Cifra Club

7 músicas de superação para tocar durante os dias de isolamento social

Motivado pela pandemia do coronavírus, o isolamento social tem feito parte do nosso cotidiano. Seja lá qual for o lado da Linha do Equador, todos nós devemos ficar em casa. Esse período de autoexílio, no entanto, já tem nos despertado sentimentos negativos, como ansiedade e solidão.

Mulher jovem, de vestido e chapéu, sentada na cama tocando violão

Fique em casa: o conforto de seu quarto é o lugar perfeito para tocar violão (Foto/freepik)

Com isso, definitivamente, todos nós estamos precisando de um pouco de esperança e palavras de conforto em nossas vidas. Como a arte sempre salva, cá estou com as 7 músicas que vão te ajudar a superar esses dias de reclusão.

Spoiler: esta lista foi montada com bastante democracia. A ideia foi prestigiar artistas que fazem parte da memória afetiva de fãs dos mais variados tipos de música.

Agora, sem mais delongas, prepare aí o seu violão e bora fazer um som 😉

Mais Uma Vez – Renato Russo e 14 Bis

Eis a canção que fez a conexão entre a “Turma da Colina” e o “Clube da Esquina”, dois movimentos importantíssimos para o pop rock nacional. Composta por Renato Russo (Legião Urbana) e Flávio Venturini (14 Bis), em 1986, esta música foi o single do álbum Sete, do 14 Bis, em 1987. Anos mais tarde, foi lançada uma versão só a com a voz de Renato.

Leia também:

A letra é uma coletânea de frases motivacionais, como se fossem conselhos para um filho. Nestes tempos tão complexos, precisamos crer que “mas é claro que o sol vai voltar amanhã, mais uma vez”… para renovar nossas esperanças.

Don’t Stop Believin’ – Journey

Ícone de toda uma geração, sobretudo do AOR, o Journey sempre fez músicas de cunho mais reflexivos e pessoais. Em 1981, como parte do disco Escape, a banda lançou a música que passou a embalar cânticos de torcidas esportivas de costa à costa nos Estados Unidos. Sim, senhoras e senhores, tô falando de Don’t Stop Believin’, a canção que nos faz acreditar que podemos “virar qualquer jogo”.

Eye of The Tiger – Survivor

Ainda aproveitando o ensejo do AOR, não podemos deixar de fora o grande hit do Survivor, tema do filme Rocky: Um Lutador. Assim como o protagonista venceu, você também é capaz de se tornar um campeão nessa batalha que é não surtar diante do isolamento social. Mantenha seu Eye of The Tiger (Olho do Tigre) e domine os sentimentos ruins!

Trem Bala – Ana Vilela

O pop good vibes da Ana Vilela caiu na boca do povo. Por meio da mensagem positiva, profunda e  sentimental presente na letra e nos acordes da música Trem Bala, a artista faz a gente relembrar a importância que há nas coisas simples da vida. No final das contas, nesses dias tão complexos, o que importa é não desperdiçarmos nenhuma forma de amor.

Grandes Coisas – Fernandinho

Independente da fé religiosa, sobretudo em tempos de isolamento social, músicas com mensagens positivas são mais do que bem-vindas. Quem entende muito dessa questão de motivacional é o músico Fernandinho, ícone da música gospel contemporânea. Na música Grandes Coisas, o artista mostra como fé, esperança e amor são bases para que possamos acreditar que o melhor sempre vai chegar.

Um Dia Após o Outro – Tiago Iorc

Nestes dias reclusos em casa, nada melhor do que refletir sobre como levamos a vida. Na ótima Um Dia Após o Outro, Tiago Iorc canta sobre a importância de tirarmos o pé do acelerador e, assim, evitarmos que as preocupações dominem a mente. Desta forma, podemos abrir nossas vidas para o novo, que virá para colocar tudo em seu devido lugar.

O Sol Nascerá – Cartola

Na letra do belo samba O Sol Nascerá, o eterno mestre Cartola nos aconselha a levar a vida sempre de forma positiva, cultivando bons pensamentos e carregando um sorriso no rosto. Na real, esta é uma das músicas ideais para motivar você a superar bad vibe que a pandemia pode causar. Ainda não temos a videoaula, mas com a cifra de O Sol Nascerá e o áudio abaixo, tirar esse som é totalmente possível. Dê o play e toque junto!

Aproveite a quarentena para prender a tocar violão

Aprender a tocar um instrumento musical sempre será uma ótima ideia. Nos tempos de isolamento social, segundo a galera top do TechTudo, fazer um som é uma maneira ideal para distrair. E já que ensino de música é nossa especialidade, aproveito para te falar sobre o curso de violão gratuito que o Cifra Club preparou pra você.

O conteúdo começa do zero, isto é, as aulas são voltadas para iniciantes. Porém, você pode acessar qualquer uma dos vídeos disponíveis. O objetivo final fazer com que você feche um ciclo de aprendizado na condição de “Rei da rodinha de violão”, isto é, o cara que vai animar todas as festas, viagens com galera, acampamentos e e luaus.

Jovem mulher gravando vídeo de como tocar violão

Dica: aproveite que tá em casa e grave suas performances pata acompanhar a evolução do aprendizado (Foto/freepik)

Não perca mais tempo, meu amigo e minha amiga, vem aprender a tocar de graça com o Curso de Violão do Cifra Club 😉

E se o violão está na ponta dos seus deus, não se preocupe! O Cifra tem um monte de cursos gratuitos para você. Com alguns poucos cliques, é possível começar a aprender tocar viola caipira, ukulele, pandeiro e saxofone. Vem fazer um som com a gente!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK