Oakenfold para fazer a abertura de seus shows na turnê Zoo TV, pois o remix de Even Better Than The Real Thing foi bem aceito e se tornou sucesso de vendas. A história dessa união inusitada e de todo o cenário dance da época foi retratada, inclusive, em documentários

A música original contém um riff que se repete por toda a canção. Além disso, um pouco de distorção pesada também é recomendada, criando um melhor envolvimento na música. Já na versão remix, o ponto alto fica por conta do uso de um slide na guitarra, utilizado para remeter à uma sonoridade mais oriental que, em determinados momentos, se aproxima de uma cítara indiana. 

Vertigo

Anos depois da era marcada pelos álbuns Zooropa e Pop, o U2 continua investindo em remixes alternativos. Em 2004, o single de abertura do How To Dismantle an Atomic Bomb estreia com uma contagem regressiva ao contrário e em espanhol, o famoso “Uno, Dos, Tres, Catorce!”. A banda disponibilizou também uma versão de Vertigo com um Redanka Power Mix, baseado em batidas progressivas eletrônicas. 

A versão original tocada na guitarra exige atenção nas divisões da música, regulagem de distorções em modo drive, com delay e reverb como adicionais essenciais.

2. Para entender mais sobre a história

O lado político sempre esteve presente durante a trajetória da banda, seja em letras que retratam momentos históricos, seja em posicionamentos a favor de algumas causas sociais. Por isso, separamos canções famosas entre o público, mas com contextos não tão famosos assim.

New Years Day

Pode até ser irresistível não cantá-la no Ano Novo, mas New Year ‘s Day vai além de comemorações. Isso porque o clássico refere-se a um momento em que a cidade natal do quarteto, Dublin, passava por problemas políticos e socioeconômicos. Por isso, New Year ‘s Day chega quase como um clamor por dias melhores, com negociações diretas e liberdade de expressão.

Para tocá-la, você vai precisar de apenas cinco acordes. Apesar de possuir duas pestanas, seu nível de execução é fácil e natural. A grande estrela da faixa é o piano, que a torna incrível desde o começo, com solos marcantes e condução harmoniosa junto à guitarra, características pontuais no estilo proposto pelo The Edge. 

Sunday Bloody Sunday 

Eleita pela Rolling Stone como uma das 500 Melhores Canções de Todos os Tempos, Sunday Bloody Sunday tem como história o conflito entre a Irlanda do Norte e o Governo Britânico em um contexto de prisões, terrorismo, protestos e morte. A tragédia, intitulada de “Domingo Sangrento”, ficou mundialmente conhecida. 

As músicas do U2 estão entre as melhores dos últimos 40 anos
U2 está há mais de 40 anos transitando entre hinos politizados e músicas de amor (Foto/Divulgação)

A dica para tocá-la é manter o timbre durante toda execução e afinar a sua guitarra em meio-tom abaixo do padrão. O ponto alto da música é o solo, que pode ser dividido em três partes para melhor aprendizagem e execução.

Miss Sarajevo 

Em meio à Guerra na Bósnia, nos idos de 1992, a modelo Inela Nogic foi eleita como Miss Sarajevo. E, em vez de ostentar a tradicional coroa dos concursos, ela levantou uma faixa pedindo socorro pelo seu país. A imagem correu o mundo e inspirou o U2 a compor a música, que marcou um feat. com o tenor Luciano Pavarotti. 

Para tocar Miss Sarajevo, é preciso apenas quatro acordes. A balada lenta conta não só com a presença de uma guitarra mais suave, como baixo e bateria igualmente calmos. Nesse sentido, a serenidade e a emoção ficam por conta do conjunto composto pela voz de Pavarotti e a orquestra que os acompanha. 

3. Aposte em músicas do U2 como trilha sobre amor

One 

Eleita como melhor letra da história pelo NY Times em 2006, One é sobre o amor e união. Frequentemente usada para promover direitos humanos e causas sociais, ela também faz parte da ONE Campaign, organização de caridade idealizada por Bono. Sua versão com a cantora Mary J. Blige foi Disco de Platina em 2006.

Apesar de parecer romântica, a batida tende a mostrar drama e tensão, uma dualidade que precisa ficar unida, com um só. Para criar essa ambientação, são utilizados sete acordes de dificuldade mediana. Além disso, a música finaliza em um dedilhado acolhedor embalado pelas vocalizações e falsetes de Bono. 

With or Without you

Hino de amor para alguns, quase uma canção religiosa para outros. Devido a isso, o primeiro single do The Joshua Tree é repleto de interpretações e significados, o que também faz com que seja líder em covers ao redor do mundo.

Para aprender a tocar With or Without  é bem simples: em sua versão simplificada, ela possui apenas uma sequência de acordes e um ritmo.  Aqui, as batidas são todas voltadas para baixo. A dica é manter a palma da mão direita mais próxima do violão, para que o som saia um pouco mais abafado.

Tópico extra: novidades de 2021

We Are The People

Em Maio, o U2 lançou, ao lado do DJ holandês Martin Garrix, a canção oficial da Eurocopa de 2021, que tem início no próximo dia 11 de junho. Como resultado, a música intitulada de We Are The People, tem batida eletrônica e traz uma aura de otimismo. 

Para executá-la no violão, primeiro é preciso familiaridade com músicas eletrônicas adaptadas para o instrumento, como o uso de delay eletrônico ou um violão percussivo, como já discutido em nosso fórum. Você pode contribuir conosco na construção das cifras dessa canção!

Que tal começar a incluir mais músicas do U2 no seu repertório?

Conforme listamos acima, há diferentes músicas do U2 para múltiplos contextos. Por isso,  suas músicas ficam mais interessantes de ouvir, bem como instigantes na hora de tocar. 

Cifra Club Academy, plataforma de ensino de música
Cifra Club Academy: a plataforma de ensino preparada para formar músicos completos (Imagem/Divulgação)

Você também pode tocar todas elas assim! Dessa forma, com dedicação e compromisso, é possível se tornar um guitarrista como o The Edge.

Para dar o pontapé inicial nesse aprendizado, você pode começar assistindo às videoaulas de músicas da banda ou ingressar no Cifra Club Academy. Por fim, que tal compartilhar com seus amigos? Assim, vocês podem tocar juntos e descobrir novas propostas de músicas do U2.

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK