Cifra Club

Aprenda a tocar as melhores músicas do Exaltasamba

Sendo um dos grupos de pagode mais celebrados até hoje, o repertório de músicas do Exaltasamba continua embalando histórias. Em 30 anos de estrada, entre hits de amor, diversão e letras de rasgar o peito, é justo falar que todo mundo conhece, pelo menos, um grande refrão do Exalta.

Formação que gravou as melhores músicas do Exaltasamba
A formação que manteve o grupo Exaltasamba forte no novo milênio (Foto/Divulgação)

A troca de integrantes no começo dos anos 2000 em nada afetou o legado do grupo que permaneceu forte, mesmo diante de grandes mudanças. Nesse sentido, precisamos lembrar da saída do cantor Chrigor, em 2002, e a entrada de Thiaguinho, após ganhar visibilidade no show de talentos Fama. Já em 2012, o Exalta encerrou suas atividades. Quatro anos depois, no entanto, o grupo voltou com outra formação. Atualmente, o Exaltasamba está na ativa e segue mostrando a força de seu repertório.

Neste artigo, você relembra confere dicas e cifras para aprender a tocar músicas do Exaltasamba. Vamos nessa?

As 8 melhores músicas do Exaltasamba para tocar hoje

Com tantos hits lançados em sua longa história de sucesso, pode ser um pouco difícil montar uma setlist de canções do grupo. Porém, não se preocupe! Em outras palavras, saiba que a gente vai te ajudar a escolher as melhores músicas do Exaltasamba para tocar no violão hoje.

Após uma breve pesquisa com fãs –  e uma longa discussão entre as músicas e fases favoritas, aqui está a lista das canções indispensáveis do grupo. Antes de tudo, saiba que não faltam os sucessos mais tocados, hits que não podem faltar no karaokê e as melhores para rodinhas de violão.

Telegrama

A letra dolorida sobre um amor perdido tem lugar cativo no coração dos fãs. Telegrama é dona de um dos refrões mais conhecidos e entoados em rodas de samba e pagode até hoje, 25 anos após o seu lançamento. Sendo assim, sua entrada nessa lista é indiscutível.

Contudo, a quantidade de notas pode ser um impedimento para alguns músicos, mas, não se esqueça, em caso de dúvida, você sempre pode voltar ao Cifra Club e conferir novamente!

Capa do disco Luz do Desejo, trabalho que apresentou as melhores músicas do Exaltasamba
Formação do Exalta que ajudou a moldar o pagode dos anos 90 (Imagem/Divulgação)

Para aprender como tocar Telegrama, lembre-se que o tom é A, então, não se perca na hora de estender para um improviso ou pedir o acompanhamento de outro músico. A melodia possui uma sequência extensa de notas, mas, para tocar esse obra-prima do Exalta, vale a pena cada minuto da sua atenção. 

Preste bastante atenção na variação dos acordes, pois logo no terceiro e quarto versos a sequência já muda em preparação para o refrão, onde você encontra as notas novamente reposicionadas.

2. Me Apaixonei Pela Pessoa Errada

Essa aqui dispensa apresentações. Talvez a frase mais icônica da carreira do grupo, a música vem do álbum Cartão Postal, de 1998, um dos discos mais vendidos na carreira do Exaltasamba.

Toque Me Apaixonei Pela Pessoa Errada com a sequência de acordes de nível fácil. Para os iniciantes, aproveite as poucas pestanas presentes na cifra. E, o mais importante de tudo: solte a voz e chame os amigos para cantar junto no grande coro recheado de notas ainda mais simples.

3. Viver Sem Ti

O belíssimo dueto com a cantora e atriz Mariana Rios é uma conversa honesta entre um casal que precisa se resolver antes de seguir caminhos diferentes. A dinâmica na interpretação é o ponto chave na música, então, chame alguém para cantar junto!

Para aprenda a tocar Viver Sem Ti, comece com a melodia dedilhada. A grande variedade de acordes navega pelo tom de C (Dó Maior) e você pode ficar se arriscar em simplificar a cifra dentro dele, se preferir.

4. Já Tentei

O sucesso do álbum Esquema Novo, de 2005, é aquela canção para entoar de olhos fechados e mãos levantadas nos karaokês. Mas como você vai tocar Já Tentei no violão, certifique-se de imprimir a mesma emoção na sua apresentação.

Dedilhe na introdução e primeiro verso. A música cresce logo no pré-refrão e, apesar da repetição de pestanas, o nível de dificuldade da canção é fácil, até por serem notas simples. Caso seja iniciante, toque as cordas ao invés de dedilhar o refrão.

5. Tchau e Bença

Comemorando o final de um relacionamento tóxico, Tchau e Bença é um respiro para o coração que sofre em outras faixas do grupo. Adicione o sucesso para levantar o astral da sua setlist.

Para tocar Tchau e Bença, o tom é D (Ré Maior). A quantidade de acordes pode assustar à primeira vista, mas você sempre pode revisitar a cifra por aqui. Atenção às notas separadas por sílabas e, acima de tudo, não esqueça de se divertir no processo!

6. Calma Amor

O hit do ótimo Ao Vivo na Ilha da Magia, DVD gravado em 2008, é a adição perfeita para uma setlist animada. A letra vibrante fala sobre confiança em um relacionamento, pedindo “calma, amor” à parceira.

Comece a tocar Calma Amor com a introdução da sequência em G (Sol Maior). Entre versos, pré-refrão e refrão, você vai utilizar o total de nove notas. Na hora de cantar, preste atenção no tempo e nas rápidas transições.

7. Livre Pra Voar

A composição sobre um relacionamento que pede liberdade ao outro ganhou o gosto do público em meados de 2007. O longo pré-refrão faz a conexão da história divertida e cria a dinâmica para a entrada do trecho mais popular.

Para tocar Livre Pra Voar, em C (Dó Maior), comece se soltando na introdução com 19 acordes (sim, dezenove!). Aprenda a variação entre os versos e a inserção de outras notas ao longo da melodia.

8. Tá Vendo Aquela Lua

Para animar a sua performance, acrescente o sucesso de 2010 na sua setlist. A música rendeu prêmios importantes para o grupo na época e, até hoje, ainda é tocada nos shows da carreira solo de Thiaguinho.

No Cifra Club, é possível encontrar as versões principal e simplificada para aprender a tocar Tá Vendo Aquela Lua. A diferença entre elas é o tom e detalhamento da tablatura na introdução. Após o início dos versos, os acordes são os mesmos ou possuem variação próxima.

Curtiu a lista e matou a saudade dos sucessos desse tesouro nacional? Então, que tal compartilhar com os amigos? Nesse sentido, não se esqueça de marcar a galera que que músicas do Exaltasamba .

Por fim, continue no clima e aproveite para aprender a tocar outros hinos do pagode dos anos 90!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK