Cifra Club

As melhores músicas de Cássia Eller para tocar hoje

Hoje você vai aprender a tocar 8 cifras de músicas da Cássia Eller com a ajuda de dicas especiais!

Como forma de homenagem a um nome histórico da música brasileira, preparamos uma seleção especial de músicas da Cássia Eller para você tocar no violão! Então, que tal aprendê-las e ajudar a manter viva a memória da cantora, espalhando as canções dela por aí?

Cássia Eller nos deixou aos 39 anos de idade, em 2001 (Foto: Reprodução/Deezer)

A cantora deixou em vida interpretações inigualáveis de canções de outros artistas, performances intuitivas e obras viscerais. Portanto, nada mais justo do que honrarmos seu legado tocando as músicas que fizeram dela essa figura queridíssima da arte nacional!

8 músicas de Cássia Eller para tocar no violão

Nesta seleção, você vai encontrar faixas de diferentes épocas da carreira da intérprete. Há, inclusive, as clássicas versões de canções de outros artistas, como Renato Russo e Chico Buarque, entre outros.

Todas essas músicas são conhecidas por muita gente, o que certamente vai garantir o seu sucesso na hora de tocar! Mas a lista também tem uma surpresa.

Espírito do Som foi lançada em 2021, com arranjo de Chico Chico, filho da cantora! Para a gravação, foi utilizado um áudio de voz e violão registrado em fita K7 pela própria artista em 1985.

Dito isso, se liga só no repertório especial de Cássia Eller que montamos para você aprender:

  • Espírito do Som
  • Por Enquanto
  • O Segundo Sol
  • Malandragem
  • E.C.T.
  • Partido Alto
  • Palavras Ao Vento
  • All Star

1. Espírito do Som

A mais nova canção de Cássia Eller, Espírito do Som, não é difícil, mas tem algumas pestanas, o que pode dificultar um pouco a vida dos iniciantes. No entanto, você vai perceber que é até mais fácil utilizá-las em algumas passagens, como é o caso da sequência B – C – C#.

Outra dica simples, mas que ajuda a deixar a música com uma pegada mais blues, é utilizar alguns slides entre os acordes. Em outras palavras, na troca entre eles, você pode deslizar os dedos até o próximo shape.

2. Por Enquanto

Aqui no Cifra Club você encontra uma videoaula completa e outra simplificada de Por Enquanto, ambas baseadas na gravação do Acústico MTV de 2001.

A primeira mostra uma introdução mais detalhada (inclusive com o trecho em palm mute) e acordes de passagem. Além disso, a troca rápida de acordes exige habilidade, sendo ideal para quem já tem alguma prática no violão. Veja:

Já a versão simplificada, omite esses acordes de passagem e torna o desafio mais tranquilo para iniciantes. Ainda assim, alguns shapes não são tão comuns para quem tem pouca prática no violão. Mas basta treinar para conseguir tocar!

3. O Segundo Sol

Para saber como tocar O Segundo Sol no violão, você vai precisar de um capotraste na 3ª casa. Apesar de ter uma pestana, a música não é difícil e pode ser praticada até mesmo por iniciantes. 

Por outro lado, se você quiser executar algumas passagens do arranjo, será preciso mais desenvoltura, especialmente para combinar a mão esquerda (para os canhotos, a direita) com a batida.

4. Malandragem

Quer saber como tocar a música Malandragem no violão, um dos maiores sucessos de Cássia Eller? Então, prepare-se para alguns acordes com pestana e variações na batida.

A versão simplificada pode não soar como a outra, mas não fica muito longe disso. Com menos pestanas, é possível descansar um pouco a mão esquerda durante a música. Veja:

5. E.C.T.

Existem duas versões de E.C.T. que ficaram bem conhecidas. A original, de 1994, e a apresentada no já citado Acústico MTV. Na página da cifra da canção, a tablatura e o tom da música se referem à segunda versão.

Nela, o ritmo é um desafio reservado para violonistas avançados, pois exige velocidade e outras técnicas mais apuradas para soar bem.

No entanto, você sabe como é possível aprimorar seus fundamentos no instrumento e tocar essa música, por exemplo, com mais facilidade? Com o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

Em contrapartida, a levada da gravação de 94 é bem mais fácil, e esta pode ser tocada por estudantes com menos experiência. Para manter a harmonia original, suba um tom com a ferramenta à esquerda da página da cifra de E.C.T.

6. Partido Alto

Foi também no aclamado Acústico MTV que Partido Alto ganhou um excelente arranjo e interpretação genial de Cássia.

São 13 acordes não muito comuns para iniciantes, incluindo algumas pestanas. As batidas também não são tão simples. Por isso, essa cifra é mais voltada para quem tem certo domínio do instrumento.

Mas é possível simplificar, claro! Para isso, uma das opções é usar a ferramenta “variar acorde” no nosso site. Ademais, não inclua as dissonâncias da harmonia. Assim, ao invés de fazer um C#7/9, por exemplo, você pode simplesmente fazer um C#.

7. Palavras Ao Vento

A balada Palavras Ao Vento pode parecer difícil à primeira vista, já que possui 11 acordes, incluindo pestanas. No entanto, novamente com a ferramenta “variar acorde”, você verá que é fácil substituir as pestanas por outros shapes.

A batida da canção também não é complicada, e a troca de acordes acontece de forma lenta. Você também pode contar com a ajuda da videoaula abaixo:

8. All Star — Nando Reis (2002)

Se você procura por músicas fáceis de tocar, saiba que All Star é uma das cifras de Cássia Eller mais simples. Ela não possui nenhuma pestana e ainda conta com uma batida simples. Para completar, as mudanças de acordas são feitas de forma lenta.

Ainda assim, são 10 shapes no total, o que vai exigir um pouco do estudo para quem está começando e não conhece todas as formas. Mas longe de ser uma tarefa difícil!

A versão de Nando Reis e a gravação de Cássia Eller são muito parecidas harmonicamente. Por isso, optamos por sugerir a você a cifra do músico, já que ela vem acompanhada por uma videoaula super caprichada. Confira:

Mande estas dicas de músicas de Cássia Eller para seus amigos! Assim, mais gente pode tocá-las e ajudar a mostrar a importância dessa artista para as próximas gerações. Afinal, música boa não tem prazo de validade!

Além disso, evolua no violão com ainda mais repertório no Cifra Club Academy! Na nossa plataforma, você terá um aprendizado especial sobre as técnicas do instrumento, batidas e as melhores músicas para praticar.

Acesse o Cifra Club Academy e estude música com diversas vantagens!

Cifra Club Academy

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK