Cifra Club

Aprenda 15 músicas difíceis de tocar na guitarra

Confira uma seleção especial de músicas complicadas de tocar para você evoluir na guitarra!

Você já domina as principais técnicas e deseja encarar novos desafios na guitarra? Então, este é o artigo perfeito! Antes de mais nada, adiantamos que não há solos fáceis na seleção de hoje. Na verdade, só “pedreiras” foram incluídas em nossa lista de músicas difíceis de tocar na guitarra. Difíceis, mas não impossíveis.

Guitarrista fazendo um solo ajoelhado em frente à pedaleira
Todo guitarrista iniciante sonha em tocar músicas complicadas (Foto: Reprodução/Freepik)

Nesse sentido, selecionamos 15 faixas de diferentes guitarristas virtuosos. Vamos dar dicas sobre a execução de cada música, pontuando as principais técnicas e macetes.

Além disso, você terá vídeos de apoio à sua disposição. Em outras palavras, vamos te ajudar ao máximo nessa complexa – e divertida – jornada!

Então, aqueça os dedos e venha aprender músicas complicadas de tocar na guitarra!

Músicas difíceis de tocar na guitarra

Primeiramente, saiba que as músicas a seguir não são indicadas para iniciantes, mas para intermediários e avançados. Se você não tem muita experiência, recomendamos que continue estudando o instrumento.

Dessa maneira, o curso de guitarra do Cifra Club Academy é uma ótima forma de acelerar a sua evolução. Fica a dica!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

A seguir, confira algumas das músicas difíceis de tocar na guitarra que vamos abordar no artigo de hoje:

  • Far Beyond the Sun
  • Pride And Joy
  • Depois da Guerra
  • Have You Heard
  • Candle Power
  • Dance of Eternity
  • Spanish Fly

Ok, chegou a hora de encarar 15 músicas realmente complicadas de tocar na guitarra. Bora!

1. Symphony Of Destruction – Megadeth

Começamos em grande estilo com um dos maiores sucessos do thrash metal. Embora o riff de Symphony Of Destruction seja marcante, o bicho pega mesmo é no solo de guitarra. O trecho apresenta palhetadas frenéticas, com frases ágeis e extremamente limpas. Então, o segredo é tirar lick por lick, começando em um andamento lento. Para facilitar, confira nossa videoaula da canção:

2. Far Beyond the Sun – Yngwie Malmsteen

Em Far Beyond the Sun, a dificuldade é levada a outro patamar, já que a música inteira é solada na guitarra. Aqui, são empregados tanto arpejos com sweep picking quanto padrões de escalas com palhetada alternada e ligados. Tudo na velocidade da luz! Portanto, só nos resta sentar na cadeira e estudar muito.

3. Depois da Guerra – Oficina G3

Dentro da música gospel, há bandas que fazem um som virtuoso e pesado, como é o caso do Oficina G3. Por exemplo, Depois da Guerra tem uma base distorcida cheia de convenções, incluindo solos fenomenais do ponto de vista técnico. Você vai precisar estar em dia com os movimentos de palhetada alternada e sweep picking, beleza?

4. Free Bird – Lynyrd Skynyrd

Fora os arranjos com slide, acessório cuja técnica é difícil dominar, Free Bird apresenta um solo final arrebatador. Assim, praticamente não há pausas no trecho. Ou seja, é tocado um lick atrás do outro por vários minutos. Principalmente feitas na escala pentatônica, as frases contém muitos bends e ligados.

5. The Mystical Potato Head Groove Thing – Joe Satriani

A execução dessa faixa é tão difícil quanto o nome dela. Brincadeiras à parte, além dos riffs na tonalidade de Mi maior, The Mystical Potato Head Groove Thing tem solos nervosos, cheios de ligados, arpejos e tappings. Falando nisso, os licks arpejados a partir de 1:33 são executados só com a mão esquerda, enquanto a direita abafa as cordas no começo do braço da guitarra (para canhotos, é o contrário).

