Cifra Club

15 músicas da Rita Lee para você aprender

Confira como tocar algumas das melhores músicas da Rita Lee no violão!

Um repertório de violão de respeito precisa ter músicas da Rita Lee, concorda? Isso porque a Rainha do Rock Brasileiro é referência para a música nacional como um todo. Nesse sentido, selecionamos 15 cifras da cantora para você aprender a tocar no violão!

Foto da capa do Acústico MTV da Rita Lee
Capa oficial do clássico Acústico MTV (Foto: Reprodução/Spotify)

Vamos te dar dicas certeiras para facilitar o seu aprendizado e a execução de acordes, batidas e mais. Dessa forma, você vai passar tanto pelo estilo pop rock de tocar quanto por técnicas características de MPB, bossa nova e música latina.


As melhores músicas de Rita Lee no violão

Algumas canções de Rita Lee são bem fáceis e podem ser tocadas inclusive por iniciantes. Em contrapartida, há faixas mais elaboradas, que exigem certo domínio do instrumento. Confira nossa lista completa:

  • Só de Você
  • Menino Bonito
  • Mutante
  • Jardins da Babilônia
  • Minha Vida (In My Life)
  • Pagu
  • Caso Sério
  • Erva Venenosa
  • Doce Vampiro
  • Lança Perfume
  • Amor e Sexo
  • Desculpe o Auê
  • Agora Só Falta Você
  • Mania de Você
  • Ovelha Negra

1. Só de Você

O ritmo de jazz de Só de Você pode ser transformado em uma batida com os dedos em um violão de nylon. Além disso, a música tem 19 acordes e trocas rápidas de acordes. É uma canção mais recomendada para quem já possui certo domínio do violão, sobretudo pelos complicados shapes de , G#M7/5- e C9/7, entre outros.

2. Mania de Você

Menino Bonito é um passeio pela escala de Dó maior, trazendo os acordes C, C7+, F, C/G, E/G#, Am, G e A9. As sequências são quase intuitivas, mas atenção para o shape do E/G#. Ademais, para substituir o piano da versão original, cai bem a batida de balada no violão.

3. Mutante

Na primeira parte de Mutante, preste atenção na rápida troca de acordes: E7+Am7D7/9Gm7C7/9F#m7B7. O refrão é um pouco mais fácil, mas cuidado com o shape de F#5/-7. Esse acorde aparece muito rápido e tem uma montagem que pode te exigir um certo tempo de prática.

4. Jardins da Babilônia

Siga a tablatura de Jardins da Babilônia para tocar a introdução matadora da música. Como um bom rock, esse sucesso de Rita Lee tem a batida clássica tradicional do estilo, uma espécie de blues acelerado. Apesar de funcionar bem no violão, o arranjo da canção abusa de licks e outros recursos guitarrísticos do gênero.

5. Minha Vida (In My Life)

Versão de Rita Lee para um dos clássicos dos Beatles, Minha Vida apresenta alguns acordes complicadinhos, como E/G# e F#m/E. A intro também repete o tema original do quarteto de Liverpool, e você pode aprendê-la seguindo a nossa tablatura.

6. Pagu

Aqui, você explora a clássica pegada blues. A dinâmica de Pagu varia pouco, mas é necessário você pegar a batida certinha. Para isso, não deixe de ouvir a música antes de tentar tocar.

7. Caso Sério

Mesmo tocando Caso Sério sozinho no violão, dá para fazer a marcante frase de baixo no tema principal e, em seguida, o acorde agudo no contratempo. Mas, para isso, é preciso de treino. A maioria dos 18 acordes da música é complicada para iniciantes, o que faz dessa uma das mais difíceis músicas da Rita Lee.

Curtindo aprender a tocar as músicas da Rita Lee? Então, aqui vai uma dica de ouro: no curso de violão do Cifra Club Academy, você tem um aprendizado musical baseado em muito repertório. Portanto, não deixe de conhecer a nossa plataforma!

Curso de violão do Cifra Club Academy

8. Erva Venenosa

Em Erva Venenosa, você vai perceber que o indicador fica soltando e pegando a corda Mizinha na 1ª casa durante o acorde G7. Esse groove, acompanhado por um palm muting, guia o clima da música.

9. Doce Vampiro

O violão faz uma interessante batida dupla, de baixo para cima no tempo 2, em Doce Vampiro. Aí que está todo o groove da música! A harmonia é simples, mantendo alguns baixos, como na sequência G/AG/B. Além do mais, temos uma videoaula completinha para você aprender a tocar esse clássico:

10. Amor e Sexo

Com a tradicional levada de pop rock brasileiro, Amor e Sexo chama atenção pela importância dos acordes que preparam para a próxima parte, como D7(4) e D7(5+). Ademais, vale aumentar a dinâmica no refrão!


11. Lança Perfume

Para tocar Lança Perfume no violão, você precisa caprichar no groove! Originalmente estruturada no teclado, a canção possui incríveis 26 acordes! Provavelmente, os iniciantes vão se assustar com essa quantidade de shapes.


12. Desculpe o Auê

Antes de aprender como tocar a música Desculpe o Auê, atente-se aos shapes mais chatinhos: Bm7(b5) e C#m7(b5), por exemplo. Além disso, a canção é toda trabalhada em um lindo dedilhado e possui 22 acordes no total.

13. Agora Só Falta Você

Seja na versão de estúdio, seja na versão do Acústico MTV, Agora Só Falta Você tem uma batida tranquila, com ênfase nos tempos 2 e 4. Para não restarem dúvidas, acompanhe a nossa videoaula completa da música:

14. Mania de Você

Os acordes de Mania de Você podem te complicar um pouco. Mas, com bastante treino, você vai conseguir tocá-los. Fique de olho, principalmente, no Am7(11), D7(9) e Dm7(9).

15. Ovelha Negra

Para saber como tocar a música Ovelha Negra, você precisa executar uma batida tradicional, revezando toques para cima e para baixo, um em cada tempo. No geral, os acordes da música são básicos (por exemplo, A, D e E), e dois shapes têm pestana (F#m e F). Dependendo do seu nível no instrumento, vale a pena pegar o solo também!

Tocar as músicas da Rita Lee é uma ótima forma de ganhar repertório no violão! Sabe qual é o próximo passo na sua evolução musical? Aprimorar a técnica com o curso de violão do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma, você garante um aprendizado de primeira qualidade, com instrutores dedicados a te ajudar a evoluir. Além disso, os benefícios de fazer parte do Cifra Club Academy incluem:

  • Acesso a todos os cursos da plataforma com apenas uma assinatura (são mais de 10);
  • Estudar de onde e quando quiser (basta ter internet);
  • Materiais de apoio;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Grupo exclusivo no Telegram.
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro.

Instrutores do Cifra Club divulgar o CIfra Club Academy
Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK