Cifra Club

Relembre a música do Fábio Assunção e outros virais inesquecíveis

Nos últimos tempos, nos quesitos viralização e geração de memes, a música do Fábio Assunção e o hit Piscininha Amor são imbatíveis. Convenhamos: todo mundo conhece alguém que comprou essas ideias e fez suas próprias versões.

Montagem coloca na mesma imagem o vocalista da banda La Fúria e o ator Fábio Assunção

O tal do “modo Fábio Assunção” é um dos virais mais populares da década (Montagem/Internet)

Acontece, porém, que muito antes do boom da internet, as músicas já viralizavam e rendiam memes inesquecíveis. Durante os anos 80, por exemplo, o andarilho João da Praia virou meme com o Melô da Vaca, faixa cujo refrão – o infame “aonde a vaca vai, o boi vai atrás” -, cativou até mesmo Silvio Santos.

Desde sempre, no entanto, essas sensações musicais mal caem nas graças do povo e já são substituídas. Como num passe de mágica, de uma hora para a outra, a piada perde a graça.

Independente desta rotatividade, entretanto, guardamos essas canções num cantinho bem especial da memória. No texto de hoje, você relembra alguns dos muitos memes e virais que motivaram gargalhadas e imitações por aí.

Vamo nessa?

Fábio Assunção – La Fúria e Bartz

Fruto de um feat. da banda La Fúria com o cantor Gabriel Bartz, a música do Fábio Assunção foi lançada no segundo semestre de 2018. Como bombou nas plataformas digitais, o single acabou sendo um dos hits do Verão 2019.

Apesar de parecer engraçadinha, a música zomba da dependência química do ator. Muita gente, no entanto, não se ligou nesta realidade e fez da letra um meme para indicar que a balada será regada à bebedeira e sem horas para acabar.

Em janeiro de 2019, no entanto, Fábio Assunção mostrou que o jogo pode virar. Ao invés de fazer o papel de ofendido e processar os responsáveis pela música, Fábio optou por fazer um acordo com os autores e intérpretes da canção e, por fim, transformá-la em uma campanha de conscientização sobre o uso indiscriminado de álcool e entorpecentes. Desta forma, todo valor arrecadado com a faixa será doado para ONGs que lidam com o tratamento de dependentes químicos.

Atualmente, Fábio Assunção superou os problemas com as drogas e recuperou sua condição de galã. Por sua vez, a La Fúria segue fazendo seus shows e lançando músicas.

Piscininha Amor – Whadi Gama

Num belo e ensolarado dia das férias de 2019, o jogador de futebol Egídio, até então titular da lateral-esquerda do Cruzeiro, estava curtindo praia nas Bahamas com a esposa. Impressionando com a beleza do mar, o atleta fez um story no Instagram e, de forma e espontânea, falou duas palavrinhas mágicas para a sua amada: “piscininha, amor”.

Aprenda a tocar Piscininha Amor, com Caico Antunes, no Cifra Club!

Não deu outra: a despretensão dos dizeres de Egídio viralizou geral. Como não poderia ser diferente, vários jogadores, artistas e personalidades da mídia entraram na onda da “piscininha” e fizeram suas imitações e memes. Só que o cantor e pianista Whadi Gama foi mais visionário e transformou o meme em música. Com um hit na boca do povo, Whadi assinou contratado com a Sony Music e lançou um clipe cheio de estrelas, conforme disponível abaixo.

Atualmente, Whadi Gama prepara novas músicas e segue fazendo seus shows em cidades do Brasil inteiro.

Para Nossa Alegria – Para Nossa Alegria

Em 13 de março de 2012, os irmãos Jefferson e Suellen, assistidos por Mara Barbosa, a mãe deles, gravaram um vídeo da música Galhos Secos, da banda Êxodos. Em cena, o trio familiar aparecia cantando esse clássico gospel.

O ponto alto é quando o garoto canta o refrão, num tom de voz extremamente alto, e desafina o que já estava BEM desafinado. Na sequência, o sorriso quase assustador de Jefferson, combinado às gargalhadas de Suellen e à decepção de Mara, foi o clique para que surgisse um sucesso arrasador. Em questão de horas, a internet tombou com a força do verso “para a noooooooooossa alegria”.

O passo natural foi sair YouTube para conquistar outros meios de comunicação. Depois de bombar nas rádios, revistas e TVs, o duo descolou contrato com uma gravadora e gravou um disco. As novas canções, no entanto, tiveram pouca repercussão. Consequentemente, a carreira artística do Para Nossa Alegria não decolou. Atualmente, Jefferson e Suellen seguem com suas profissões e participam de atividades e eventos em igrejas evangélicas.

Gangnam Style – PSY

Se você estava no Planeta Terra em setembro de 2012, certamente sentiu na pele o impacto causado pelo sucsso de Gangnam Style, hit do cantor sul-coreano PSY.

Gangnam é um bairro nobre da Seul, a capital sul-coreana. Por lá, vivem as pessoas mais ricas e influentes do país. Porém, naquelas redondezas também habita a turma que ostenta um poder aquisitivo que é fake. Pensando na hipocrisia desta galera, que fingem ser o que não é, PSY fez uma crítica ao falso estilo de vida que valoriza os bens materiais.

PSY aparece à frente de uma explosão no clipe do hit Gangnam Style

Gangnam Style é um tapa de luva na cara dos fakes e ostentadores (Foto/Montagem)

O clipe apresenta a história de um magnata, que é todo garboso, que gosta de frequentar os endereços mais badalados da cidade; só que ao contrário. O bon vivant retratado no vídeo comete gestos que a aristocracia verdadeira não cometeria, isto é, ele paquera no metrô, canta sentado no “trono do banheiro”, entre outros impropérios. O fator determinante para o sucesso da canção, no entanto, é a coreografia do cavalo imaginário, cujos movimentos foram imitados por famosos e anônimos.

Ah, antes que eu me esqueça, Gangnam Style teve até videoaula no Cifra Club! Durante cinco anos, o clipe de Gangnam Style foi o mais visto no YouTube. Em 2017, o vídeo do astro sul-coreano foi desbancado pelo videoclipe da canção See You Again, de 2016, sucesso de Wiz Khalifa e Charlie Puth. O sucesso mundial do PSY durou pouco. Em fevereiro de 2013, o meme favorito da galera passou a ser o próximo item desta lista.

Harlem Shake – Baauer

No dia 30 de janeiro de 2013, um grupo de amigos publicou um pequeno vídeo. Como trilha sonora, ao longo de 32 segundos, os rapazes usaram a faixa Harlem Shake, do DJ norte-americano Baauer. Na época, muita gente jurava que letra da música continha apenas o verso “corno terrorista”.

Embalada por uma batida contagiante, a coreografia cheia de conotação sexual, e encenada por homens fantasiados, o vídeo viralizou e rendeu incontáveis memes e imitações. Nem mesmo Ed Sheeran escapou dessa inexplicável doideira.

E aí, gente boa e gente do bem?! Curtiu a listinha acima? Se você se lembrar de algum viral que tenha ficado de fora, fala pra gente lá nos comentários 😉 Por aqui, sua voz sempre será ouvida!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK