As 7 melhores músicas de Leandro & Leonardo para tocar no violão

Por Guilherme Ferragut

Hoje é dia de saudarmos o legado de uma das grandes duplas sertanejas da nossa história. Logo, neste artigo, você vai aprender a tocar as melhores músicas de Leandro & Leonardo no violão!

Leandro e Leonardo
Os irmãos Leandro e Leonardo marcaram o sertanejo nacional para sempre (Foto/Reprodução/Internet)

Quando pensamos em música sertaneja dos anos 90, a saudosa dupla Leandro & Leonardo é uma de nossas primeiras lembranças. Com muito talento, carisma e bom repertório, os irmãos goianos, de fato, revolucionaram a música brasileira.

Entre 1983 e 1998, eles gravaram vários discos de estúdio e, com a força das rádios, emplacaram sucessos inesquecíveis e conquistaram um incontável número de fãs. A popularidade dos artistas, inclusive, é bem alta mesmo entre a galera que não viveu aqueles tempos.

Por conta de tudo isso, preparamos um material especial com dicas práticas para você aprender a tocar as melhores músicas de Leandro e Leonardo! O coração já começou a bater mais forte, minha amiga e meu amigo? Então, continue lendo, afine seu violão e deixe essa musicalidade tão única te levar.

Qual é a história de Leandro e Leonardo?

Naturais de Goianápolis, em Goiás, os irmãos Luís José da Costa e Emival Eterno da Costa nasceram em uma família de plantadores de tomate. Em 1981, Emival adotou o nome Leonardo, enquanto Luís passou a ser o Leandro. Juntos, formaram a dupla Leandro & Leonardo, que anos mais tarde seria uma das mais conhecidas do sertanejo.

Após ganhar um prêmio em dinheiro num concurso de calouros de uma TV Local, a dupla foi tentar a vida em São Paulo. Na “Terra da Garoa”, entre um sufoco e outro, os irmãos gravaram o primeiro álbum, que não obteve sucesso, tendo apenas 500 vendas.

Porém, com muita perseverança, reverteram a situação com os trabalhos seguintes, e o resto já é história. Em 15 anos de carreira, Leandro & Leonardo venderam uma quantia incalculável de discos. Os irmãos emplacaram dezenas de hits no cancioneiro da música nacional e, até hoje, são referências no cenário.

As melhores músicas de Leandro & Leonardo

Montar uma playlist com as melhores canções de Leandro & Leonardo é um exercício emocionante. Afinal de contas, a dupla emplacou uma chuva de hits nas paradas de sucesso.

A ideia deste post é resgatar algumas das músicas mais emblemáticas deles e te ensinar a tocar as faixas. Vamos nessa!

1. Solidão

Lançada no álbum Leandro & Leonardo Vol. 2, a música Solidão é uma composição assinada por Zezé Di Camargo – sim, o da dupla com Luciano. Com boa rotação nas rádios, a faixa começou a atrair novos fãs e abriu as portas para que nossos heróis começassem a espalhar seus talentos.

Para tocar essa canção emblemática da carreira da dupla, não há muitos segredos. A parte mais complicada é mesmo na hora de fazer as pestanas. No mais, é só pegar o violão, acompanhar a cifra da música e se emocionar tocando.

2. Entre Tapas e Beijos

Com o lançamento de Entre Tapas e Beijos, em 1989, no disco Leandro & Leonardo Vol. 3, as coisas realmente começaram a melhorar. Se nos seis anos anteriores os irmãos eram conhecidos somente em Goiás, essa música ligou as turbinas para que voos mais altos fossem alçados.

Essa é uma música com apenas três acordes: os básicos E, A e D. Fique atento ao refrão, quando você deverá tocar dois compassos seguidos para cada uma das duas primeiras notas. Em seguida, é um compasso no terceiro acorde, um compasso no segundo e mais dois no primeiro. Tudo isso deve ser feito duas vezes.

3. Pense em Mim

No entanto, o jogo virou pra valer mesmo com o lançamento do álbum Leandro & Leonardo Vol. 4, no ano seguinte. Numa obra que mais parece uma coletânea, a dupla emplacou Cadê Você?, Talismã, Desculpe, Mas Eu Vou Chorar e, principalmente, Pense em Mim.

Cheia de peculiaridades, essa música revolucionou o som sertanejo. Com guitarras dobradas emprestadas do heavy metal, bateria com timbres de synthpop, sopros, teclados e aquela voz aguda de sofrência, a faixa virou referência.

Para tocá-la, nossa dica mais importante é com relação à batida no violão. A sequência que você deve executar é ↓↓↑↑↓↓↑. Repita isso durante toda a canção, prestando atenção na mudança dos acordes.

4. Temporal de Amor

Se o disco de 91 foi um divisor de águas, o trabalho que Leandro & Leonardo lançaram em 1992 reafirmou o sucesso da dupla. Ao todo, foram vendidas 1,8 milhão de cópias. O álbum rendeu hits como Esta Noite Foi Maravilhosa, Mais Uma Noite Sem Você, O Que Eu Sinto é Amor e, claro, Temporal de Amor.

Quando tocar essa música, foque no refrão. Nele, a troca de acordes será mais rápida do que no resto da canção. Além disso, a batida para acompanhar a cantoria é a seguinte: ↓↓↑. Agora é só tocar!

5. Não Aprendi Dizer Adeus

Essa canção foi registrada no disco Leandro & Leonardo Vol. 5, de 1991. Contando com uma letra que fala sobre separação, a música pintou como uma típica canção sobre amor fracassado do repertório da dupla.

Sete anos depois, com a morte de Leandro, o tom menos “sofrência” fez com que os fãs adotassem a canção como “hino oficial da saudade”.

Nossa dica para tocar Não Aprendi Dizer Adeus fica para o único acorde com pestana da música, o Bm, que pode atrapalhar a vida dos iniciantes. Além de praticar o encaixe dos dedos para ele, lembre-se que a batida é ↓ ↑↓↑.

Você também pode conferir a aula simplificada de Não Aprendi Dizer Adeus. Assista:

6. Talismã

Talismã é a canção perfeita para falar sobre separação, saudades e dores do amor. Protagonista do álbum que colocou os irmãos no panteão dos gigantes da música sertaneja, essa música sempre será uma das favoritas dos fãs.

Sempre que bater aquela vontade de tocar esse clássico, fique atento para o acorde C#7. Embora, num primeiro momento, ele possa parecer complicado, vamos te ajudar.

Para montá-lo no braço do violão, basta você deslocar todos os dedos que formam o acorde C uma casa para frente. Em seguida, acrescente o dedo 4 na casa 4 da corda 3. Aprendendo nosso truque, você nunca mais vai se perder para montar esse shape!

7. Um Sonhador

Quando gravaram o álbum Um Sonhador, último trabalho de inéditas da dupla, os irmãos certamente já tinham noção do estado de saúde de Leandro. Aliás, o disco foi lançado dias após a morte do cantor.

Por mais que seja uma canção de amor, a letra de Um Sonhador é quase que uma despedida. O tom reflexivo dos versos faz com que a música seja uma das mais emblemáticas do sertanejo, pois, afinal, o show precisa continuar. Felizmente, Leonardo não deixou de ser um sonhador.

Para honrar a memória de Leandro, pedimos que preste atenção na rápida mudança de acordes que acontecem no verso “E vou achar”. Nessa parte, você terá que passar rapidamente de C para D e seguir para Em. No mais, a música segue calma.

É importante sempre lembrarmos de duplas como Leandro & Leonardo, responsáveis por difundir e dar visibilidade ao estilo sertanejo.

Eles seguem inspirando muitos artistas que vieram depois deles, como Luan Santana e as mulheres do novo sertanejo. Por isso, não podemos deixar de tocar suas canções sempre que possível.

Agora, compartilhe esse artigo das melhores músicas de Leandro e Leonardo com outros amantes da música sertaneja para que eles fiquem sabendo mais sobre a história e as músicas da dupla.