Músicas católicas recentes: 7 canções para ouvir, louvar e tocar

Por Gustavo Morais

A música é importante em praticamente todas as culturas e segmentos religiosos. Trata-se de uma linguagem universal que une o que muitas coisas por aí conseguem separar.No post de hoje, vamos conversar sobre a música católica recente, um capítulo importantíssimo da mensagem cristã.

Formação de 2020 da banda Rosa de Saron, expoente da música católica

A banda Rosa de Saron faz rock cristão atual há mais de 30 anos (Foto/Pexels)

Como o conceito de tempo é bem relativo (o que é “novo” e o que é “velho”, afinal?), o recorte do papo aborda canções que foram lançadas entre os anos de 2015 e 2020. É uma conta justa, concorda? Dito isso, aproveito para informar que se continuar pot aqui, você vai ouvir, louvar e tocar 7 músicas católicas recentes.

Prepare aí o violão, mentalize coisas boas e bora lá curtir a mensagem!

1. A Fênix – Rosa de Saron

A veterana banda Rosa de Saron surgiu no movimento de Renovação Carismática Católica, em 1988. São mais de 30 anos fazendo rock com temáticas cristãs. O trabalho mais recente do grupo é o disco Lunação, que saiu em janeiro de 2020. Um dos destaques desse ótimo álbum é música A Fênix.

Para tocar com a cifra de A Fênix, você só precisa de quatro acordes e um capotraste!

2. Sara Brasil – Adriana Arydes e convidados

Há dois anos, em junho de 2018, Adriana Arydes lançou a música Sara Brasil. Contando com participações do Pe. Fábio de Melo, do cantor romântico Thiaguinho e do cantor evangélico Eli Soares, a canção é um dos feats mais ecumênicos da música cristã. Emoldurado por interpretações que vem da alma, a letra dessa música fala sobre fé, esperança e entrega do nosso país aos planos divinos.

Confira a cifra de Sara Brasil, hit de Adriana Arydes.

3. Maria Passa à Frente – Padre Marcelo Rossi e Gusttavo Lima

Na condição de representante da música católica contemporânea, Padre Marcelo Rossi sempre gravou com artistas de outros estilos. Lançada em 2019, a canção Maria Passa à Frente marca o feat. de Pe. Marcelo com o sertanejo romântico Gusttavo Lima. A música é uma ode às graças de Jesus por meio da intercessão de Nossa Senhora.

Para tocar Maria Passa à Frente, música do Padre Marcelo Rossi, você vai precisar saber fazer alguns acordes mais complexos 😉

4. Reconciliar – Anjos de Resgate

A banda Anjos de Resgate surgiu em 2000, ou seja, já são duas décadas levando a palavra cristã pelos quatro cantos do Brasil. O disco Inspiração está entre os trabalhos de estúdio mais recentes deles. Esse trabalho registra a música Reconciliar, faixa cuja letra fala sobre a questão do perdão, uma das pedras angulares do cristianismo.

Com muitos acordes, a cifra de Reconciliar, dos Anjos de Resgate, pode até assustar um pouco. Porém, com dedicação e persistência, você consegue tirar esse som numa boa.

5. Meu Alvo – Thiago Brado

Uma canção lançada em 2015 pode ser considerada antiga? Depende do ponto de vista e percepção de quem analisa. Para não avacalhar com as percepções de ninguém, vamos considerar que Meu Alvo, de Thiago Brado, é um clássico da história recente da música católica 😀 Com temática bastante profunda, essa faixa fala sobre a perseverança diária que envolve a busca pela unção do espírito santo.

Que tal conferir, agorinha mesmo, a cifra de Meu Alvo, hit do Thiago Brado?

6. Acalma Minha Tempestade – Frei Gilson

Frei Gilson faz parte do Som do Monte, iniciativa criada com a intenção de fazer da música um instrumento para levar a voz de Deus ao mundo. Em 2018, o sacerdote lançou a canção Acalma Minha Tempestade. A letra é um abençoado exercício em torno das dificuldades que encaramos no dia a dia, sempre com os cuidados de Deus.

Para tocar com a cifra de Acalma Minha Tempestade, você precisa só preparar seu capotraste! No mais, os acordes são bem tranquilos de fazer.

7. Deus ou o Dinheiro – Missionário Shalom (feat. Lito Atalaia)

No ano passado, Missionário Shalom lançou Deus ou o Dinheiro, canção cujo título já é uma reflexão e tanto. Na letra desse rock cristão, o artista lida com materialismo, busca desenfreada pela riqueza, ganância, entre outras atitudes que não emitem boas vibrações.

O Cifra Club tem um enorme acervo, graças às colaborações de pessoas como você! Infelizmente, no entanto, ainda não temos a cifra dessa música acima no banco de dados. Que tal dar um help e eviar a cifra de Deus ou o Dinheiro para o site?

E se você ainda não toca violão, mas quer muito aprender, confira o projeto Como Tocar Violão, o curso de violão online e gratuito do Cifra Club. O material é voltado para quem é nível iniciante. Desta forma, você vai conferir videoaulas que dão dicas sobre “qual violão comprar”, que ensinam “como afinar o instrumento”, entre outros temas básicos. No final das contas, você fechará um ciclo de aprendizado sendo o “Rei da rodinha de violão”, isto é, o cara que vai animar todas as festas, viagens com galera, acampamentos e luaus.

Utilizamos cookies para personalizar sua experiência. Ao acessar o site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.