Cifra Club

Aprenda essas 3 progressões de acordes e toque muitas músicas no violão

Com apenas algumas progressões de acordes já dá para tocar várias músicas de sucesso. Confira tudo sobre esse assunto neste artigo!

Se tem uma coisa que todo iniciante no violão gosta é de tirar o máximo de canções da maneira mais fácil possível. É por isso que a vida seria melhor se desse para tocar muitas músicas com uma progressão de acordes que você já conhece, não é mesmo? Pois bem, esse é exatamente o assunto do nosso papo de hoje!

Mulher asiática faz progressão de acordes no violão
Dominar algumas progressões de acordes é essencial para violonistas (Foto/Pexels)

Do rock ao sertanejo, é comum que muitas músicas populares tenham uma base com os mesmos acordes. Então, conhecer uma progressão e saber aplicá-la em diferentes tonalidades pode te ajudar a tocar muito mais canções!

Se interessou? Acompanhe o artigo a seguir!

O que é uma progressão de acordes?

Antes de mais nada, um pouco de teoria! Os acordes de uma música vêm de um campo harmônico, que é o que faz com que eles “combinem” aos nossos ouvidos quando estão juntos.

Muitas das sequências de acordes se repetem bastante em diferentes músicas, o que é ótimo para aumentar o repertório de quem está começando.

1 – 5 – 6 – 4

Vamos começar com a progressão 1 – 5 – 6 – 4. Isto é: primeiro, quinto, sexto e quarto graus de um campo harmônico.

Para simplificar, lembre-se do campo harmônico de Dó: C – Dm – Em – F – G – Am – Bdim – C. Portanto, seguindo a progressão mencionada, os graus correspondem a: C – G – Am – F. Veja só algumas músicas que têm essa progressão de acordes na cifra:

Na Hora da Raiva – Henrique e Juliano (C, G, Am e F9)

Se quiser tocar Na Hora da Raiva no violão, é só seguir a sequência de acordes C, G, Am e F9. Com isso, basta tocar uma batida de sertanejo simples e curtiu ao som dessa boa sofrência!

With Or Without You – U2 (D, A, Bm, G)

Para tocar a cifra de With Or Without You, você vai usar a mesma progressão da música anterior, mas no tom de Ré. Ou seja, a sequência dos graus é idêntica (1 – 5 – 6 – 4), só que corresponde aos acordes D, A, Bm e G.

Se preferir, você até pode colocar um capotraste na 2ª casa para tocar baseado no shape de C. Já para o ritmo, é só tocar 8 vezes para baixo em cada acorde e de forma meio abafada.

Let It Be – The Beatles (C, G, Am, F)

A cifra simplificada de Let It Be tem os acordes C, G, Am e F na maior parte da música, havendo poucas variações. Composições assim ajudam a ter mais firmeza na passagem das notas, e essa é uma excelente opção para isso.

6 – 4 – 1 – 5

Essa outra progressão começa com um acorde menor, que gera um clima mais emotivo. Trata-se de uma sequência extremamente comum e bem simples de se fazer. Veja abaixo algumas das músicas que seguem esse padrão:

À Sua Maneira – Capital Inicial (Bm, G, D, A)

A sequência Bm, G, A e D se repete durante toda a cifra de À Sua Maneira. Ademais, o ritmo simples. Essa é daquelas cifras bem fáceis de aprender e perfeitas para quem deseja melhorar a fluência nas trocas de acordes.

Complicated – Avril Lavigne (Dm, Bb9, F, C)

O refrão de Complicated utiliza a progressão 6 – 4 – 1 – 5 no tom de F, ficando assim: Dm, Bb9, F e C. Perceba que, desconsiderando a tonalidade, essa música tem a mesma relação de acordes da anterior.

1 – 4 – 6 – 5

Aqui vai mais uma progressão de acordes que possibilita tocar músicas conhecidas dos mais variados estilos musicais. Confira:

Que Sorte a Nossa – Matheus e Kauan (G, C, Em, D)

A cifra de Que Sorte a Nossa é bem simples e fácil de memorizar. Na primeira parte, só vai precisar de dois acordes: G e C. Nos demais momentos, use a progressão G, C, Em e D (1, 4, 6, 5). Para deixar as passagens ainda mais fáceis e dar um charme à execução, use C9 e Em7 no lugar de C e Em.

Unwell — Matchbox Twenty (A, D, F#m, E)

A progressão 1, 4, 6, 5 se faz presente novamente em Unwell. Nos versos, a sequência é diferente, mas ainda bastante simples. Repare que só há um acorde com pestana na sequência, o que facilita a execução. Porém, ao mesmo tempo, auxilia a desenvolver a força dos dedos para futuramente tocar canções mais complexas.

Aprenda mais progressões de acordes

Olha só quantas músicas com progressões de acordes semelhantes existem? Aprendendo sequências simples, você já é capaz de tocar dezenas de canções.

E também é possível aplicar essas sequências de acordes em outras tonalidades. O mais importante é praticar diariamente e com empenho.

Aliás, se você quer evoluir gradativamente nos estudos musicais e ter um desenvolvimento auxiliado profissionalmente, aqui vai uma dica final: conheça o curso de violão do Cifra Club Academy e evolua no instrumento!

Na nossa plataforma de ensino de música online, você confere aulas completas, guiadas por instrutores qualificados e com materiais excelentes para os seus estudos.

Não perca mais tempo e inscreva-se já!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK