Cifra Club

8 músicas de aniversário que você precisa ter no repertório

Você conhece as músicas de aniversário que mais fazem sucesso nas festas? Se pretende se apresentar em comemorações do tipo ou quer homenagear algum amigo ou parente, é importante conhecer essas canções. Tocar algo além do tradicional Parabéns Pra Você com certeza vai surpreender o aniversariante!

Amigo presenteia outro tocando músicas de aniversário no viol
As músicas para tocar em festas de aniversário precisam estar no seu repertório (Foto/Freepik)

Para esses momentos, existem músicas ideais para adultos, outras que agradam mais às crianças e outras que cativam especialmente os aniversariantes da terceira idade. Por isso, preparamos uma seleção com sugestões especiais para todas as faixas etárias e gostos.

As músicas de aniversário que agitam qualquer festa

Nesta seleção estão desde músicas mais antigas, lá dos anos 1960, até algumas mais modernas, lançadas nas primeiras décadas do século XXI. Assim, pelo menos uma delas é ideal para o seu homenageado. Confira!

1. Envelheço na Cidade — IRA! (1986)

Com certeza essa é uma das músicas de aniversário mais pedidas nas confraternizações. Além de ser bem animada, o sucesso do IRA! também se deve muito à letra, com a qual bastante gente se identifica. É difícil encontrar quem goste de pop/rock e não conheça a canção.

Para tocá-la, você precisa fazer sete acordes, todos sem pestana. Por isso, pode ser executada inclusive pelo violonista iniciante. No entanto, vale a pena estudar bem a introdução, que é marcante e faz muita gente já reconhecer a música de cara. Sem ela, Envelheço na Cidade perde um pouco da sua identidade.

2. Birthday — The Beatles (1968)

A música faz parte do bem conceituado disco The Beatles, aquele que ficou mais conhecido como Álbum Branco. Birthday é um rock animado e pesado, principalmente para os padrões da época.

Cabe bem em muitas homenagens daqueles que viveram os anos 60, mas também pode agradar beatlemaníacos e rockeiros de qualquer idade. É bom lembrar que há muitos jovens que adoram músicas antigas.

A princípio, a canção é bem fácil de tocar, pois possui apenas cinco acordes maiores, todos sem pestana. Mas ela tem alguns riffs bem característicos que, se não incluídos, podem fazer bastante falta.

Dessa forma, para deixar a música completa e mais rica, o ideal é tocar com mais uma pessoa, pelo menos. Mas, se você for um violonista avançado, talvez consiga criar um arranjo legal para tocá-la sozinho.

3. Birthday — Katy Perry (2013)

Katy Perry ainda é um grande sucesso entre os mais jovens e também tem uma música com temática de aniversário. Portanto, essa é uma boa opção para agradar os que tem menos de 30 anos e que gostam de pop internacional. Ah, vale a pena assistir aos dois divertidíssimos clipes da música!

Para essa canção você precisará de um capotraste na quarta casa. Mas ela é super fácil de tocar e só tem três acordes. Por outro lado, para deixar Birthday mais rica e interessante, é preciso usar a criatividade.

Você pode, por exemplo, variar as batidas durante a música, além de fazer mudanças de dinâmica, deixando algumas partes mais suaves e outras mais intensas.

4. Parabéns da Galinha Pintadinha — Galinha Pintadinha (2014)

Que tal ficar preparado para os aniversários das crianças que estejam comemorando seus primeiros anos de vida? Com centenas de milhões de views no YouTube, a canção da Galinha Pintadinha é uma das mais legais para agradar a essa faixa etária.

Por isso, mais uma boa sugestão da lista de músicas de aniversário é perguntar aos pais da criança o que acham de você cantar a música antes do tradicional Parabéns Pra Você. Muitos vão adorar a ideia!

Para facilitar a execução, coloque o capotraste na primeira casa. Feito isso, são apenas cinco acordes, todos fáceis, sem pestana e um ritmo que também não oferece dificuldade nem mesmo para os mais iniciantes.

Um desafio não obrigatório, mas que pode incrementar o final de Parabéns da Galinha Pintadinha, é fazer movimentos rápidos com a mão direita no último acorde.

5. Parabéns da Xuxa — Xuxa (1986)

À primeira vista, pode parecer mais uma dica para aniversários infantis, mas não é bem assim… A canção, composta por Paulo Massadas e pelo hitmaker Michael Sullivan, agrada às crianças, claro, mas geralmente chama mais a atenção dos adultos mesmo.

Quem costuma se empolgar bastante são os fãs da Xuxa que viveram sua infância nos anos 1980.

São seis acordes, sendo três deles com pestana. Portanto, é legal que elas já estejam bem treinadas. A música tem uma introdução conhecida e algumas particularidades no arranjo.

No entanto, ela fará sucesso mesmo que essas partes não sejam tocadas. Com a festa no auge da animação, é até melhor que você parta direto para a letra de Parabéns da Xuxa!

6.  Meu Aniversário — Vanessa da Mata (2010)

A canção da cantora mato-grossense é uma boa dica para homenagear quem gosta de MPB, especialmente da safra de artistas surgidos nas últimas décadas. Ao final da letra de Meu Aniversário, a artista cita alguns nomes aleatórios, parabenizando cada um. Eis uma boa oportunidade para você substituir um deles pelo nome de quem quer homenagear.

Como possui treze acordes, alguns com pestana ou acrescidos de sétimas e nonas, a canção pode assustar um pouco o violonista iniciante.

Sendo assim, o ideal é que seja tocada por quem já está em um nível intermediário. O ritmo é bem suingado e também exige um pouco de destreza para ser executado com um instrumento só.

7. Hoje é Seu Aniversário — Leandro & Leonardo (1998) 

Quem curte aquele sertanejo dos anos 90, mais especificamente Leandro & Leonardo, também pode gostar dessa canção. A dupla gravou a faixa junto ao tradicional Parabéns Pra Você, num pot-pourri. No fim das contas, com uma letra bem positiva e universal, ela pode agradar até mesmo aos que nunca a tenham escutado.

A música é tocada em ritmo de marcha e tem cinco acordes, sendo dois com pestana. Aqui no Cifra Club você encontra uma versão simplificada de Hoje é Seu Aniversário, em um tom abaixo do original.

Além disso, para facilitar a execução, a cifra também omite a mudança de meio tom (modulação), que acontece a certa altura da faixa.

8. Aniversário — Palavra Cantada (1996)

Eis outra música bem legal para as crianças pequenas. Dos talentosíssimos irmãos Paulo e Luiz Tatit e interpretada pela dupla Palavra Cantada, a canção tem uma melodia doce e uma letra simples.

Nela, o aniversariante se descreve como um “gigante”, “do tamanho de um elefante” pela mudança de idade. A criançada e seus pais vão se surpreender com a escolha!

Pode não parecer, mas a música é fácil de tocar. O iniciante pode se assustar com o acorde diminuto, mas ele só exige um pouco de treino. Já o com pestana pode ser feito de uma forma mais fácil: passe o mouse sobre ele e clique em “variar acorde”, na página do Cifra Club dedicada a Aniversário.

Por fim, o segundo acorde que aparece na música pode ser substituído pelo desenho correspondente ao D9 (ré com nona).

Compartilhe essas dicas de músicas de aniversário!

Curtiu os conselhos? Então, que tal compartilhar este post com seus amigos? Eles certamente ficarão felizes em fazer uma homenagem especial para alguém com uma dessas músicas de aniversário. É capaz que você mesmo se torne o homenageado!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK