As 7 músicas de rock mais fáceis para tocar no violão

Por Gustavo Morais

Se você está começando a tocar violão, este é mais um texto ideal para seus olhos, mãos e ouvidos. O assunto desta conversa é a famosa tarefa de montar repertório, pois, fazer um som é o que há de melhor.

Ah! O fato de ainda ser iniciante, não obriga o músico a tocar Parabéns Pra Você ou alguma cantiga de roda. Se você quer ousar nas suas escolhas de setlist, saiba que o post de hoje é um compilado de boas sugestões 😀

Jovem música toca o acorde ré maior no violão de aço

O iniciante no violão pode e deve tocar canções que vão além das cantigas de roda (Foto/Pexels)

Antes de partir para tirar as músicas, vamos recapitular um conceito: música fácil de tocar e cifra simplificada são situações diferentes! Veja bem:

  • Música fácil de tocar é aquela quem tem a cifra facilitada por natureza, ou seja, é quando uma canção tem poucos acordes ou acordes menos complexos
  • Cifra simplificada é quando há certas soluções e mudanças – na formação dos acordes, por exemplo, – que facilitam a sua vida na hora de tocar uma determinada canção

Agora que esclarecemos essa questão, se liga só nas você vai aprender a tocar ainda hoje:

  • O Passageiro
  • Last Kiss
  • Satisfaction
  • Alagados
  • American Idiot
  • Dias de Lutas, Dias de Glória
  • Radioactive

São músicas de épocas e estilos de rock diferentes. A ideia deste post é abranger o seu repertório rock and roll, meu amigo e minha amiga iniciante no violão. Afine aí seu instrumento, prepare a voz, se aconchegue e aproveite cada cifra.

O Passageiro – Capital Inicial

Muita gente que curte o som do Capital Inicial conheceu a banda graças ao sucesso do Acústico MTV, lançado no ano 2000. A trajetória da banda, no entanto, começou bem antes. A música O Passageiro, por exemplo, foi registrada no disco Eletricidade, de 1991. Em relação à roupagem desplugada, a elétrica apresenta duas sutis diferenças: não tem pestana e a batida é bem rock and roll, conforme você confere no vídeo abaixo.

Como a banda mudou, em todos os aspectos, ao longo dos anos, hein? Confira a cifra eletrizada de O Passageiro! Para tocar esse som, você só precisa de quatro acordes simples 😉

Last Kiss – Pearl Jam

A triste balada sobre um relacionamento que acabou devido a um acidente de carro fez sucesso nos anos 60, na voz do grupo Wayne Cochran & the C.C. Riders. Em 1999, no entanto, o beijo do adeus ganhou sua versão definitiva com a regravação do Pearl Jam.

A cifra de Last Kiss tem só quatro acordes! O desafio, entretanto, fica todo por conta da parte vocal. Aqueça bem a sua voz e se joga!

Satisfatcion – The Rolling Stones

Pensa num riff poderoso, influente e bem fácil! Esse o caso de Satisfaction, hit emblemático dos Rolling Stones. Para melhorar tudo, a base de uma das canções mais emblemáticas da história do rock tem apenas três acordes!

Sinceramente? Se você está começando a tirar as primeiras músicas no violão, vale o esforço pra tocar esse riff! Mas se ainda sentir que os dedos não estão afiados, os acordes A – E – E7 vão resolver a parada. Confira a cifra e a videoaula de Satisfaction.

Alagados – Paralamas

Além das letras perfeitas, Os Paralamas do Sucesso têm a habilidade criar arranjos elaborados com o uso de poucos acordes. Herbert Vianna é um guitarrista muito técnico e, por isso, sabe muito bem quando deve aplicar a regrinha “menos é mais”. O hit Alagados é uma clara amostra disso tudo que acabei de te contar:

Para tocar a música Alagados, você vai usar somente cinco acordes básicos! O diferencial, no entanto, são os dedilhados… que daqui a pouco estarão, literalmente, na ponta dos seus dedos.

American Idiot – Green Day

Se o power trio Green Day vem da escola do grunge, que vem da linhagem do punk, a simplicidade para tocar é quase que um mandamento, concorda? O simples, entretanto, não precisa ser de péssimo gosto. Sempre é possível dar um verniz aqui, um retoque ali e deixar o arranjo mais encorpado. No hit American Idiot, a mágica dos quatro acordes não falha 😉

Não deixe de conferir a cifra e a videoaula de American Idiot, somente no Cifra Club 😉

Dias de Luta, Dias de Glória – Charlie Brown Jr.

Quando o papo é rock brasileiro, sobretudo da década de 90, o Charlie Brown é parada obrigatória! Esses caras faziam músicas cheias de acordes complexos, mas também sabiam mexer com a simplicidade. A reflexiva Dias de Luta, Dias de Glória é o momento em que a banda nem mesmo lida com pestanas.

Para tocar o som acima, você só precisa alterar a afinação das suas cordas. Relaxa: isso é bem tranquilo! Essas informações estão aqui, na cifra de Dias de Luta, Dias de Glória.

Radioactive – Imagine Dragons

Nome forte da cena indie atual, a banda Imagine Dragons não poderia ficar de fora desta lista! Afinal de contas, passamos por várias épocas e vários estilos de rock 😉 A faixa Radioactive chega chegando para fechar essa conversa com chaves ouro.

Releve a parte eletrônica e mantenha o foco nos quatro acordes necessários para tirar essa música! Confira a cifra e a videoaula de Radioactive, no Cifra Club.

Aulas de violão para iniciantes

Se você está realmente determinado a aprender tocar violão, preciso te indicar mais alguns conteúdos que são verdadeiras aulas para os músicos iniciantes. Dê uma boa olhadinha nos conteúdos abaixo e, certamente, não se arrependerá.

E já que você chegou até aqui, que tal dar um help? Basta compartilhar o link deste post aí nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp, mas sempre marcando os amigos que também estão aprendendo a tocar violão ;)