Cifra Club

Os 50 melhores solos de guitarra da história

Acompanhe esta lista especial com os melhores solos de guitarra da história da música!

O solo de guitarra é um dos momentos mais esperados de uma música, não é mesmo? Aquele instante mágico em que o guitarrista rouba a cena e faz todos se emocionarem. Assim, trazemos hoje alguns dos melhores solos de guitarras de todos os tempos!

Slash solando com sua clássica Gibson Les Paul em show do Guns N' Roses
É claro que Slash não pode ficar de fora dessa seleção (Foto:Reprodução/Internet)

Dessa forma, selecionamos 50 solos que marcaram a história da música mundial. Não foi uma tarefa fácil, mas acreditamos que a lista está repleta de grandes momentos sonoros, que podem inspirar qualquer ouvinte.

Curioso para conferir a seleção de marcantes solos da história? Então, vamos lá!

Lista dos melhores solos de guitarra de todos os tempos

Primeiramente, é importante deixar claro que a lista não está em ordem de importância. Além disso, obviamente, muitos solos lendários foram deixados de fora por uma simples questão de espaço.

Nesse sentido, levamos em conta vários aspectos para fazer a escolha dos melhores solos de guitarra, incluindo técnica, sensibilidade, importância histórica e popularidade. Então, uma vez que fizemos esse alerta, chegou a hora de conferir a nossa lista. Bora!

Shock Me — Kiss

A canção Shock Me conta com um belíssimo solo de Ace Frehley, do Kiss. Empunhando a sua famosa Les Paul, o guitarrista destila notas nervosas que caracterizam o puro sentimento do rock and roll. Dessa forma, o solo é uma fábrica de licks bem colocados, com um timbre clássico que podemos escutar por dias a fio sem cansar.

Europa (Earth’s Cry Heaven’s Smile) — Carlos Santana

Carlos Santana é um daqueles guitarristas reconhecíveis com apenas uma nota. Focado sempre em belíssimas melodias, ele talvez tenha na canção Europa (Earth’s Cry Heaven’s Smile) a sua mais bela obra-prima. Com um clima emocional e envolvente, ela nos faz viajar a cada frase de guitarra executada com maestria por Santana.

Sympathy For The Devil — Rolling Stones

Com um timbre rasgado cheio de atitude, Keith Richards faz frases e bends que grudam instantaneamente na cabeça do ouvinte em Sympathy For The Devil. Por isso, essa é uma prova de que um belo solo de guitarra não precisa ser virtuoso, mas ter identidade, acima de tudo.

Jessica — Allman Brothers Band

Sabe aquele solo cativante e alto-astral, que melhora o seu dia assim que você o escuta? Então, essa é a definição perfeita para o que o guitarrista Dickey Betts fez em Jessica, da Allman Brothers Band. Totalmente instrumental, a composição presente retrata como poucas a essência do southern rock norte-americano.

Hot for Teacher — Van Halen

Na música Hot for Teacher, Edward Van Halen mostra por que é um dos maiores ícones do instrumento. Com a técnica apurada e o senso melódico que consagraram o guitarrista, esse solo pode ser considerado uma verdadeira peça de arte.

Light My Fire — The Doors

Um dos mais brilhantes momentos do guitarrista Robby Krieger no The Doors, a canção Light My Fire conta com um solo magistral. Praticamente improvisado, ele possui uma espontaneidade de se tirar o chapéu.

Alive — Pearl Jam

O solo do guitarrista Mike McCready em Alive, hit do Pearl Jam, traz elementos que imortalizaram o rock and roll: timbre visceral, licks na escala pentatônica e uso do pedal de wah-wah. Definitivamente, um grande solo para uma grande canção!

Sharp Dressed Man — ZZ Top

O disco Eliminator, da banda ZZ Top, tem uma série de qualidades. Entre elas, a imortal faixa Sharp Dressed Man! Assim, o guitarrista Billy Gibbons acertou em cheio no solo da música, que conta com notas muito bem selecionadas e um fraseado “classudo”, de extremo bom gosto.

While My Guitar Gently Weeps — The Beatles

Não há nem o que comentar a respeito deste solo histórico. Trata-se de um verdadeiro hino, daqueles que serão celebrados para sempre. Composta por George Harrison para o disco homônimo dos Beatles, While My Guitar Gently Weeps conta com ninguém menos que Eric Clapton na guitarra solo.

Brighton Rock — Queen

Ao gravar a agitada música Brighton Rock em 1974, o guitarrista do Queen Brian May não imaginou que faria um dos melhores solos de guitarra da história. O trecho é frenético, ousado e extremamente criativo, com um timbre simplesmente sensacional. Dá só uma ouvida:

Reelin’ In The Years — Steely Dan

Essa faixa é um dos sucessos do disco de estreia do Steely Dan, Can’t Buy a Thrill (1972). Reelin’ In The Years nos presenteia com um dos solos mais aclamados da música mundial, executado pelo guitarrista Elliot Randall. Melódico, rústico e empolgante são algumas das muitas palavras que podem definir o trecho.

Cortez the killer — Neil Young

Cortez the killer pertence a um dos álbuns mais negligenciados de Neil Young, Zuma, de 1975, gravado com apoio da banda Crazy Horse. Melancólico, arrastado e cheio de sentimento, o solo da canção ocupa grande parte da faixa. Certamente, é um reflexo da mais pura inspiração de Young.

Whole Lotta Love — Led Zeppelin

Um dos maiores ícones da guitarra elétrica, Jimmy Page não poderia estar de fora desta lista, não é mesmo? Assim, para representar o guitarrista do Led Zeppelin, trazemos a faixa Whole Lotta Love, que contém um solo de guitarra simplesmente fenomenal e hipnotizante.

Sweet Child O’ Mine — Guns N’ Roses

Seja por causa do tema de introdução ou do solo propriamente dito, de fato Slash foi o grande responsável por imortalizar Sweet Child O’ Mine. Melodia, timbre, sentimento… está tudo ali. Uma receita fadada ao sucesso desde a sua criação!

Black Star — Yngwie Malmsteen

Black Star alçou voos mundiais por meio dos dedos do sueco Yngwie Malmsteen no ano de 1984. A faixa deixa qualquer um de queixo caído, não acreditando que a guitarra poderia ser elevada a tal nível de técnica e sensibilidade. Épico!

Cemetery Gates — Pantera

Dimebag Darrell tinha uma identidade única na guitarra. Dessa forma, o solo de Cemetery Gates mostra duas facetas do músico: melodia e agressividade. No início, o trecho gera suspense, com frases sentimentais. Depois, o guitarrista do Pantera desce a mão e destila licks nervosos e rasgados.

Paranoid Android — Radiohead

O disco OK Computer está marcado na história do rock. Sem dúvida, o solo de Paranoid Android contribuiu para esse feito. Cheio de intensidade e dissonâncias, a parte de Jonny Greenwood é um criativo contraste à balada até então calma e introspectiva.

The Thrill Is Gone — B.B. King

Um dos maiores clássicos do blues, esta versão de The Thrill Is Gone conta com solos emblemáticos do mestre B.B. King. Vale mencionar que a música foi originalmente composta por Rick Darnell e Roy Hawkins em 1951. Porém, foi na mão do Rei do Blues que a guitarra chorou a cada nota. Esse é um daqueles solos que nos transportam para um lugar melhor.

Machine Gun — Jimi Hendrix

Jimi Hendrix não é considerado por muitos o maior guitarrista da história à toa. Sim, ele era realmente diferenciado, como bem mostra o solo de Machine Gun. Com uma pegada absurda, ele arrancou o máximo de sua Stratocaster nesta gravação, que ruge como um animal selvagem até os dias atuais.

Stranglehold — Ted Nugent

Não bastasse o cativante riff de introdução, Ted Nugent ainda elaborou um belíssimo solo para Stranglehold. Bends e vibratos altamente expressivos fazem do solo um objeto de estudo para qualquer guitarrista que se preze. Uma verdadeira aula!

Surfing with the Alien — Joe Satriani

A guitarra instrumental ofereceu ao mundo inúmeras composições magistrais. Nesse sentido, Surfing with the Alien definitivamente faz parte da lista de melhores solos de guitarra. Enérgica, empolgante e surpreendente são alguns adjetivos que se encaixam muito bem à faixa, que apresenta um dos maiores guitarristas do mundo em sua melhor forma.

For the Love of God — Steve Vai

Lançada em 1990, For the Love of God é aquela música que nos arrepia logo nas primeiras notas. Mesmo que não tenha letra, a faixa possui um apelo transcendente, que nos faz refletir a respeito daquilo que é maior do que nós, o sublime. Coisa de gênio!

Mr. Crowley — Ozzy Osbourne

Ozzy Osbourne tem um grande faro para contratar incríveis guitarristas, isso é fato. Portanto, trazemos aqui um solo memorável que, por si só, já justifica a fama do cantor. Randy Rhoads executa licks velozes e atemporais em Mr. Crowley. É aquela mistura perfeita entre técnica e sentimento, que nos faz abrir um grande sorriso assim que o som de sua guitarra chega aos nossos ouvidos.

Pride and Joy — Stevie Ray Vaughan

Quando SRV lançou Pride and Joy como o primeiro single de Texas Flood, em 1983, rapidamente a canção colocou o então quase desconhecido guitarrista no mapa do blues-rock. Além disso, as partes vigorosas de guitarra da faixa sinalizaram que o instrumento não estava em declínio, como várias pessoas acreditavam na época. Muito pelo contrário!

Smells Like Teen Spirit — Nirvana

O antológico disco Nevermind tem inúmeras qualidades, mas será que solo de guitarra é uma delas? Kurt Cobain prova que sim em Smells Like Teen Spirit. Um solo de guitarra barulhento, mas bonito. Simples, mas altamente texturizado. Sujo, mas perfeito!

Aqualung — Jethro Tull

Com uma enorme contribuição para a riqueza da música mundial, a banda Jethro Tull tem um dos seus maiores momentos guitarrísticos na faixa Aqualung. Martin Barre acertou a mão no solo da canção, que traz frases levemente distorcidas e bastantes expressivas. Assim, trata-se de um arranjo melódico que casa incrivelmente com o resto da instrumentação.

Fade To Black — Metallica

Kirk Hammett compôs solos primorosos no Metallica. Dessa forma, alguns deles estão na balada Fade To Black. As partes da introdução e do meio da música são altamente melancólicas, enquanto o solo sobre o riff final mostra a intensidade singular do guitarrista.

Bulls On Parade — Rage Against the Machine

Tom Morello é um revolucionário da guitarra elétrica. Com uma abordagem bastante particular, ele fez escola e influenciou toda uma geração de músicos. Então, trazemos aqui um solo que sintetiza o criativo estilo do guitarrista. Isso porque barulhos, toques percussivos e senso rítmico apurado estão presentes em Bulls On Parade!

Sultans Of Swing — Dire Straits

Sultans Of Swing traz alguns dos solos de guitarra mais invejados da história. Vamos ser sinceros: quem é que não gostaria de ter composto as partes de Mark Knopfler dessa faixa? Com um timbre lindíssimo de Stratocaster, o guitarrista escolheu todas as notas certas para a música. Assim, ele toca lento quando precisa e aumenta a dinâmica quando se faz necessário. Uma história musical extremamente bem contada.

Time — Pink Floyd

Hino do rock, Time possui uma das mais belas criações do mestre David Gilmour. O solo simplesmente canta, vibra e grita! Em outras palavras, o trecho tem vida própria, com o feeling característico do guitarrista. Nossos ouvidos agradecem!

Bohemian Rhapsody — Queen

Mais uma música do Queen em nossa lista, desta vez a clássica Bohemian Rhapsody. Afinal, Brian May não estava de brincadeira quando compôs os arranjos da banda, certo? A faixa é diferenciada em muitos aspectos, como a belíssima guitarra solo. May inseriu bends com vibratos muito expressivos, além de corridas ascendentes e descendentes que deram um charme todo especial para o trecho.

Floods — Pantera

Dimebag Darrell adorava improvisar os solos do Pantera, mas o de Floods é uma exceção à regra. Dessa forma, ele pensou em cada nota de forma antecipada, gerando um resultado incrível. Além disso, a melodia distorcida do guitarrista é potencializada pela linha de baixo poderosa, que faz uma cama perfeita. Baita música!

Little Wing — Jimi Hendrix

Primeiramente, não há como negar que Little Wing é uma das composições mais bonitas e duradouras de Jimi Hendrix. Tanto o tema de introdução quanto os solos propriamente ditos parecem ter vindo de outra galáxia. No entanto, não esqueçamos também do timbre único que ele tirou de sua Stratocaster – som que tenta ser copiado por muitos até hoje.

Cliffs Of Dover — Eric Johnson

Ao unir técnica, musicalidade, timbre e criatividade, Eric Johnson é um dos guitarristas mais completos que existem. Um exemplo de composição que retrata todas essas qualidades é Cliffs Of Dover. Impossível ficar inerte ao ouvir essa peça instrumental altamente cativante!

Heartbreaker — Led Zeppelin

Fazer um solo com a banda acompanhando é um desafio por si só para qualquer músico, mas tocar sozinho é tarefa para poucos. Com certeza, Jimmy Page faz parte desse time. Em Heartbreaker, ele faz a sua guitarra agonizar de forma solitária por um longo trecho. É possível ouvir cada nota, cada movimento, cada palhetada. Esplêndido!

Highway Star — Deep Purple

Highway Star não é apenas um dos destaques de Machine Head, grandioso disco lançado pelo Deep Purple em 1972. Sim, a faixa contém um dos melhores solos de guitarra de todos os tempos. Feita por Ritchie Blackmore, a gravação tem faixas dobradas que trazem riqueza e ambiência sonora ímpares. Além disso, perceba como cada nota está no lugar certo neste solo.

Layla — Derek and the Dominos

As guitarras da histórica música Layla, do Derek and the Dominos, foram criadas por ninguém menos que Eric Clapton e Duane Allman. Ao vivo, Clapton cansou de esbanjar classe e bom gosto em suas diferentes interpretações para a obra original. Definitivamente, uma aula de como fazer um solo de guitarra.

Texas Flood — Stevie Ray Vaughan

Quando SRV e o Double Trouble entraram no Down Town Studio, eles não imaginavam que estavam prestes a gravar um álbum imortal. Assim, uma das grandes faixas do disco é justamente a faixa-título, Texas Flood, que conta com solos raivosos e altamente intensos de Vaughan. Aliás, o blueseiro tinha uma pegada simplesmente monstruosa!

Johnny B. Goode — Chuck Berry

Chuck Berry ajudou a moldar o rock ao mesclar elementos de blues e country, além de tornar a guitarra o instrumento principal do estilo. Mais do que um brilhante artista ou compositor, ele era um incrível performer e guitarrista solo. Prova disso é justamente o trecho de Johnny B. Goode. Impossível não sair dançando com o solo!

Voodoo Child (Slight Return) — Jimi Hendrix

Com o característico efeito de wah-wah, a introdução de Voodoo Child (Slight Return) é inconfundível. Para completar, os longos solos de Hendrix na música estão entre os mais inspirados de todos os tempos. Os dedos do guitarrista palhetam frases rápidas, bends chorados e ruídos agressivos. Juntos, esses elementos fizeram o mundo se render ao artista.

Crossroads — Cream

A faixa Crossroads virou um clássico, sendo até hoje alvo de releituras. Nesse sentido, os solos originais de Eric Clapton são um dos motivos para tamanho sucesso. Ele registrou um timbre cremoso e encorpado, cujos médios cantam bonito a cada bend. Bom gosto absurdo!

Crazy Train — Ozzy Osbourne

Como sempre, o guitarrista Randy Rhoads arrebentou no solo de uma música de Ozzy, desta vez em Crazy Train. Assim, a alucinante passagem contém ligados, bends, vibratos e licks ferozes. Um solo de guitarra de almanaque!

Hotel California — The Eagles

O crédito das linhas de guitarra majestosas de Hotel California é frequentemente dado a Joe Walsh, porém Don Felder também tem uma contribuição importantíssima nos trechos. Seja como for, de fato a música contém alguns dos melhores solos de guitarra de todos os tempos. Melodias simples e belas, que tocam o coração dos ouvintes prontamente!

One — Metallica

Um dos grandes hits do Metallica está presente no disco …And Justice for All, de 1988. Sim, estamos falando da balada One. Com três solos muito diferentes na canção, Kirk Hammett criou alguns dos arranjos mais emblemáticos da banda. Tratam-se de passagens atemporais, que para sempre ecoarão na mente dos amantes do metal.

November Rain — Guns N’ Roses

A sensibilidade e a emoção empregadas por Slash nos solos de November Rain são ímpares. A Les Paul do cartoleiro parece chorar, tamanha a emoção transmitida a cada nota. Um solo que se encaixa perfeitamente no clima da música – e uma prova de que técnica não é nada sem feeling.

All Along the Watchtower — Jimi Hendrix

Aqui está mais uma música de Jimi Hendrix que contém um solo de guitarra fenomenal. Na verdade, são vários pequenos e incríveis solos ao longo de All Along the Watchtower, todos com a marca registrada do músico.

Comfortably Numb — Pink Floyd

Logo de cara, a música Comfortably Numb já estabelece um clima intimista, reflexivo e profundo. Portanto, um bom solo de guitarra deveria evidenciar e potencializar essas características. Não se trata de uma tarefa fácil, mas assim David Gilmour nos faz parecer, tamanha a fluência e a propriedade do guitarrista no memorável trecho.

Free Bird — Lynyrd Skynyrd

A belíssima balada Free Bird, da banda Lynyrd Skynyrd, não seria a mesma sem os arranjos de guitarra de Allen Collins e Gary Rossington. Frases intensas e enérgicas trazem a agressividade que complementa a até então melancólica composição. Um momento musical surpreendente e excitante!

Eruption — Van Halen

Essa faixa extremamente inovadora caiu como uma bomba na comunidade do rock quando foi lançada, em 1978. A técnica de tapping, o fraseado e a pegada de Van Halen fizeram de Eruption um hino não só da guitarra elétrica, mas da música mundial.

Stairway to Heaven — Led Zeppelin

Para fechar nossa lista dos melhores solos de guitarra em grande estilo, trazemos uma das músicas mais adoradas pelos tocadores de guitarra deste planeta: Stairway to Heaven. Não há como negar que todo arranjo da faixa é fascinante, mas o solo em si é simplesmente um dos momentos mais arrebatadores do rock and roll. Jimmy Page, muito obrigado!

E assim se encerra a nossa jornada pelos melhores solos de guitarra de todos os tempos. Aproveite e envie o link deste artigo para seus colegas. Assim, vocês podem debater e até fazer o seu próprio ranking dos maiores solos da história!

E, se você está começando a tocar guitarra, confira um material completo sobre como começar a solar na guitarra!

Hoje, ficamos por aqui. Um abraço, até a próxima!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK