10 músicas de Lulu Santos para você tocar

Por Ana Julia Santos

Neste artigo, listamos as melhores músicas do Lulu Santos para você pegar no violão com as ótimas dicas facilitadoras!

Lulu Santos com violão em show
As canções do nosso querido Lulu são sempre bem-vindas em qualquer repertório (Foto/Reprodução/Internet)

Hoje você vai saber tudo o que é preciso para tocar as melhores músicas de Lulu Santos! Tirar de letra as canções deste grande artista da música brasileira pode não ser uma tarefa fácil, mas estamos aqui para te ajudar!

Com mais de 40 anos de carreira, Lulu coleciona hinos atemporais que ficarão marcados em muitas gerações. Portanto, vem com a gente aprender como tocar 10 dessas canções clássicas que são uma mistura de ritmos, e claro, muito talento do nosso mestre.

Aprenda agora os melhores hits de Lulu Santos no violão

Dentre os diversos sucessos de Lulu, listamos abaixo alguns dos principais, com dicas certeiras para você aprender, evoluir e arrasar. Então, afine seu violão, ache sua palheta, e vamos lá!

1. Apenas Mais Uma de Amor

A introdução de Apenas Mais Uma de Amor tem um solo muito característico. Para tocá-lo, uma dica é dividir o trecho em quatro partes. Assim, você conseguirá visualizar e entender cada detalhe. E fique atento à mudança rítmica da batida!

Nessa música são usados acordes com formatos diferentes, devido ao arranjo criado pelo artista, como o G. Aqui a sacada é conseguir manter o ritmo e a troca de acordes com precisão.

2. Tempos Modernos

Para começar a tocar Tempos Modernos, primeiramente você precisa afinar o seu violão em um tom abaixo. Na introdução e em outras partes da música, o acorde D e suas variações são feitos em forma de pestana na sétima casa.

Treine muitas repetições do ritmo das batidas, pois elas possuem variações que podem ser confusas para os iniciantes. A videoaula a seguir explica detalhes do que você precisa saber. Confira!

3. Toda Forma de Amor

Em Toda Forma de Amor, assim como a obra anterior dessa lista, você precisará mudar a afinação do violão. Porém, neste caso apenas a corda Lá irá para Sol. E, por isso, a formação dos acordes também mudará. Dê atenção aos detalhes da introdução, pois eles farão toda diferença!

Nas estrofes, cada acorde terá uma batida específica. Portanto, estude cada uma separadamente. E a batida do refrão pode ser feita de duas formas, você escolhe qual delas melhor se encaixa no seu estilo. E, caso tenha ficado com dúvidas, acompanhe a explicação detalhada na videoaula abaixo.

4. Um Certo Alguém

Diretamente do álbum O Ritmo do Momento (1983), Um Certo Alguém possui 9 acordes, e alguns deles em formas diferentes, como o A em pestana. Essa é uma boa pedida para treinar sua técnica de Hammer On, já que aqui ela é usada diversas vezes.

Nessa música é preciso um alerta para a troca de acordes, pois você pode se confundir com o ritmo da batida e perder o tempo da canção. Mas não se assuste! Tem tudo explicadinho nessa videoaula:

Se ainda está complicado para você, dê uma olhada em como tocar a versão simplificada de Um Certo Alguém:

5. Como Uma Onda

Como está seu repertório de acordes? Para tocar Como Uma Onda, ele precisa estar, no mínimo, no nível intermediário. Isso porque aqui temos aqueles famosos shapes de nome enorme e que podem dar trabalho na hora de tocar. Mas sem desespero!

Não se esqueça de variar os toques da batida entre as cordas mais graves, agudas e a região central, para dar um balanço bacana. Estude muito os diversos acordes e as variações rítmicas e você certamente conseguirá evoluir com essa música!

Mais uma vez se for te facilitar, assista à videoaula abaixo para aprender simplificadamente como tocar a música.

6. O Último Romântico

A música O Último Romântico do mestre Lulu também é daquelas cheias de acordes diferentes que dão um certo trabalhinho para decorar. Mas vamos lá, porque com dedicação e muito treino podemos fazer o som acontecer!

O ritmo permanece o mesmo na maior parte da música, com variações apenas em algumas passagens. Então, vamos tentar tocar esse hit?

7. A Cura

A Cura é uma boa pedida para você que está querendo evoluir no violão! Os acordes aqui estão em suas formas mais conhecidas, facilitando a execução da música e servindo como treino de troca de shapes.

O grande lance é conseguir fazer as trocas sem perder o ritmo das batidas. Por isso, tente treinar ouvindo e acompanhando a música. Essa é uma forma de não se desviar do ritmo.

8. Certas Coisas

Qual o nível da sua técnica de dedilhado? Em Certas Coisas, você precisará colocá-la em prática durante toda a música. Uma dica é separar as estrofes e estudar cada uma separadamente para melhor fixação do ritmo e dos acordes.

Além disso, a grande quantidade de shapes pode causar uma certa dificuldade se você ainda é iniciante. Alguns deles são mais difíceis de executar juntamente com o dedilhado, pois precisam estar bem pressionados. Mas não desista, treine muitas repetições!

9. Assim Caminha a Humanidade

Assim Caminha a Humanidade começa com um pequeno solo na introdução, que pode ser feito sem muita dificuldade. Os acordes dessa música estão, em sua maioria, na forma mais conhecida. Além disso, há muitas repetições em algumas partes, como entre a primeira e a segunda estrofe.

O ritmo permanece o mesmo por quase toda canção, ou seja variações surgem apenas em algumas passagens. Se dedique nos estudos das sequências de cada parte para conseguir acompanhar o ritmo acelerado!

10. Adivinha o Quê

Chegando ao nosso último dessa lista de músicas de Lulu Santos, para tocar Adivinha o Quê você precisará da técnica de slide. Ela será usada em toda música e tem papel importante na sonoridade como um todo, então treine bastante.

Ademais, a mão esquerda (para os destros)  também tem uma função especial aqui, que é de cortar o som dos acordes após os toques. Isso ditará o ritmo e a levada da canção. E não se esqueça de alternar as batidas entre as cordas mais graves e agudas para dar um balanço nos timbres.

Um salve ao mestre Lulu

Agora que chegamos ao fim e aprendemos 10 músicas de Lulu Santos, essa é a hora de você compartilhar essas dicas com a galera. Espalhe a mensagem desse grande artista da música brasileira com muita gente fina, elegante e sincera!

Afinal, se você chegou até aqui, viu como as obras do mestre Lulu são ótimas fontes de aprendizado, não é mesmo? É preciso muito estudo para dominar os diferentes ritmos, técnicas e os inúmeros acordes e suas formas variadas.

Por fim, se quiser continuar aprendendo e evoluindo de verdade, venha conhecer o Cifra Club Academy! Nossa plataforma de aulas online com os melhores instrutores para você se aprofundar nos estudos do seu instrumento favorito. Quem sabe você não chega aos pés do nosso mestre Lulu? Não custa sonhar…

Até a próxima!