Cifra Club

Como tocar as melhores músicas de Jimi Hendrix?

Se você ama tocar guitarra e é fã de Jimi Hendrix, não pode perder nossa lista das melhores músicas do artista para tocar!

Desde o surgimento de Jimi Hendrix, todo guitarrista foi influenciado por ele, consciente ou inconscientemente. Isso mostra o quanto este artista histórico redefiniu a história da música. E, para honrar o legado do guitarrista, nada melhor do que tirar suas músicas. Por isso, fizemos uma lista ensinando como tocar as melhores músicas de Jimi Hendrix!

Jimi Hendrix solando em show
Hendrix é, para muitos, o maior e melhor da história na guitarra (Foto: Reprodução)

O guitarrista estadunidense não foi inovador apenas na forma como tocava seu instrumento, mas também nas contribuições que deu para o avanço da guitarra elétrica. Dessa forma, ele popularizou vários pedais de efeito, como wah-wah, univibe, fuzz, oitavador e phaser.

Além disso, ele redefiniu os parâmetros do rock, soul, blues e funk, sem falar na importância sociocultural que ele exerceu no fim dos anos 60.

17 melhores músicas de Jimi Hendrix para tocar hoje

Tocar as músicas de Jimi Hendrix exige dedicação e paciência, tanto nos solos quanto nas bases. No entanto, elas são um excelente estudo para evoluir seu nível na guitarra. Então, pronto para aprender como tocar as melhores músicas de Jimi Hendrix?

Algumas das faixas que separamos por aqui hoje são:

  • Little Wing
  • Purple Haze
  • All Along The Watchtower
  • Voodoo Child
  • Foxy Lady
  • Castles Made of Sand
  • Angel
  • Bold As Love
  • Red House

1. If 6 Was 9

Uma das mais psicodélicas músicas de Jimi Hendrix, If 6 Was 9 tem um riff nos versos bem fácil de tocar. Por outro lado, o refrão traz 5 acordes, sendo 4 deles dissonantes. As trocas entre os shapes são tranquilas, já que a maioria tem o mesmo formato. No entanto, trata-se de uma montagem um pouco complicada. Por fim, treine os 2 solos da música em um andamento mais lento, com a ajuda do metrônomo.

2. Manic Depression

Bem no meio do solo de Manic Depression, existem frases tocadas com bastante rapidez. Portanto, comece treinando esses trechos em um andamento mais lento. Ao mesmo tempo, tire as outras partes do solo e os riffs da base que são bem tranquilos de tocar.


3. Crosstown Traffic

Com uma progressão de acordes mais complexa, Crosstown Traffic possui 4 pestanas (Bm7, Bsus4, F# e F#7). Além disso, aparecem 3 acordes dissonantes: A7#9, B7#9 e C#7#9. No entanto, os acordes do verso são tocados com duas palhetadas logo no primeiro tempo dos compassos. Os outros três tempos ficam em silêncio, o que facilita as trocas entre os shapes. Contudo, treine essas transições em um andamento mais lento, até pegar o jeito.

4. Hear My Train A Comin

Antes de tudo, afine a guitarra 2 tons abaixo para tocar Hear My Train A Comin. O solo da introdução abusa de hammer on e pull off, mas não é difícil. Porém, o solo final tem vários trechos bem rápidos, exigindo um bom domínio da palhetada alternada. Portanto, tire esse solo por trechos e treine-o em um andamento mais lento até você assimilar o tempo e as frases dele.

5. Little Wing

Uma lista com as melhores músicas de Jimi Hendrix não pode deixar Little Wing de fora! Atente-se para as frases que o guitarrista executa entre os acordes durante toda a música. Por isso, separe a canção por partes para assimilar melhor as dinâmicas da faixa. O solo não traz maiores segredos, mas é preciso tocá-lo com bastante sentimento.

6. All Along The Watchtower

Com toda a certeza, All Along The Watchtower é uma das melhores músicas de Jimi Hendrix. Além de ser um dos seus maiores sucessos, ela é quase um curso de guitarra por si só. Seus 3 acordes têm pestana. Além disso, ao longo dos 4 solos da música, é preciso utilizar bend, vibrato, slide, hammer on e pull off. Por fim, a segunda metade do terceiro solo é feita com o pedal de wah-wah.

7. Red House

Para tocar Red House, é preciso ter um bom conhecimento da escala pentatônica e da escala blues. Recomendamos tirar os 2 solos fragmentando cada um em frases. Ao mesmo tempo, aprenda os vários licks espalhados ao longo da música. Por último, treine as frases e licks mais rápidos em um andamento mais lento.

Curtiu tocar esse blues-rock de sucesso do Jimi Hendrix? Então, o que acha de conhecer alguns licks históricos de outros grandes nomes deste histórico gênero musical? Para isso, confira o nosso e-book gratuito!

E-book de licks de guitarra blues do Cifra Club Academy

8. Fire

Os solos de Fire são tranquilos, exigindo apenas uma boa precisão nos bends. A introdução é feita com power chords, mas só são tocadas a tônica e a oitava. Ou seja, monte o power chord com 3 dedos, mas apenas encoste o dedo anelar, sem pressionar a corda. Se possível, use um pedal de fuzz. Por fim, pratique bem os acordes do refrão, que têm um formato parecido com o shape de F sem pestana, mas possuem variações usando o dedinho.

9. Angel

Sem sombra de dúvida, Angel é uma das melhores músicas de Jimi Hendrix! Para tocá-la, use o pedal de univibe e afine a guitarra meio-tom abaixo. Ademais, siga a tablatura para aprender os dedilhados que Hendrix faz entre as batidas dos acordes no verso. Por último, o solo no fim da música é super tranquilo.

10. Bold As Love

O ponto mais importante de Bold As Love são as rápidas palhetadas alternadas nos acordes do refrão. Assim sendo, é recomendado treinar essa parte da música com um metrônomo. Além disso, use um pedal de phaser no solo.

11. Castles Made Of Sand

Castles Made Of Sand tem que estar em uma lista das melhores músicas de Jimi Hendrix, por ser mais um exemplo de base riquíssima. Dessa forma, a execução dos acordes é intercalada com slides e frases com hammer on, bends e pull off. Siga a tablatura e tire a música por trechos.

12. Johnny B. Goode

A fantástica versão de Jimi Hendrix para Johnny B. Goode, de Chuck Berry, abusa de rapidez, bends e alavancadas nos seus solos. Portanto, é legal já ter um bom domínio de palhetada alternada e tirar os solos por trechos. Por fim, treine as alavancadas com cuidado para não desregular o tensor do braço da guitarra.

13. Foxy Lady

Com um dos riffs mais famosos da carreira de Hendrix, Foxy Lady também tem alguns licks tocados rapidamente com hammer on e pull off. Portanto, tire-os separadamente e treine com calma até você conseguir tocar a música completa.

14. Voodoo Child

Inegavelmente, Voodoo Child é uma das melhores músicas de Jimi Hendrix. A base dela é bem tranquila, precisando do pedal de wah-wah para fazer a introdução. No entanto, os solos são longos e com trechos bem rápidos. Portanto, é recomendado aprender uma frase de cada vez. Dessa forma, é mais fácil assimilar as técnicas utilizadas, assim como o ritmo e o andamento.

15. The Wind Cries Mary

Um dos maiores sucessos de Jimi Hendrix, The Wind Cries Mary é outro exemplo de progressão de acordes com ornamentos melódicos. No entanto, seus dedilhados e fraseados são tranquilos de tirar, pois a música é lenta. Por fim, o solo também não apresenta grandes segredos, mas procure tocá-lo com feeling.

16. Hey Joe

Clássico absoluto, Hey Joe tem a mesma progressão de acordes durante quase toda a música (C, G, D, A e E). Seu solo é um dos mais belos já gravados por Hendrix e traz técnicas costumeiras, como bends, slides, hammer on e pull off, sem grandes preocupações.

17. Purple Haze

Purple Haze tem 2 solos bem fáceis de tocar. Além disso, a canção possui 3 acordes que se repetem nos versos. No entanto, o mais chamativo é o riff da introdução, com seus arpejos, hammer on e slides, gerando um bom treino de digitação.

Após essas dicas certeiras para aprender como tocar as melhores músicas de Jimi Hendrix, que tal investir na sua evolução na guitarra?

Para isso, inscreva-se no Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online! No curso de guitarra, você vai ficar fera em todas as técnicas, escalas, teoria e tudo o que envolve o universo das seis cordas.

Além disso, é tudo por um preço acessível e seguindo um método focado única e exclusivamente no seu desenvolvimento musical. Portanto, não perca mais tempo e venha estudar música com quem entende do assunto!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK