Cifra Club

Relembre as músicas mais importantes da LaLiga

A música é um dos grandes atrativos da LaLiga, a primeira divisão do futebol espanhol. Além de ser o palco para que alguns dos melhores jogadores de cada geração desfilem seus talentos, a competição tem como destaque a relação apaixonada entre os torcedores e as canções tocadas ou entoadas nos estádios. Convenhamos: essas celebrações musicais são um espetáculo à parte!

LaLiga é a primeira divisão do futebol espanhol

Uma playlist espetacular embala a trila musical da LaLiga (Imagem/Divulgação)

Por essas e outras, é justíssimo a gente relembrar as músicas que embalam os momentos mais importantes da LaLiga. Nesta nossa conversa, você vai ouvir e aprender a tocar algumas das faixas mais emblemáticas de um dos torneios de futebol mais importantes ao mundo.

O texto de hoje não é fruto da imaginação desse escriba, amigas e amigos! As informações são da Weber Shandwick, empresa responsável pela assessoria da LaLiga. Dito isso, está na hora de ajustar aí os fones de ouvido, preparar o seu violão e se divertir/surpreender com a relação que há entre a música e os estádios de futebol da Espanha.

¡Dale!

As músicas emblemáticas da LaLiga

A ideia deste post não é reunir todos os hinos de torcida ou músicas oficiais dos times que disputam a LaLiga. A intenção é relembrar as principais músicas que deixam o campeonato espanhol ainda mais atrativo. Afinal de contas, nunca será só futebol! Vamos lá?

Highway to Hell – AC/DC

Vários anos atrás, o Villarreal CF pediu a seus fãs sugestões para a “música de gol” do estádio. A torcida do Submarino Amarelo [apelido do time] escolheu Highway to Hell, do AC/DC. Seria esse o time mais rock and roll do mundo?

The Final Countdown – Europe

Uma das celebrações de gol mais icônicas de todo o futebol espanhol pode ser realizada no Estádio de Vallecas, do Rayo Vallecano. Quando o Rayo anota um gol, em uníssono os torcedores cantam The Final Countdown, clássico do Europe.

Kernkraft 400 – Zombie Nation

Kernkraft 400, do projeto alemão de música eletrônica Zombie Nation, é uma música para deixar os torcedores do Levante de bom humor. Por isso, ela é a faixa perfeita para rolar muitas vezes em seu estádio, o Ciutat de València. Este hit de 1999 é a música que sempre é tocada quando os granotas balançam a rede.

Bella Ciao – Manu Pilas

No estádio de Mendizorrotza, icônica casa do Alavés, a música pré-jogo mais tocada é Bella Ciao, de Manu Pilas, canção que alcançou fama mundial por ser o tema da famosa série Casa de Papel. Com as letras nos telões para envolver todos presentes no estádio, os torcedores abraçam a ideia e acabam cantando junto, protagonizando um belíssimo espetáculo.

Seven Nation Army – The White Stripes

No moderníssimo Wanda Metropolitano, casa do Atletico de Madrid, a atmosfera rocker também toma conta. Uma versão do clássico Seven Nation Army, do White Stripes, soa após cada gol dos mandantes, com os torcedores nas arquibancadas celebrando ao inconfundível som desse clássico.

Thunderstruck – AC/DC

O AC/DC é responsável por muitas das canções tocadas em estádios de futebol, servindo também para aclimatizar todos os fãs. E uma das músicas mais populares é a faixa Thunderstruck. Na casa do Atlético de Madrid, ela é tocada à medida que as escalações são lidas antes de a partida começar. Nas partidas noturnas, o espetáculo é particularmente impressionante, pois as luzes do estádio acendem e apagam no ritmo da música.

Real Dup Dup – Mickie Krause

Outra música alemã que se tornou um clássico da LaLiga é Real Dup Dup, de Mickie Krause. Por vários anos, essa é a faixa tocada após gols marcados pelo time do Real Sociedad quando joga em casa, isto é, na Reale Arena.

Ghostbusters – Ray Parker Jr.

Uma das escolhas de música pré-jogo mais peculiares é a do estádio El Sadar, do Osasuna, que pulsa ao som de Ghostbusters – como forma de preparação/aquecimento do que está por vir. Afinal, nada mais justo que um dos palcos mais atmosféricos de toda a LaLiga (possuindo, até hoje, o recorde de decibéis registrado em um estádio espanhol), tenha uma música tão animada para embalar todos os presentes.

Stereo Love – Edward Maya & Vika Jigulina

O Real Betis também oferece uma grande variedade de músicas como parte de seu entretenimento pré-jogo. Uma música que acabou se destacando sobre todas as outras na última década é Stereo Love, de Edward Maya e Vika Jigulina. O riff de acordeão particularmente cativante se tornou um canto que nação verdiblanca entoa durante as partidas da equipe andaluza.

¿Cómo no te voy a querer? – Real Madrid

Durante a Copa do Mundo de 2018, ¿Cómo no te voy a querer? – Ou “Como eu poderia não te amar?”, em português – se tornou um dos cantos mais ouvidos do torneio. O que poucos sabem, no entanto, é que ele teve origem entre os torcedores da equipe mexicana do Pumas UNAM e foi adotada pelos madridistas depois de os dois clubes terem duelado no Troféu Bernabéu, em 2004.

Oh, le, le, oh, la, la – FC Barcelona

O Camp Nou, casa do FC Barcelona, é o maior estádio da Europa e quase inigualável em termos de atmosfera quando cheio. Entre as muitas canções cativantes do cancioneiro dos blaugranas está “Oh, le, le, oh, la, la, ser del Barça es el millor que hi ha”. Que, traduzido do catalão (a língua local), fica: “Oh, le, le, oh, la, la, ser torcedor do Barça é a melhor coisa que existe”.

Nunca é demais comentar: as músicas dedicadas ao inesquecível Diego Maradona também alegraram a torcida do Barça. Em sua passagem de quase dois anos com as cores do blaugrana, o eterno craque argentino ganhou três títulos.

Sobre a LaLiga

Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2.7 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 41 países através de 11 escritórios e 44 delegados, abrangendo 84 países. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.

É LaLiga. #HayQueVivirla

E aí, torcedoras e torcedores? Curtiu este nosso resgate musical de hoje? Então, que tal compartilha com a galera, sempre marcando seus amigos que também são fanáticos por música e futebol, duas paixões mundiais?!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK