Cifra Club

Violão fingerstyle: 15 músicas para iniciantes

Comece a praticar as técnicas do estilo fingerstyle com essa sugestão de repertório perfeita para iniciantes!

O fingerstyle está em alta no momento. Assim, os arranjos técnicos e criativos marcam forte presença nas redes sociais e nas rodinhas de violão. No entanto, muita gente acha que apenas músicos experientes conseguem executar essa abordagem, o que é um engano. Para provar, trazemos aqui 15 músicas em fingerstyle para iniciantes!

Músico tocando violão fingerstyle
O estilo fingerstyle tem sido cada vez mais visada por músicos iniciantes (Foto: Reprodução/Freepik)

Em outras palavras, selecionamos várias faixas bacanas que podem ser aprendidas por quem está começando nessa abordagem no violão. Dessa forma, você poderá adentrar o maravilhoso mundo dos dedilhados modernos e se familiarizar com as principais técnicas do violão fingerstyle.

Se você curtiu a ideia, pegue o seu violão e continue a leitura!

Músicas em fingerstyle para iniciantes

Antes de mais nada, é importante frisar que essas músicas para treinar fingerstyle são indicadas para iniciantes no violão, sem técnicas ou linhas avançadas. No entanto, isso não quer dizer que não possam surgir alguns desafios ao longo do caminho, ok? O importante é encarar as dificuldades como uma oportunidade de evolução.

Em seguida, confira algumas das músicas de fingerstyle para iniciantes que trazemos nos artigo de hoje:

  • Otherside
  • Nothing Else Matters
  • Ninguém Explica Deus
  • Um Mundo Ideal
  • How Deep Is Your Love
  • Evidências

Vale lembrar que o fingerstyle consiste no estilo de tocar melodia, harmonia e ritmo de uma música ao mesmo tempo. Com as nossas dicas abaixo, você poderá tocar 15 canções de sucesso dessa maneira. Se liga só:

1. Otherside – Red Hot Chili Peppers

Primeiramente, uma balada rock em versão fingerstyle. Note que Otherside está no tom de Lá menor e possui 6 acordes simples, a maioria com cordas soltas. Então, você pode ter foco total nos dedilhados, que incluem a linha de guitarra, a melodia cantada e as passagens de baixo. A primeira parte é lenta, enquanto a outra tem ritmo mais intenso.

2. Wonderful Tonight – Eric Clapton

Essa versão fingerstyle da canção Wonderful Tonight apresenta um dedilhado simples, de padrão contínuo. Os acordes são básicos. Como resultado disso, a faixa é bem tranquila de executar. Tenha apenas cuidado para não acelerar ou diminuir o andamento, dando a ênfase necessária à melodia nas cordas agudas, beleza?

3. Astronomia – Tony Igy

Muito conhecida pelo famigerado “meme do caixão”, Astronomia pode ser facilmente tocada em fingerstyle. Nesse contexto, o baixo é realizado com cordas soltas em todo o arranjo, o que já facilita um bocado. Então, resta fazer a melodia nas cordas agudas e marcar bem o ritmo para gerar o aspecto dançante da faixa.

4. Nothing Else Matters – Metallica

A famosa balada Nothing Else Matters possui um tema dedilhado que pode facilmente ser enquadrado na categoria fingerstyle. Portanto, aprender essa música é uma ótima forma de ganhar afinidade com as técnicas da sonoridade. A introdução abusa das cordas soltas, sempre de forma lenta e introspectiva. Acima de tudo, tenha atenção aos ligados e aos harmônicos.

5. House Of The Rising Sun – The Animals

House Of The Rising Sun é muito boa para treinar a técnica de travis picking, que está presente em vários arranjos de violão fingerstyle. Ela consiste em utilizar o polegar para apertar o baixo dos acordes. O dedilhado inicial é cadenciado. Depois, o ritmo é bem marcado, com acordes simples e algumas passagens nos bordões. Sem dúvida, uma das mais belas músicas para treinar fingerstyle!

6. Viva La Vida – Coldplay

Repare que o baixo desse arranjo especial de Viva La Vida é constante, fornecendo a intenção harmônica para a melodia brilhar. Então, você deve ser preciso nos movimentos do polegar para não esbarrar nas cordas erradas, ok? Ao mesmo tempo, o tema nas cordas agudas apresenta alguns ligados e slides, que abrilhantam a faixa.

7. Ninguém Explica Deus – Preto no Branco

Pode tocar música gospel em fingerstyle? Claro que sim! A canção Ninguém Explica Deus fica incrível com o arranjo dedilhado, conforme mostra nosso instrutor Leo Eymard no vídeo abaixo. Como o andamento é lento, a execução se torna mais fácil. O pulo do gato está na sensibilidade! Então, valorize as variações de dinâmica.

Muito interessante diferentes gêneros musicais tocados no mesmo estilo, não é? Se você quer aprender ainda mais sobre essa abordagem musical, confira o nosso e-book gratuito com dicas para violão fingerstyle:

E-book

8. We’re Going to Be Friends – The White Stripes

Na tonalidade de Sol maior, We’re Going to Be Friends pode ser tocada em fingerstyle sem grandes percalços, já que tem acordes fáceis, todos localizados nas primeiras casas do violão. Então, o segredo é ser preciso no ataque às notas com a mão direita (esquerda para canhotos), mantendo o andamento constante.

9. Kakariko Village – The Legend of Zelda

O tema Kakariko Village, presente no icônico jogo The Legend of Zelda, é uma ótima maneira de aprender os macetes básicos do violão fingerstyle. Assim, coloque um capotraste na segunda casa e observe detalhadamente a execução cheia de sentimento do instrutor Gustavo Fofão no vídeo abaixo!

10. Um Mundo Ideal – Disney

Não é difícil de tocar Um Mundo Ideal em fingerstyle. No registro a seguir, repare que Fofão passeia por todo o braço do violão. Assim, ele consegue mais liberdade para executar a melodia combinada aos acordes. É uma música lenta, e você deve valorizar a clareza das notas e as nuances.

11. I’ll Be There For You – The Rembrandts

Nessa versão em fingerstyle, I’ll Be There For You apresenta uma linha inicial recheada de técnicas básicas, como slides e ligados. Depois da introdução, a execução se torna mais percussiva, com uma batida marcante mesclada à melodia.

12. Jingle Bells – Natal

Agora, um arranjo em fingerstyle para Jingle Bells. Essa linha de violão é bem tradicional, com a presença de travis picking. A harmonia tem apenas 5 acordes fáceis, enquanto a melodia se concentra nas cordas primas.

13. How Deep Is Your Love – Bee Gees

A base dessa versão para How Deep Is Your Love não é das mais difíceis. Por outro lado, há algumas frases e sutilezas do arranjo que exigem treino para serem executadas perfeitamente. Em outras palavras, você vai enfrentar algumas dificuldades, mas, ao fim, terá subido de patamar na sua técnica de fingerstyle!

14. Evidências – Chitãozinho & Xororó

Não poderia faltar uma canção sertaneja em nossa lista de músicas para treinar fingerstyle, certo? Nesse sentido, o hit Evidências possui tanto trechos fáceis quanto mais desafiadores. Mas nada de desistir, hein? Temos certeza de que, se você chegou até aqui, vai dar conta do recado! Basta treino e foco.

15. Everybody Hurts – R.E.M.

Finalizando a lista de músicas em fingerstyle para iniciantes, Everybody Hurts apresenta uma técnica bem interessante de fingerstyle, que consiste em fazer harmônicos com a mão direita. Tenha paciência até que as notas saiam limpas, ok? Fora esse pequeno desafio, o resto do arranjo é simples.

Como estudar fingerstyle?

Esperamos que você tenha gostado de aprender essas músicas em fingerstyle! Agora, é só continuar treinando para subir de nível aos poucos.

Falando nisso, sabe qual a melhor maneira de acelerar a sua evolução? Tornando-se um aluno do curso de violão fingerstyle do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino musical online, você terá acesso a um método de ensino simples e altamente eficaz, que vai facilitar demais a sua jornada no fingerstyle.

Se você está preocupado com o preço, fique tranquilo, pois é bem acessível. Então, não perca mais tempo e realize a sua assinatura agora mesmo!

Curso de violão fingerstyle do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK