Cifra Club

Aprenda agora a tocar 10 músicas do Frei Gilson no violão

A Sexta-Feira Santa é simplesmente uma das datas mais importantes para os cristãos, que relembram o sacrifício de Jesus no Calvário. Nesse sentido, para celebrar a fé, que tal aprendermos algumas músicas do Frei Gilson no violão?

Frei Gilson tocando violão e cantando em show
Tocar as músicas do Frei Gilson é uma ótima forma de celebrar a chegada da Páscoa (Foto/Reprodução/Internet)

Ele é líder do Ministério Som do Monte, cujo maior objetivo é cantar sobre as obras de Deus. No entanto, as composições não chamam a atenção apenas pelas letras edificantes, pois os arranjos musicais são muito bem elaborados, cheios de sensibilidade e técnicas interessantes.

Então, vamos às músicas do Frei Gilson!

As melhores músicas do Frei Gilson para tocar no violão

Primeiramente, devemos deixar claro que o foco aqui não é a parte lírica ou o conteúdo espiritual das canções, ok? Vamos nos ater especificamente à execução no violão, dando dicas práticas que vão facilitar demais o seu aprendizado.

Dessa forma, ao estudar as músicas do Frei Gilson, seu repertório se tornará muito mais rico e sua técnica no instrumento será aperfeiçoada.

Tu És o Centro

Logo na introdução dessa faixa, nota-se que há um violão de cordas de aço que executa um solo melódico muito bonito. A dificuldade não é alta, basta ter atenção ao tempo e, principalmente, aos slides.

Falando da base de Tu És o Centro, você pode começar com um dedilhado usando palheta para ficar bem marcado. Depois, caia no ritmo, com uma batida lenta, porém constante e precisa. Isso é importante para que quem esteja cantando não perca o ritmo.

A música está no tom de F, mas note que os músicos do vídeo abaixo estão usando um capotraste na primeira casa. Assim, você pode usar os acordes no shape de E, sem tantas pestanas, o que facilita muito a performance. Se fizer isso, basta mudar o tom para E na página da música no Cifra Club, ok?

Yeshua

Aqui está uma das sequências de acordes mais utilizadas na música cristã e pop em geral: Am, F, C e G. Como resultado, o clima é bastante emocional e envolvente, fazendo a cama perfeita para a mensagem da canção.

Boa parte da base da canção Yeshua é feita no piano, mas é possível adaptar para o violão sem grandes dificuldades. Como nas outras músicas do Frei Gilson aqui explicadas, use um violão com cordas de aço e toque com palheta, combinado?

Eu Seguirei

No tom de E, a música Eu Seguirei tem um clima alegre, muito em função da grande presença de acordes maiores e do ritmo agradável dos violões.

A harmonia contém apenas sete acordes no total – existem algumas pestanas, portanto tenha força no dedo indicador, ok? Fora isso, a execução é bem tranquila. O grande segredo é não vacilar na mudança das notas e ficar firme no tempo.

No meio da canção, durante a ministração, o violonista improvisa um solo usando a escala maior do tom da música. Vale a tentativa para você também!

Eu Te Levantarei

Mais uma música do Frei Gilson no tom de F. Nesta versão de Eu Te Levantarei, a base fica por conta do piano, mas note que há um violão sempre acompanhando com um dedilhado.

Já o segundo violonista faz frases agudas e singelas em contraponto ao vocal, embelezando o arranjo. Depois que você tirar a harmonia, é legal aprender esses pequenos temas.

Os acordes são bastante básicos, alguns apenas com adição de sétima. Nada para se preocupar!

Acalma Minha Tempestade

Quando nós, violonistas, nos deparamos com uma música no tom de Bb, logo sabemos que haverá muitas pestanas, não é mesmo? Para evitar isso, use um capotraste na terceira casa e toque os acordes no shape de G.

Acalma Minha Tempestade é mais uma das músicas do Frei Gilson com simplicidade harmônica. O pulo do gato aqui é o padrão do dedilhado, que deve ser seguido à risca para preservar o arranjo original.

De resto, a execução não apresenta desafios. Repare que o número de acordes é baixo, mas é preciso um pouco de atenção porque a ordem muda ao decorrer da canção.

Deixa Deus Sonhar Em Ti

Com apenas cinco acordes no total, a música Deixa Deus Sonhar Em Ti é uma das mais fáceis da nossa lista. Está no tom de Bm e usa uma progressão simples, que você já deve conhecer.

No entanto, o andamento é bastante lento. Por isso, é preciso ter cuidado para não acelerar a batida e acabar saindo do tempo em relação ao resto da banda.

De Ti Preciso

Já de cara, a música De Ti Preciso inicia com um belo dedilhado de violão. Tire direitinho as notas tocadas, pois essa parte é a grande responsável pela identidade sonora da canção.

A música está no tom de F e tem sete acordes no total. Nada de novo, apenas algumas pestanas. Repare que a dinâmica dos instrumentos cresce conforme a música evolui. Portanto, siga a toada da banda!

Vem Queimar o Nosso Coração

Algumas nonas e baixos invertidos acabam por dar um toque especial à harmonia de Vem Queimar o Nosso Coração. Além disso, os acordes estão no tom de C e não apresentam complexidade.

Comece com um dedilhado e, quando a música explodir, faça uma batida bem firme e vigorosa!

Pescador de Homens

Apenas três acordes são o bastante para tocar a música Pescador de Homens, anote aí: Am, F e G. Dois deles são abertos, e outro com pestana. Fácil, né?

No entanto, há um solo de violão no meio da canção que pode exigir um pouco de treino para ser executado com perfeição. Não desanime, tenha foco e persistência!

Redenção

O tema inicial é executado por vários instrumentos ao mesmo tempo, entre eles o violão. Na prática, trata-se de um solo bem simples. A tablatura certinha você pode conferir junto à cifra de Redenção, aqui no Cifra Club.

Já a harmonia também mantém a dificuldade em um nível baixo. O tom é D e há apenas seis acordes no total, portanto a memorização não será um problema.

Cifra Club Academy: um curso como você nunca viu

E aí, curtiu as dicas de como tocar músicas do Frei Gilson no violão? Esperamos que sim! Então, e se eu lhe disser que existe um curso de violão super diferenciado, totalmente online, que possui os melhores professores à sua disposição?

Sim, esse curso está esperando por você! Basta acessar a página do Cifra Club Academy e fazer a sua inscrição. Assim, você vai evoluir muito mais rápido no violão, e por um preço que não pesa no seu bolso.

Até breve, colega das seis cordas!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK