Músicas pra tocar no Dia das Mães: confira as mais tops

Por Gustavo Morais

Já pensou em ter um repertório com as melhores músicas pra tocar no Dia das Mães? Essa ideia é bem interessante, sobretudo se a grana pro presente estiver um pouco curta. Se isso te preocupa, segura a onda, meu amigo e minha amiga! Afinal de contas, uma canção é uma das mais belas formas de homenagem que existem.

Rapaz pega violão e prepara músicas pra tocar no Dia das Mães
Quem sabe, você até não ensina uns acordes para sua mãe tocar no violão? (Foto/Pexels)

No post de hoje, você confere as 7 melhores músicas para alegrar o dia da sua mamãe.

Nesta lista, optei por incluir canções cujas letras realmente são dedicadas à mãe. Sendo assim, sucessos que abrem margem para interpretação, isto é, músicas que também poderiam ser enviados para o crush, estão de fora desta sugestão de repertório.

Presente de Dia das Mães: as melhores ideias pra quem ama música!

Ah, também preciso avisar que selecionei hits dos mais variados segmentos e épocas da música brasileira popular. Se liga só nos sons que você vai tirar no violão:

  • Amanheceu
  • Trem Bala (Especial Dia das Mães)
  • Mãe
  • No Dia Em Que Saí De Casa
  • Minha Mãe
  • Mãe
  • Exemplo de Mulher

Agora, sem mais spoilers, né? Afine aí seu violão, prepare a garganta e bora lá conferir esse rolê!

Amanheceu – Scalene

No álbum Real/Surreal, de 2013, a Scalene lançou a música Amanheceu. Por meio de seus versos, a letra mostra um maduro e tenro recado de um filho para a mãe. Não faltam agradecimentos e avisos de que a vida adulta chegou.

Para tocar a versão completa de Amanheceu, além de precisar de saber usar a afinação em Drop D, você terá que fazer uma série de solos. Por sua vez, a cifra simplificada de Amanheceu te permite afinar seu violão de forma padrão e, claro, reduz o número de acordes complexos.

Trem Bala (Especial Dia das Mães) – Ana Vilela

No finalzinho de 2016, a querida Ana Vilela começou a despontar no YouTube. Puxada pela canção Trem Bala, Ana ajudou fortalecer o pop good vibes no ecossistema da música brasileira popular.

Em 2017, a artista lançou uma versão adaptada de Trem Bala para o dia das mães. As modificações, no entanto, em nada alteram a harmonia, ritmo e melodia da música. Dessa forma, temos uma das mais perfeitas músicas pra tocar no Dia das Mães.

Mãe – Fábio Jr.

Embora a canção Pai seja uma das faixas mais emblemáticas da carreira do cantor romântico Fábio Jr., ele também musicalizou o amor, a gratidão e o carinho que sente por sua mãe. A homenagem se chama Mãe, faixa lançada em 2009. A letra é para quem precisa agradecer, reconhecer e se desculpar pelas eternas falhas que todo aprendiz da vida comete.

Para tocar Mãe, do Fábio Jr., você vai precisar de 14 acordes. A cifra tem algumas pestanas, mas todo esforço para abradar a mamãe é válido 😉

No Dia Em Que Saí De Casa – Zezé di Camargo e Luciano

Apesar de ter feito um sucesso tremendo como parte da trilha do filme Dois Filhos de Francisco (2005), cinebiografia da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, a música No Dia Em Que Saí de Casa foi lançada em 1995. A letra lida com a questão da maturidade: uma hora, todo mundo tem que ser “gente grande” e seguir a própria estrada.

A cifra completa dessa música tem umas passagens cheias de técnicas. Já a versão simplificada de No Dia Em Que Saí De Casa, o arranjo está mais compacto e acessível para iniciantes.

Minha Mãe – A Turma do Balão Mágico

Ícone dos anos 80, A Turma do Balão Mágico fez a cabeça de criançada de toda uma geração. É sério: aquela turminha tinha música para toda as situações! Como não poderia ser diferente, a turma gravou a faixa Minha Mãe. A letra é ideal para você que quer enaltecer o lado guerreira da mamãe.

Para tocar a cifra da música Minha Mãe, você não terá sustos. Não muito acordes e apenas um deles é mais complexo.

Mãe – Henrique e Diego – fundamental entre as músicas pra tocar no Dia das Mães

Essa é uma homenagem às mamães que, infelizmente, já não estão mais entre nós. “Mas se algum dia eu chorar
É de saudades dos momentos que a gente viveu/Sempre vai estar em mim/Não é esse o nosso fim/Me espera lá com Deus”, diz um trecho da letra.

Para tocar a música Mãe, da dupla Henrique e Diego, você só precisa de quatro acordes. Todos eles, inclusive, são simples.

Exemplo de Mulher – Eyshila

Nome fundamental da música gospel, a cantora Eyshila usa sua voz de soprano para cantar, louvar e espalhar mensagens edificantes. Na faixa Exemplo de Mulher, a artista reflete sobre o aprendizado de vida transmitido por sua mãe.

Não é uma canção tá difícil de tocar, hein? Mas se você decidir tocar com a cifra simplificada de Exemplo de Mulher, sua performance vai continuar emocionante e vai agradar bastante.

Agora, você já tem uma lista completa de músicas pra tocar no Dia das Mães. Com toda certeza, seu show não vai decepcionar. Sendo assim, que tal dar uma força para quem ainda não tem repertório? Para fazer esse corre, basta compartilhar o link deste post aí nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp. Ah! E não se esqueça de marcar os interessados, hein!?