6. Sultans Of Swing – Dire Straits

Sultans Of Swing conta com alguns dos solos de guitarra mais épicos de todos os tempos, que abusam de ligados, bends e licks ágeis. Note que o som é praticamente limpo. Como resultado disso, não é possível mascarar os erros, exigindo uma execução extremamente limpa e precisa. Assista à nossa videoaula especial:

7. Pride And Joy – Stevie Ray Vaughan

Não são só as sonoridades pesadas que têm músicas complicadas de tocar na guitarra. Prova disso é o blues texano Pride And Joy. Dessa forma, o riff principal exige um abafamento muito específico, enquanto os licks e solos abusam de bends, slides e vibratos muito nervosos e intensos.


Curtiu aprender essa última música? Se você tem interesse em explorar muito mais a sonoridade do blues nas seis cordas, acesse agora mesmo o curso de guitarra blues do Cifra Club Academy!

Curso de guitarra blues do Cifra Club Academy

8. Candle Power – Steve Vai

Essa música de Steve Vai não é tão óbvia, já que apresenta um lado mais sensível do virtuoso. O segredo aqui está na aplicação da técnica de joint shifting, inventada pelo guitarrista. Assim, o recurso consiste em dar bends simultâneos com dedos diferentes. Coisa de extraterrestre!

9. Cliffs of Dover – Eric Johnson

Fora os acordes com abertura diferenciada da introdução, Cliffs of Dover é composta por solos de padrões muito velozes. Você vai colocar a sua técnica de palhetada à prova com esses licks. Ao mesmo tempo, há muitos bends, vibratos e slides — todos extremamente afinados e bem colocados.

10. The Call Of Ktulu – Metallica

The Call Of Ktulu é uma música instrumental longa e cheia de alternâncias, que levam tempo para serem memorizadas. Começa com acordes limpos e arpejados, mas logo se transforma em uma parede de riffs com palm muting. Além disso, a faixa traz solos de guitarra que demandam muita prática para serem executados corretamente. Tenha foco!

11. Fracture – King Crimson

O rock progressivo possui muitas músicas difíceis de tocar na guitarra, e Fracture é uma delas. Acima de tudo, o arranjo é cheio de variações e tempos diferentes, incluindo trechos com notas de pouca duração em alta velocidade, que é característica da técnica “moto perpétuo”. Para deixar tudo um pouco mais complexo, ainda há saltos de cordas.

12. Dance of Eternity – Dream Theater

Os diferentes ritmos, as fórmulas de compasso e as convenções são alguns dos principais desafios de Dance of Eternity. Para complicar ainda mais, as linhas melódicas de guitarra exigem desenvoltura nas palhetadas, com máxima precisão e clareza. Aqui, é praticamente impossível esconder um erro.

13. The Ancestry – Edu Falaschi

Licks em velocidade supersônica já dão a cara logo na introdução de The Ancestry. Sem dúvidas, o guitarrista Roberto Barros se superou na criação desses arranjos, que são repletos de sweep picking e palhetada alternada. Então, não há outra saída a não ser diminuir o andamento e aprender a música de trecho em trecho.

14. Spanish Fly – Van Halen

Um minuto é o suficiente para Spanish Fly desnortear qualquer ouvinte. Afinal, EVH realiza tappings alucinantes na faixa instrumental, com direito a harmônicos e frases com palhetada alternada de cair o queixo. De quebra, isso tudo é executado sem distorção.

15. No Boundaries – Michael Angelo Bati

Considerado um dos guitarristas mais rápidos do mundo, Michael Angelo Batio é dono de composições instrumentais altamente técnicas e impressionantes. Sem dúvida, No Boundaries é uma delas. A palhetada alternada deve ser o seu maior foco ao aprender a faixa, prezando pela clareza de notas, sem deixar de lado a expressividade.

Como melhorar a técnica na guitarra?

E aí, o que você achou da nossa lista com músicas difíceis de tocar na guitarra? Definitivamente, essas faixas exigem muito treino e força de vontade para serem completamente dominadas. No entanto, trabalhar para superar os desafios é a melhor forma de evoluir musicalmente!

Novamente, reforçamos o convite para que você se torne um aluno do curso de guitarra do Cifra Club Academy. Em nossa plataforma virtual, você assiste às aulas de onde e quando quiser, seguindo um método organizado e de fácil compreensão.

E é tudo isso por um preço acessível, viu? Então, não perca tempo e efetue a sua assinatura!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK