Cifra Club

Música sertaneja antiga: 7 sucessos para ouvir e tocar hoje

A música sertaneja antiga tem lugar cativo na cultura brasileira. Com sua história centenária, esse estilo tão popular sempre se reinventa, renova e inova. Ao longo das gerações, o sertanejão rendeu hinos e deixou rastros de sucesso que são reverenciados pelos mais jovens.

Capa do Lp Chitaozinho E Xororo ( A Força Jovem Da Musica Sertaneja)

Assim era a dupla Chitãozinho & Xororó alguns anos antes do hit Evidências (Imagem/Divulgação)

No texto de hoje, vamos relembrar 7 grandes sucessos da música sertaneja antiga. Antes de tudo, preciso informar que o post não é sobre sertanejo raiz. Essa conversa, inclusive, fica para uma próxima oportunidade.

Ficou curioso para fazer esse garimpo musical? Então, continue comigo e se ligue nos sons que você vai tirar aí no seu violão:

  • Fio de Cabelo
  • Talismã
  • Nem Dormindo Eu Consigo Te Esquecer
  • Vida Vazia
  • É o Amor
  • Sou Eu
  • Minha Estrela Perdida

Ah! As canções reunidas neste post foram lançadas ao longo das décadas de 1980 e 1990. Por isso, se prepare para ver vídeos daquelas épocas tão saudosas. Vamos nessa?

Fio de Cabelo – Chitãozinho & Xororó

Tudo bem que Evidências é uma espécie de hino não oficial brasileiro. Porém, não podemos nos esquecer que o repertório da dupla Chitãozinho & Xororó tem hits da mesma grandeza. Um desses sucessos é a inesquecível canção Fio de Cabelo.

Lançada em 1982, essa música colocou as vozes de Ch&X nos rádios e TVs dos quatro cantos do Brasil. Foi ali que a carreira da dupla começou a conquistar o patamar que conhecemos hoje em dia. Para tocar Fio de Cabelo no violão, você precisa do capotraste e de seis acordes. A batida guarânia, no entanto, é o seu maior desafio.

Talismã – Leandro & Leonardo

Entre a vida de roceiro e os palcos da vida, a dupla Leandro & Leonardo passou por poucas e boas. O sucesso nacional começou em 1989, com o quarto disco da carreira, graças ao inesquecível hit Entre Tapas e Beijos. Já no ano seguinte, os irmãos lançaram o álbum que confirmou o lugar deles na prateleira de cima do sertanejão.

As 5 melhores músicas de Leandro & Leonardo

Entre outros sucessos, o quinto trabalho de Leandro & Leonardo deu à música brasileira popular a faixa Talismã, hit incontestável da música sertaneja antiga. Composta pela dupla Michael Sullivan/Paulo Massadas, essa canção tem uma letra que deixa qualquer sofrência parecendo um hino de celebração ao amor que deu certo.

Para tocar a música Talismã, você precisa dominar alguns acordes simples. O desafio, no entanto, é a parte vocal – já que Leonardo sempre se deu bem com as notas altas e Leandro era um exemplo segunda voz grave e bem impostada.

Nem Dormindo Eu Consigo Te Esquecer – Gian & Giovani

Natural de Franca (SP), a dupla Gian & Giovani começou sua trajetória de sucesso em 1988. Com o segundo disco, Gian & Giovani – Vol. 2, no ano de 1990, os irmãos conquistaram um lugar definitivo entre os gigantes da música sertaneja. Esse álbum trouxe o hit Nem Dormindo Eu Consigo Te Esquecer, uma das mais belas canções sobre saudades.

Essa canção é o claro exemplo de que nem toda boa música é ideal para um grande cantor. Em 90, por meio das vozes de Gian & Giovanni, o Brasil inteiro aprendeu a amar essa música. Porém, dois anos antes, esta mesma faixa foi gravada pelo sensacional Zezé Di Camargo, em seu segundo disco solo, mas a repercussão foi bem baixa.

Viu só como nada é por acaso? Composta por César Augusto, Nem Dormindo Eu Consigo te Esquecer é uma música de acordes fáceis, melodia marcante e letra inesquecível.

Vida Vazia – Bruno & Marrone

Pensa numa canção que foi lançada há pouco mais de 20 anos, mas continua fazendo muito sucesso? Essa á a realidade de Vida Vazia, presente no quinto disco da dupla Bruno & Marrone, Cilada de Amor, de 1999. Além de agradar bastante à galera, essa canção é muito legal de ser tocada no violão. Rola umas interessantes mudanças de acordes e uns solos bem tranquilos de se fazer.

Confira a cifra completa e a videoaula de Vida Vazia, mais um hit inesquecível de B&M, no Cifra Club 😉

É o Amor – Zezé di Camargo & Luciano

Quando formou a dupla com o irmão Luciano, o cantor Zezé Di Camargo já era um artista rodado. Além de ter cantado com outras pessoas, Zezé já atinha até discos como artista solo. Na real, ele já batalhava por um lugar ao sol desde meados dos anos 70. No Natal de 1989, no entanto, as coisas mudaram pra valer: estava definida a formação da dupla Zezé Di Camargo & Luciano.

No ano de 1991, o duo gravou seu disco de estreia. O álbum veio puxado por É o Amor, a canção que fez o Brasil inteiro se render ao talento e ao carisma da dupla.

Como visto no vídeo acima, cantar essa música não é tarefa das mais simples. É preciso conseguir interpretar a mensagem romântica/sentimental/afetiva da letra, bem como ter uma extensão vocal bem elevada. Em contrapartida, a cifra de É o Amor é formada por acordes bem fáceis de tocar.

Sou Eu – Chrystian & Ralf

Com origens na cidade de Morrinhos (GO), a dupla Chrystian & Ralf sempre estará entre as mais afinadas do Brasil. Como principal diferencial, esses dois irmãos representam o raro caso em que ambos cantores de um duo são preparados para fazer a primeira e a segunda voz. Antes da formação da dupla, inclusive, ambos tinham carreia solo e cantavam em inglês.

Quando lançaram o hit Sou Eu, em 1992, Chrystian e Ralf já cantavam juntos havia quase 10 anos. Essa canção fez um grande sucesso, ou seja, ajudou a manter os irmãos no primeiro time da música sertaneja.

Pra tocar Sou Eu, você terá que fazer sete acordes, incluindo algumas pestanas. Não é difícil, enfim, desde que você tenha paciência.

Minha Estrela Perdida – João Paulo & Daniel

A dupla João Paulo & Daniel existiu entre os anos de 1980 e 1997, quando um trágico acidente de carro tirou a vida de João Paulo. Portanto, fazem parte da história da música sertaneja antiga. Um dos grandes hits do duo é a faixa Minha Estrela Perdida, presente no disco João Paulo & Daniel Vol. 7, lançado em 1996.

Contudo, o grande desafio da cifra dessa música é o solo da introdução. Portanto, preste bastante atenção! Só assim, você consegue tocar Minha Estrela Perdida.

Por fim, já que você chegou até aqui, não se esqueça de compartilhar o link deste post por aí! Todavia, não se esqueça de marcar seus amigos que curtem música sertaneja antiga.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK