Aprenda essas 3 progressões de acordes e toque muitas músicas no violão

Por Gislaine Costa

Se tem uma coisa que todo iniciante no violão gosta é de tirar o máximo de canções e da maneira mais fácil possível. É por isso que a vida seria melhor se desse para tocar muitas músicas com uma progressão de acordes que você já conhece, não é mesmo? Pois, é exatamente o assunto do nosso papo de hoje!

Mulher asiática faz progressão de acordes no violão
A progressão de acordes é um fundamento essencial para quem faz um som (Foto de Yan Krukov/Pexels)

Do rock ao sertanejo, é comum que muitas músicas populares tenham uma base com apenas 4 acordes. Então, conhecer uma progressão pode te ajudar a tocar muito mais canções! Ficou curioso? É só conferir nossa lista a seguir!

O que é uma progressão de acordes?

Antes de mais nada, um pouco de teoria! Os acordes de uma música vêm de um campo harmônico, que é o que faz com que eles “combinem” aos nossos ouvidos quando estão juntos. E muitas dessas sequências se repetem bastante, o que é ótimo para aumentar o repertório de quem está começando.

Uma progressão que é muito utilizada é: 1, 4, 5, 6. Isto é: o primeiro, quarto, quinto e sexto graus de um campo harmônico. Para simplificar, lembre-se do campo de Dó:

  • C, Dm, Em, F, G, Am, Bm5-, C.

Portanto, seguindo a progressão mencionada, os graus correspondem a: C, F, G, Am. Ah, e você pode mudar o tom e seguir a mesma sequência de graus que também é sucesso.

C, G, Am F – uma sequência, mil músicas

Agora que já entendeu mais sobre a teoria, é chegado o momento de conhecer músicas com progressão de acordes fáceis. E a primeira da lista já é boa demais, então é melhor ir tirando o violão da bag, porque hoje tem!

Let It Be – The Beatles

As músicas dos Beatles envelheceram como vinho e têm um lugar especial nos nossos corações. Como é o caso de Let It Be, cuja letra repetitiva funciona quase como um mantra para aqueles que a ouvem. Além disso, é um exemplo de música com progressões de acordes fáceis.

Segundo a cifra simplificada de Let It Be, a ordem é C, G, Am, F na maior parte da música, havendo uma alteração apenas no refrão. Músicas com poucas variações ajudam a ter mais firmeza na passagem das notas e essa é uma opção excelente.

No Woman No Cry – Bob Marley

Você sabia que No Woman No Cry, é a canção mais regravada do reggae? Inclusive, ganhou uma versão em português, do grande Gilberto Gil. Agora, esse hino do Bob Marley chega à nossa lista de músicas com progressão de acordes fáceis.

A música tem a mesma sequência, porém, tem uma diferença bem legal: você pode substituir o G e F por G4/B e F7M. Essa mudança, além de simplificar as transições, ainda elimina a pestana

Na Hora da Raiva – Henrique e Juliano

Presente no terceiro álbum da dupla Henrique e Juliano, Na Hora da Raiva está entre os seus maiores sucessos. Além disso, chegou à 4ª posição no Billboard Brasil lá em 2015. Não dá pra discutir o impacto desse hit hein?

Se quiser curtir essa sofrência junto ao seu violão, é só seguir a sequência de acordes C, G, Am e F9. Um ritmo simples e comum para o estilo sertanejo é o que é necessário para tirar essa música. 

Bm, G, A, D – a sequência de ouro

Essa progressão de acordes está no tom de Ré e é bem simples de fazer. Veja a seguir apenas algumas das muitas músicas que seguem esse mesmo padrão!

À Sua Maneira – Capital Inicial

Se essa música não pode faltar no repertório dos iniciantes no violão, precisa estar na nossa lista também, pois é uma opção bem fácil. Além disso, À Sua Maneira é um grande sucesso do Capital Inicial e todo brasileiro que se preze conhece muito bem a letra.

A sequência Bm, G, A, D se repete durante toda a música e o ritmo é único e simples. Essa é daquelas cifras bem fáceis de aprender e perfeitas para quem deseja melhorar a fluência na passagem dos acordes.

XO – John Mayer

Dá para tocar músicas do John Mayer com 4 acordes? Ô, se dá! A prova disso é a versão que esse grande guitarrista, cantor e compositor fez da canção XO, composição da gigante Beyoncé.

A cifra simplificada de XO começa com apenas 2 acordes da nossa sequência (D e G). Os demais aparecem só no refrão, o que torna ainda mais fácil. Uma variação legal é substituir os acordes de G e A por G7M e A4 para chegar mais na vibe na música.

With Or Without You – U2

Agora vamos voltar ao ano de 1987, quando a banda irlandesa U2 lançou With Or Without You, sucesso disparado da época. A música chegou ao topo do Billboard Hot 100 dos EUA, né pouca coisa não, hein?

Para tocar essa cifra de With Or Without You, você vai usar os mesmos acordes, porém em uma ordem diferente: D, A, Bm, G. Já para o ritmo, é só tocar 8 vezes para baixo em cada acorde e de forma meio abafada. Se você está aprendendo a tocar e cantar ao mesmo tempo, essa música é para você:

G, C, Em, D – progressão de acordes sem pestanas

Aqui vai mais uma progressão de acordes que possibilita tocar muitas músicas. Dessa vez, não há pestanas em nenhum deles, perfeito para que é iniciante e tem dificuldade com esse tipo de técnica!

Que sorte a nossa – Matheus e Kauan 

Essa música é boa para várias coisas diferentes: cantar pro mozão, mandar aquela indireta, servir como primeira música no violão, treinar batidas. Enfim, a lista é longa. Isso porque a cifra de Que Sorte a Nossa é bem simples e fácil de memorizar.

Na primeira parte, só vai precisar de dois acordes: G e C. Nos demais momentos, use a progressão G, C, Em e D e é só soltar esse vozeirão que há em você. Ah, para deixar as passagens ainda mais fáceis e dar um charme, use o C9 e Em7 no lugar de C e Em.

Quão Grande É o Meu Deus – Soraya Moraes

Se você toca na igreja e/ou apenas gosta de boas músicas gospel, aqui vai uma opção bem bacana! Soraya Moraes é um grande nome do estilo cristão contemporâneo e gravou essa canção que cairá muito bem no seu repertório.

A cifra simplificada de Quão Grande É o Meu Deus segue a ordem de acordes G, Em, C D em todas as partes da música. A batida tem ritmo lento e é geralmente é tocada 2 vezes para cada acorde. Veja a videoaula do Cifra Club e entenda os detalhes da música:

All Of Me – John Legend

John Legend definitivamente não estava brincando quando compôs esse hino, o qual dedicou para sua esposa. E agora a canção estará no seu repertório, pois só precisa da mesma progressão de acordes que você já aprendeu aqui.

Assim, para tocar a cifra de All Of Me, é só mudar a sequência: Em, C, G e D. Essa ordem só muda um pouquinho no pré-refrão, mas depois volta como no início. Ah e nessa música, você vai poder explorar sua habilidade com o dedilhado! Veja a videoaula e entenda o padrão certinho dessa parte:

Olha só quantas músicas com progressão de acordes semelhantes existem? Aprendendo sequências simples, você é capaz de tocar dezenas de canções. Ah, você pode aplicar a progressão em outras tonalidades e bom… o céu é o limite. Basta praticar diariamente e com empenho.

Para continuar nessa evolução e aprender ainda mais canções, você precisa conhecer o CifraClub Academy. A plataforma oferece cursos de teoria musical, violão e outros instrumentos, com foco em quem está dando os primeiros passos até às técnicas avançadas.