Cifra Club

20 músicas de Lulu Santos para você tocar

Neste artigo, listamos as melhores músicas do Lulu Santos para você pegar no violão com ótimas dicas facilitadoras!

Hoje você vai saber tudo o que é preciso para tocar as melhores músicas de Lulu Santos! Tirar de letra as canções deste grande artista da música brasileira pode não ser uma tarefa fácil, mas estamos aqui para te ajudar!

Lulu Santos com violão em show
As canções do nosso querido Lulu são sempre bem-vindas em qualquer repertório (Foto: Reprodução)

Com mais de 40 anos de carreira, Lulu coleciona hinos atemporais que ficarão marcados em muitas gerações. Portanto, vem com a gente aprender como tocar essas canções clássicas, que são uma mistura de ritmos, e claro, muito talento do nosso mestre.

As melhores de Lulu Santos para tocar no violão

Dentre os diversos sucessos de Lulu, listamos abaixo alguns dos principais, com dicas certeiras para você aprender, evoluir e arrasar. Confira algumas das faixas listadas aqui:

  • Apenas Mais Uma de Amor
  • Tempos Modernos
  • Um Certo Alguém
  • Toda Forma de Amor
  • O Último Romântico
  • Certas Coisas
  • De Repente, Califórnia

1. Descobridor dos Sete Mares

Para tocar Descobridor dos Sete Mares, é preciso de resistência na mão esquerda (direita para os canhotos), devido às 9 pestanas entre os 19 acordes da música. Outro ponto importante são as constantes trocas rápidas de acordes, que acontecem do começo ao fim. Desse modo, vá tocando com calma, verso por verso se precisar, percebendo essas incidências.

2. Aviso Aos Navegantes

O solo de Aviso Aos Navegantes aparece logo na introdução (e também em outras partes da música) e não exige muitas dificuldades. Pratique repetidas vezes até conseguir tocar a melodia com desenvoltura. Já os 9 acordes são de nível intermediário, e há trocas rápidas entre eles, principalmente em alguns finais de frase.

3. Tudo Azul

Tudo Azul é tocada em ritmo de reggae. Então, treine as batidas abafadas, que são características desse estilo. Em relação às canções anteriores da lista, os 10 acordes são mais simples, e temos apenas 3 pestanas. Por fim, tente tocar junto da versão original para ficar bem alinhado com o tempo da música.

4. Casa

A levada de Casa é tocada de maneira bem solta, variando entre dedilhados e toques para baixo entres as estrofes. Toque enquanto ouve a música para entender melhor como se dá o andamento. Atente-se também às transições entre os acordes. Para isso, siga a cifra para saber o tempo exato em que elas irão ocorrer. No total, temos 17 acordes, sendo 7 com pestana.

5. Um Pro Outro

Os solos de Um Pro Outro são tocados na introdução, no meio e no final da música. É importante que você saiba as técnicas de slide, hammer on e pull off para tocá-los. Os riffs aparecem entre alguns versos – treine-os bastante para conseguir fazer as ligações com as batidas que vem em seguida. A canção conta com 10 acordes, sendo 3 pestanas entre eles.

6. Toda Forma de Amor / Um Certo Alguém / O Último Romântico (Pot-Pourri)

Para tocar esse pot-pourri entre Toda Forma de Amor / Um Certo Alguém / O Último Romântico, são necessários 36 acordes. Na introdução e no meio, temos 2 solos (com hammer on e slide). Além disso, ouça bem a música para reparar as nuances de cada música, como mudanças de acordes, levada e transições entre uma canção e outra.

7. Tão Bem

Na versão original de Tão Bem, a maioria dos 12 acordes é tocada em forma de pestana. Isso permite que fique mais fácil abafar o som, desapertando as cordas com a mão esquerda – essa técnica é bastante usada aqui. Por fim, a levada é tocada de forma bem solta.

8. Adivinha o Que

Para tocar Adivinha o Que, você irá utilizar a mesma técnica de Tão Bem: desapertar as cordas para cortar o som. Os slides também serão fundamentais, pois dão um efeito bem bacana. Aqui temos 10 acordes, e lembre-se das passagens no final. Para elas, dê apenas um toque para baixo nos acordes Bb5, B5, C5 e B5.

9. Sereia

A levada de Sereia segue um padrão do começo ao fim da música. A variação está somente na divisão do ritmo entre os acordes em algumas passagens. Por isso, siga a cifra e tente tocar enquanto ouve a canção para que as batidas fiquem no tempo certinho. Entre os 13 acordes da cifra, há apenas 3 pestanas.

10. Tudo Bem

Tudo Bem possui 3 estrofes – para facilitar, você pode estudar cada uma delas separadamente. Isso vai facilitar a visualização das sequências de acordes que aparecem em cada parte. O ritmo é padrão para toda a música, mas atente-se às transições. Ademais, temos 16 acordes, sendo alguns fáceis e outros mais complicados.

Muito legal aprender essas músicas de Lulu Santos, né? Se você quer aprender mais e mais sobre o universo do violão, aqui vai um convite de ouro: no curso de violão do Cifra Club Academy, você aprimora técnicas, batidas, acordes, repertório e muito mais!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. De Repente, Califórnia

De Repente, Califórnia é tocada com um dedilhado do começo ao fim. Nas estrofes, a levada segue um padrão, variando apenas os baixos de cada acorde. Já no refrão, também há uma base, porém são feitas batidas no violão entre as puxadas das cordas. Para saber mais detalhes e o passo a passo dessa canção, confira a videoaula a seguir:

12. Assim Caminha a Humanidade

Na introdução de Assim Caminha a Humanidade, temos um solo onde sempre são tocadas duas notas ao mesmo tempo. Entre as estrofes, há passagens que merecem atenção quanto à melodia. A canção é composta por 12 acordes, e 3 deles têm pestana.

13. A Cura

Os 11 acordes de A Cura, de modo geral, não trazem grandes dificuldades (são 4 pestanas no total). O grande ponto dessa música está em não perder o ritmo durante as transições entre os acordes. Por isso, tenha atenção do começo ao fim e tente tocar junto com a música para treinar.

14. Certas Coisas

Certas Coisas é acompanhada por um dedilhado e conta com 20 acordes. Desse modo, estude bem os baixos dos shapes e certifique que as cordas estão bem pressionadas, para que o som saia com clareza. Além disso, treine uma estrofe por vez para entender melhor a execução e as variações de cada uma delas.

15. O Último Romântico

Em O Último Romântico, é importante estar atento para os finais de frase, onde temos algumas passagens. Essa música possui 31 acordes ao todo. Ou seja, é uma ótima oportunidade para aprender shapes novos! Nesse sentido, siga as cifras e vá tocando uma estrofe por vez, fixando o ritmo de cada parte.

16. Como Uma Onda

Para tocar Como Uma Onda, são necessários 23 acordes (13 com pestana). Então, prepare-se para trabalhar bastante a mão esquerda. O ritmo segue a mesma base em grande parte da música, mas tem variações no refrão. Assista à videoaula a seguir e confira a explicação completa para tocar esse sucesso de Lulu Santos:

17. Toda Forma de Amor

Antes de começar a tocar Toda Forma de Amor, afine a corda Lá do seu violão em Sol. Na introdução, no meio e no final da música, temos o riff, que é tocado com toques apenas para baixo e batidas abafadas. Além disso, ele inclui as técnicas de hammer on e pull off. Para tocar o refrão, há uma nova batida. Veja na videoaula como tocar a música inteira:

18. Um Certo Alguém

Logo na introdução de Um Certo Alguém, temos um riff que passeia pelos seguintes acordes: A e Bm/A. Em seguida, entram as batidas, que têm variações entre as demais partes da canção. Ao todo, são 12 acordes e 4 pestanas. Acompanhe a videoaula para treinar e conferir mais dicas:

19. Tempos Modernos

Para tocar Tempos Modernos como na versão original, é preciso afinar seu violão um tom abaixo. Essa música possui diversas variações no ritmo e conta com trocas rápidas de acordes. Portanto, estude com calma para ir percebendo as semelhanças e mudanças entre as estrofes. E, para te ajudar nesse desafio, veja o passo a passo completo na videoaula abaixo:

20. Apenas Mais Uma de Amor

A introdução de Apenas Mais Uma de Amor é tocada usando, principalmente, as três cordas mais agudas do violão (cordas primas). Esse padrão se repete também no meio e no final da canção. Na primeira e segunda parte, e também no refrão, o ritmo varia bastante. Então, estude bem cada estrofe e confira a videoaula a seguir para mais detalhes e dicas:

Então, curtiu aprender todas essas músicas de Lulu Santos? Foi um desafio e tanto, não é mesmo? Bom, certamente deu para aprender novos acordes, técnicas e ritmos com as obras do mestre Lulu.

Para continuar evoluindo nos estudos musicais, acesse agora e conheça o curso de violão do Cifra Club Academy! Aproveite essa chance de aprender com os melhores professores e com um método focado no seu desenvolvimento no instrumento.

Ademais, você estuda de onde e quando quiser, e ainda por um preço acessível. Não perca essa oportunidade e venha com a gente!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK