Cifra Club

Mulheres guitarristas que mudaram a história da música

Confira histórias inspiradoras de algumas das melhores guitarristas femininas neste artigo!

As mulheres guitarristas estão fazendo um som por aí desde que a guitarra elétrica surgiu. Algumas, inclusive, possuem habilidade incomum para compor, criar solos, arranjos, melodias e bases inesquecíveis. Nesse sentido, separamos nomes importantes da representatividade feminina na música para você conhecer!

A estadunidense Nita Strauss é uma guitarrista talentosa, respeitada e influente (Foto: Divulgação)

De fato, é infinito o número de artistas musicais femininas – cantoras, compositoras e musicistas – que são sinônimos de talento. Portanto, para celebrar este Dia Internacional das Mulheres, focaremos nas mulheres que tocam guitarra!

8 mulheres guitarristas inspiradoras

Em primeiro lugar, é bom destacar que a própria indústria de guitarra confirma o protagonismo feminino na música. De acordo com relatório da Fender de 2018, 50% dos compradores de guitarras hoje são mulheres.

Dito isso, chegou o momento de celebrarmos a contribuição das mulheres guitarristas para a construção do rock, do blues e da música como um todo!

Por não reverenciar somente grandes estrelas do instrumento, nossa lista pode causar certo estranhamento. No entanto, a intenção sempre é proporcionar experiências inspiradoras e diferenciadas. Assim, você terá a oportunidade de conhecer novos nomes também importantes para a história das seis cordas!

Vamos lá?

1. Susan Tedeschi

A estadunidense Susan Tedeschi tem 52 anos de vida e mais de 30 de carreira. Além do título de Bacharel em Composição Musical e Performance, conquistado na Berklee College of Music, ela toca blues, jazz, rock, gospel e soul.

Seu trabalho como guitarrista é igualmente notável nas bandas Susan Tedeschi Band (projeto solo) e Tedeschi Trucks Band, grupo que co-lidera com o marido Derek Truks. Adepta da Telecaster, ela também costuma destilar seu feeling com Strato ou Les Paul.

2. Prika Amaral

A brasileira Prika Amaral é guitarrista e fundadora da Nervosa, banda de thrash formada por quatro mulheres. As guitarras furiosas e urgentes de Prika emolduram letras focadas em problemas sociais que assolam o mundo em geral, como a corrupção e crises políticas.

Com um trabalho honesto, dedicado e engajado, a Nervosa está na estrada há pouco mais de 10 anos. Prika, no entanto, é a única integrante remanescente da formação original.

Sem abaixar a cabeça para o machismo da indústria, essa guitarrista habilidosa é símbolo de resistência das mulheres na música.

3. Sister Rosetta Tharpe

Eis a grande precursora de todas as mulheres guitarristas! Sister Rosetta Tharpe foi uma artista bem popular na década de 1940. Naqueles tempos, ela foi pioneira na arte de misturar o gospel com o ritmo que seria futuramente conhecido como rock.

Em plena primeira metade do século XX, essa mulher conseguiu cruzar a linha entre o sagrado e o profano. Não deve ter sido nada fácil, convenhamos.

Não tem como dizer quem é o “pai do rock”. Em contrapartida, a mãe desse estilo de música é, definitivamente, Sister Rosetta Tharpe!

4. Lucinha Turnbull

De pioneira para pioneira, não podemos deixar de citar Lucinha Turnbull, considerada a primeira guitarrista brasileira da história. Além de solar e tocar guitarra base, Lucinha também toca violão e canta maravilhosamente bem.

Depois de uma temporada na gringa, em 1972, ela fez o show de abertura para Os Mutantes, no Teatro Oficina, em São Paulo. Em seguida, formou uma dupla com Rita Lee, as Cilibrinas do Éden. No ano seguinte, passou a atuar como guitarrista e vocalista no grupo Tutti Frutti, ao lado de Rita.

Ao longo de sua longeva carreira, Lucinha tocou e gravou com Caetano Veloso, Moraes Moreira, Gilberto Gil e outros gigantes da MPB. Aos 69 anos, ela continua na ativa e sendo referência para o rock nacional.

5. Orianthi

Tendo a música como parte do DNA, o pai da australiana Orianthi é guitarrista. Nesse contexto, ela aprendeu a tocar violão aos 6 anos. Aos 11, assistiu a um show de Carlos Santana e entendeu que a guitarra elétrica era o seu futuro. Com 15, largou a escola e abraçou a carreira musical.

Orianthi já tocou com Prince, Eric Clapton, Alice Cooper, Richie Sambora, Steve Vai e Carrie Underwood, por exemplo. Também trabalhou com Michael Jackson, em 2009, nos preparativos da turnê This Is It.

Dona de técnica incomum, Orianthi também tem um feeling incomparável!

6. Nita Strauss

Depois de ótimas passagens pelas bandas The Iron Maidens (grupo cover de Iron Maiden formado por mulheres) e Femme Fatale, Nita Strauss ganhou destaque no cenário.

Com sua pegada trabalhada no virtuosismo, mas sem deixar o feeling de lado, Strauss passou a integrar a banda de Alice Cooper. Curiosamente, ela chegou para substituir Orianthi (citada anteriormente).

Porém, em 2022, assumiu as guitarras da banda base da cantora Demi Lovato. Com o atual grupo, a musicista pôde demonstrar toda sua habilidade nas seis cordas na última edição do Rock in Rio, por exemplo.

Além de tocar com “pesos pesados” da música, Nita também tem uma carreira solo. Seja como for, as performances dela ao vivo são arrebatadoras. De acordo com a guitarrista, o segredo é nunca deixar de estudar. Pegou a dica?

7. Malina Moye

Malina Moye é uma artista polivalente. Nesse sentido, ela toca, canta, compõe, atua e desfila. Atuando como guitarrista, a estadunidense domina rock, funk estadunidense, blues e soul. Para deixar tudo mais diferenciado, ela é canhota!

Com seu estilo nada ortodoxo, Malina vem conquistando seu espaço desde 2004. Ao longo desses quase 20 anos, já tocou em vários festivais renomados ao redor do mundo.

Entre todas as mulheres guitarristas, Moye foi a única que marcou presença na Experience Hendrix Tour, excursão em tributo a Jimi Hendrix.

Destaque constante nos rankings internacionais de blues, Malina Moye foi escolhida pela Fender como a primeira guitarrista negra e canhota a fazer parte da “família Fender”.


8. Lari Basilio

Natural de São Paulo, Lari Basilio tem 35 anos e nasceu já em berço musical. Por influência paterna, aprendeu a tocar e nunca mais parou. Em resumo: aos 4 anos, ela começou a estudar órgão e, com 8, seu pai a ensinou os primeiros acordes no violão. Foi, então, quando ela se apaixonou pelas seis cordas – mais especificamente, pela guitarra!

Bastante familiarizada com os palcos, Lari tocou na abertura das guitar clinics de Paul Gilbert e Andy Timmons e já participou de várias edições do NAMM Show, a maior feira de música do mundo.

Além disso, fez parte do lineup up do Malibu Guitar Festival 2017, na Califórnia, ocasião em que fez uma jam com Steve Vai. Para completar, Lari foi convidada por Joe Satriani para ser uma das artistas do G4 Experience 2019, se tornando a primeira mulher a participar do evento.

Se chegou até aqui, certamente curtiu conhecer o talento de algumas das mulheres guitarristas mais importantes do rock! Então, que tal se inspirar nessas musicistas incríveis e começar a dar passos no seu aprendizado musical?

Nesse sentido, você pode ter acompanhamento profissional focado no seu desenvolvimento técnico, com aulas completas e disponíveis quando e onde você quiser. Para isso, basta se inscrever no Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Além disso, o preço é acessível e, com apenas uma assinatura, já é possível aproveitar todos os cursos da plataforma. Não vai perder essa oportunidade, não é?

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK