Cifra Club

Hinário Novo Cântico: 10 hinos para tocar hoje

A história do Hinário Novo Cântico (HNC) foi marcada pelo trabalho missionário da Igreja Presbiteriana no Brasil (IPB). Logo, a IPB sempre se preocupou com as letras dos hinos da época, sobretudo do Salmos e Hinos, hinário utilizado antes de surgir o HNC.

Capa do Hinário Novo Cântico, livro de hinos cristãos
Hinário Novo Cântico é pedra angular da construção da música gospel (Imagem/Divulgação)

O cuidado se deu por questões doutrinárias, bem como por questões linguísticas. Nesse sentido, os hinos do Novo Cântico foram reestruturados por Atenilde Cunha, hinóloga escolhida pelo Supremo Concílio da IPB para realizar este projeto.

Como tocar os 10 hinos mais conhecidos do Novo Cântico

Que tal agora conhecer uma coletânea de canções preciosas do HNC? Indicamos aqui os 10 hinos do Novo Cânticomais cantados nas igrejas, bem como, dicas para você tocá-los com boa execução. Confere tudo a seguir

1. Castelo Forte

Hino oficial da Reforma Protestante, Castelo Forte é uma das músicas do Novo Cântico mais cantadas e apreciadas pelos cristãos. Este célebre hino foi escrito e composto por Martinho Lutero, em meados de 1520.

A letra é inspirada no Salmo 46. Lutero meditou nessa passagem bíblica durante momentos de grande aflição espiritual. Logo, ao encontrar as respostas, o autor decidiu escrever o hino.

Contando com apenas 6 acordes e afinação padrão, o hino é simples de executar no violão.

2. Grandioso És Tu

Eis uma das obras mais cantadas do Hinário Novo Cântico. O compositor desta encantadora canção foi o poeta sueco Carl Gustaf Boberg.

A inspiração foi um combo de tempestades e ventanias que impediram um passeio bem sucedido. Logo, o poeta refletiu sobre a fúria da natureza e pensou nos lindos versos de paz que formam esse poema.

Para tocar, são 7 acordes simples. Aqui vai uma dica: a melodia pode brilhar com um dedilhado.

3. Rude Cruz – uma das obras mais conhecidas do Hinário Novo Cântico

O hino Rude Cruz (no original The old Rugged Cross), foi escrito pelo pastor metodista norte-americano George Bennard. Ele escreveu vários outros hinos, mas esse é o mais popular. Nesse sentido, Rude Cruz é considerado por alguns hinólogos como o mais popular de todos do século XX.

Bennard escreveu este hino quando foi ordenado pastor na Igreja Metodista Episcopal. A inspiração para compor veio depois de um culto muito especial testemunhado pelo autor.

Com apenas 5 acordes, você toca facilmente este hino no violão. São acordes bem simples: A, A7, Bm, D e E. Agora é só pegar o instrumento e começar a tocar!

4. Tu És Fiel, Senhor

Este hino enaltece a fidelidade de Deus em abençoar seus filhos. O compositor  foi o pastor, poeta e jornalista Thomas Chisholm. Ele escreveu mais de 1200 poemas, incluindo Great Is Thy Faithfulness – ou Tu És Fiel, Senhor em português. 

Para  tocar no violão, são apenas 8 acordes. Mas, uma atenção especial para o acorde F#º, que com um pouco de treino, soará fluido como as outras notas. Um dedilhado também pode ficar interessante nesse hino.

5. Aflição e Paz (Sou Feliz)

A letra desse hino foi escrita por Horatio, em 1873, em meio às suas orações após perder suas filhas em um terrível naufrágio. A musicalização, porém, só aconteceu em 1976, por Philip Bliss.

No idioma original, o título da música é It is Well, With My Soul. Em tradução livre, fica Está tudo bem com minha alma. Logo, o sentido da música em português no refrão é diferente da composição de Horatio. Em contrapartida, as demais estrofes possuem o mesmo significado

Com 9 acordes, este hino possui uma estrutura mais trabalhada para tocar. Porém, a maioria dos acordes são simples. Caso prefira, também tem a opção da cifra simplificada.

Escolha sua melhor cifra e faça um lindo som para cultuar a Deus com fé e temor! 

6. Firme Nas Promessas

O autor deste hino foi o saudoso ginasta, militar e professor cristão Russel Carter. Ele morreu ainda jovem, aos 38 anos, por uma grave enfermidade no coração que o impeliu a viver uma grande experiência com Deus. 

Logo, quando ele recebeu a notícia dos médicos que não poderia mais trabalhar, ele escreveu Standind On The Promises (Firme Nas Promessas). 

O tom desta música é G. E para quem gosta de tocar de forma simples, este hino é maravilhoso, pois, são apenas 3 acordes simples.

7. Sossegai – peça fundamental no Hinário Novo Cântico

Este hino foi composto por Mary Ann Baker, em 1874, após presenciar os pais e o irmão morrem em complicações da tuberculose.  A letra faz referência à passagem bíblica que narra o episódio em que Jesus acalmou uma tempestade. 

Logo, esse obra do Hinário Novo Cântico enaltece a confiança em Deus, mesmo com toda fúria da adversidade. Sossegai conta com 9 acordes e tom em C. E se encaixa maravilhosamente em um momento de culto e contrição a Deus. 

8. O Grande Amor de Deus

Este hino foi composto por  Fanny Jane Crosby e ganhou popularidade durante as grandes cruzadas de Billy Graham, em Londres, no ano de 1954. É um hino fácil de executar, tendo somente 5 acordes simples em tom de G.

9. Quão Bondoso Amigo É Cristo

O compositor deste hino foi o professor irlandês Joseph Medlicott Scriven, um homem que  vivenciou tragédias dolorosas. Primeiramente, sua noiva morreu afogada, na véspera do casamento. Anos depois, sua segunda noiva morreu de pneumonia

Como consequência dessas adversidades, Scriven passou por profunda depressão e grande aflição. Logo, ele só conseguiu se livrar dessa condição ao encontrar consolo perfeito na presença de Jesus, seu fiel é bondoso amigo. 

Para tocar este hino, você precisa de apenas 4 acordes, conforme disponível na cifra!

Cuidado Divino (Deus velará por ti)

Este hino foi composto pelo pastor Batista Walter Stillman Martin, em um domingo de 1904. Ele tinha um compromisso de pregar em uma igreja na cidade de Lestershire, Nova York, mas sua esposa estava muito doente.

Logo, Walter decidiu avisar lá na igreja para informar que não poderia comparecer, pois, precisava cuidar de sua senhora. Porém, antes de fazer a ligação, seu filho de 9 anos lhe disse: “Pai, você não acha que se Deus quer que o Senhor pregue hoje, Ele cuidará de mamãe durante sua ausência?”. Então, Walter sentiu a mensagem divina e manteve o compromisso.

Antes de sair de casa, o pastor  orou por sua esposa, e ela teve uma boa melhora. Na volta do culto, Martin viu sua esposa já estabelecida, e escreveu o hino Deus Cuidará De Ti. Toque este valioso hino presbiteriano com apenas 4 acordes.

Gostou de conhecer histórias desses preciosos hinos do Novo Cântico? Então, você certamente vai gostar de conferir os seguintrs conteúdos:

Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e irmãos. 
Essas histórias de fé e esperança merecem ser espalhadas e cantadas em todos os momentos.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK