Cifra Club

Aprenda a tocar as melhores músicas sobre saúde mental

Já sentiu que uma banda, ou uma música, ou até mesmo tocar um instrumento musical salvou a sua vida? Pode parecer exagero para alguns, mas a realidade é que sim, acontece mesmo. Por isso, listamos aqui músicas sobre saúde mental. A ideia é fortalecer a celebração do 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental.

Lenine tocando violão
Lenine é especialista em compor músicas que fazem bem pro corpo, pra mente e pra alma (Divulgação/Rogério Von Kruger)

Atuando ora como escape, ora como solução. Uma canção pode ajudar a mudar a visão de uma pessoa sobre um problema que está enfrentando. Desde Vienna (Billy Joel, 1977) até Born This Way (Lady Gaga, 2011), nem sequer é necessário que a música fale de saúde mental para ter efeito.

Qual o papel da música na saúde mental?

Muitos fatores podem desencadear uma questão de saúde mental e o melhor tratamento é sempre procurar ajuda profissional. No entanto, alguns hábitos podem aliviar a nossa mente quando nos sentimos sobrecarregados. Nesse sentido, a música pode ser uma grande aliada.

A música pode estimular o cérebro a processar informações. Desde uma levada de bateria, que te faz querer dançar, até uma conexão íntima com uma letra, essas informações se tornam emoções.

Ludicamente, a sua música favorita trabalha evocando uma boa lembrança, despertando um desejo, uma sensação. Clinicamente, ela pode estar, de forma sorrateira, liberando aquelas substâncias químicas que trazem alegria e bem estar.

Tendo tudo isso em mente, a nossa seleção a seguir é de músicas sobre saúde mental que podem te ajudar a atravessar um momento difícil. Mesmo sem conhecê-las, suas letras poderão ser uma boa companhia para quando precisar.

Paciência – Lenine

Sucesso do Na Pressão (1999), Paciência é um dos trabalhos mais celebrados do artista pernambucano. Paciência traz uma importante reflexão sobre o tempo, a preocupação central dos ansiosos. Assim, Lenine nos alerta sobre estarmos perdendo o presente, enquanto nos angustiamos com o passado e o futuro. A canção traz o ouvinte de volta para o agora.

Aprenda a tocar Paciência, com doze acordes simples. O dedilhado possui pouquíssima variação na introdução e na segunda parte, o que torna o aprendizado bem fluido.

In My Blood – Shawn Mendes

Na letra de In My Blood, Shawn Mendes trata de suas crises de ansiedade. Ele diz sentir vontade de desistir, mas acaba se lembrando de que isso não está em seu sangue. E o mais importante: ele pede ajuda. Adição indispensável para a nossa lista de músicas sobre saúde mental!

Para tocar In My Blood, você precisa do capotraste na quinta casa, bem como de onze acordes. Primeiramente, ajuste a afinação da corda E (Mizona) para D (Ré). O dedilhado da introdução é “mamão com açúcar” e se mantém durante os três primeiros versos da canção e volta no encerramento. No pré-refrão, o clímax cresce para se despejar no trecho principal, ali onde os elementos mais importantes são a intensidade e o padrão da batida.

Skyscraper – Demi Lovato

Não é segredo que Demi Lovato enfrenta diversas questões relacionadas à saúde mental desde bem cedo. Em Skyscraper, Demi se veste de coragem para dizer que, apesar de tudo, ela sempre vai “se levantar do chão como um arranha-céu”.

A cifra de Skyscraper conta com cinco dos mais simples acordes. O aprendizado será rápido mesmo para os iniciantes, afinal, a batida também não exige floreios. 

Indestrutível – Pabllo Vittar

Eis o trecho mais sensível da discografia de Pabllo Vittar. O clipe que acompanha a canção é também uma denúncia ao bullying e violência contra jovens LGBTQ+, os grandes responsáveis pelo declínio na saúde mental da comunidade. Em suma, pelo tamanho de sua representatividade, seria impossível deixar essa de fora da nossa seleção de músicas sobre saúde mental.

Mais Uma Vez – Renato Russo e 14 Bis

Responsável por unir Renato Russo e a banda 14 Bis, Mais Uma Vez traz a grande frase “Quem acredita sempre alcança”. É uma canção, acima de tudo, sobre esperança: uma herança valiosa da filosofia dos artistas envolvidos. 

Para a aprender como tocar música Mais Uma Vez, você pode conferir uma videoaula simplificada. De antemão, saiba que são necessários seis acordes e uma batida simples. Corram aqui, iniciantes!

One More Light – Linkin Park

Composta por Mike Shinoda, a canção ganhou uma simbologia triste após a morte de Chester Bennington. Originalmente, a letra é sobre “deixar as pessoas saberem que você se importa”, mas acabou pesando mais após a passagem de Chester. Curiosamente, em 2019, uma fã do Linkin Park salvou um homem que estava prestes a interromper a própria vida recitando One More Light.

Para tocar One More Light, você precisa do capotraste na primeira casa e de seis acordes. Sendo um raro caso de dedilhados na discografia do da banda, a execução é bem simples. Por fim, o solo lento se concentra em apenas uma corda por vez e navega entre casas próximas.

Shine On You Crazy Diamond – Pink Floyd

Uma das canções mais importantes na discografia do Pink Floyd foi escrita pela banda para Syd Barrett, seu ex-vocalista. O afastamento de Barrett havia ocorrido justamente pelo agravamento de questões com sua saúde mental

Em síntese, a letra compara a vida de Barrett antes e depois do abuso de alucinógenos. Assim, seus ex-companheiros de banda o incentivaram a continuar em frente, na esperança de que ele brilharia novamente

Aprenda a tocar Shine On You Crazy Diamond, com cinco power chords e uma extensa sequência de solos. Sendo um pouco mais de 13 minutos de música, é aconselhável paciência e bastante repetição. A notícia boa é que a melodia tem muitos respiros e suas partes isoladas são fáceis de tocar (difícil mesmo é gravá-las todas juntas!). Por fim, respeite as pausas e leia atentamente às marcações ao longo da cifra, pois elas te ajudarão a não se perder.

A nossa seleção de músicas sobre saúde mental fica por aqui. Fica também o nosso aceno a todos os outros artistas que tem como missão tornar o mundo um lugar mais leve para se viver. Esperamos que esse setlist possa inspirá-lo quando a vida parecer difícil. 

Por fim, se você ou alguém que conhece está precisando de ajuda, o CVV tem uma equipe preparada para atender 24h por dia. Aproveite também para compartilhar esse artigo com seus amigos e espalhar um pouco de esperança sobre os dias melhores que hão de vir!

Mais conteúdo pra você:

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK