As 10 músicas gospel mais fáceis para tocar no violão

Por Gilberto Pinho

Para melhorar o louvor dos irmãos e das irmãs abençoadas por Deus, selecionamos as 10 músicas gospel mais fáceis para tocar no violão! Logo, nossa meta é que qualquer iniciante possa tocá-las.

Ana Paula Valadão, vocalista do Diante do Trono, cantando em show de olhos fechados e braço levantado
Aprender louvores fáceis no violão é uma ótima forma de evoluir no instrumento (Foto/News Gospel)

Ninguém precisa ter, necessariamente, dom para tocar violão, mas sim um pouco de dedicação, treino e orientações corretas. Assim, é importante começar por cifras gospel fáceis e, ao mesmo tempo, inspiradoras. Nesse sentido, tais canções transbordam mensagens lindas em harmonias suaves.

Além disso, a música gospel merece o respeito de todos, inclusive dos irmãos descrentes. Ela é responsável pela busca da liberdade e igualdade das minorias. Sendo assim, é um ato de adoração compartilhar essas canções com você!    

Quais as músicas gospel mais fáceis de tocar no violão?

As mais fáceis são as músicas gospel para iniciantes. Dessa forma, não vamos abordar canções com cifras simplificadas, mas sim aquelas que, por sua clareza e suavidade, contam com harmonias e ritmos simples por essência.

Confira as músicas que você vai aprender a tocar hoje:

  • Aceito o Teu Chamado — Bruna Karla
  • De Coração pra Coração — Shirley Carvalhaes
  • Quebra de Orgulho — Anderson Freire
  • A Ele a Glória — Diante do Trono
  • Nada Além do Sangue — Fernandinho
  • Fala Comigo — Eyshila
  • Deus da Força — Thalles Roberto
  • Lugar Secreto — Gabriela Rocha
  • Meu Mestre — Irmão Lázaro
  • Quando Ele Vem — Ana Nóbrega

Então, vamos lá expandir o seu repertório de adoração?

Aceito o Teu Chamado — Bruna Karla 

Em Aceito o Teu Chamado, interpretada pela cantora Bruna Karla, temos 5 acordes no tom de G. Sendo assim, nenhum deles precisa de pestana e a levada é fácil de tocar. Na introdução, a sequência de G e Am7 está num único compasso, ou seja, cada um é tocado por dois tempos.

Após o segundo refrão, há uma estrofe com dois acordes por compasso. Nessas situações, é importante ter calma e treinar com atenção para acertar o ritmo. Aliás, a sequência desse trecho (C – G – D – Em) é muito comum.

De Coração pra Coração — Shirley Carvalhaes

Se você não teve dificuldades com a canção anterior, então De Coração pra Coração será fácil de tocar. Interpretada por Shirley Carvalhaes, a música está em G e possui 4 acordes. Além disso, a levada é tranquila, sem grandes surpresas.

Dessa forma, na maior parte da música, um acorde soa por dois compassos. Mas há uma variação. O final da primeira estrofe é mais movimentado, pois as estruturas de C e D soam por um compasso cada.

Quebra de Orgulho — Anderson Freire

Mais uma canção em G para você dominar essa tonalidade. Em Quebra de Orgulho, o compositor Anderson Freire utiliza 5 acordes. Ademais, nenhum deles precisa da pestana.

Logo no início, a voz está desacompanhada, mas, no final da primeira frase, aparece o acorde de G. Algumas passagens são rápidas, como no terceiro compasso com Em e D. Para dar mais movimento, experimente uma levada suave nas estrofes e intensifique a batida no refrão.

A Ele a Glória — Diante do Trono

Para evoluir no violão, precisamos de desafios. Sendo assim, mesmo com as cifras gospel fáceis, temos condições de superar limitações. A canção A Ele a Glória, do grupo Diante do Trono, está em Em e possui 5 acordes (um deles está na primeira inversão, o D/F#).

Contudo, a tonalidade de Em é relativa de G. Portanto, você já conhece todos os shapes da música, com exceção do que está invertido. Sobre o ritmo, ele é moderado e suave, mas há compassos com mais de um acorde.

Nada Além do Sangue — Fernandinho

Num olhar apressado, Nada Além do Sangue, do cantor Fernandinho, pode parecer difícil. Isso se deve às tensões harmônicas, representadas pelos números nas cifras. No entanto, não precisamos nos preocupar, afinal, não há pestana.

Dessa forma, coloque o capotraste na 1ª casa e aplique os shapes de A, D9, D9/F#, E e F#m7(11). Perceba que são acordes fáceis de montar. Sobre o ritmo, não há dificuldades, até porque a maioria das estruturas é tocada por mais de um compasso.

Para tirar todas as dúvidas, confira nossa videoaula especial da canção:

Fala Comigo — Eyshila

Não há surpresas em relação à tonalidade e aos acordes de Fala Comigo. Afinal, estamos em G e os shapes incomuns são D/F# e D4. Aliás, nenhum deles exige pestana.

A parte rítmica tem surpresas, já que a maioria dos compassos possui 2 acordes. Em alguns casos, como nas primeiras estrofes, podemos tocar uma vez a cada dois tempos. Nas pontes, o ritmo é intensificado, pedindo por levadas mais movimentadas.

Deus da Força — Thalles Roberto

Para os amantes do rock, Deus da Força é um verdadeiro hino de adoração. Apesar de ter guitarras distorcidas, a canção fica linda ao som do violão. Portanto, é fundamental caprichar nas palhetadas.

Além disso, temos apenas três acordes: Am7, Dm e E5. O último é um power chord, ou seja, tocamos apenas as três últimas cordas. É uma música indispensável para o repertório dos adoradores rockeiros!

Lugar Secreto — Gabriela Rocha

Agora, vamos aumentar a dificuldade das músicas gospel para iniciantes. Em Lugar Secreto, a cantora e compositora Gabriela Rocha caprichou nos acordes. A maioria deles possui tensões harmônicas, mas todos dispensam a pestana. Se liga na aula do Cifra Club:

Quanto ao ritmo, é importante prestar atenção. Afinal, há variações de intensidade, principalmente entre as estrofes iniciais e o refrão. Para facilitar a sua jornada musical, assista à nossa aula da versão simplificada da canção:

Meu Mestre — Irmão Lázaro

Você está preparado para a pestana? Em Meu Mestre, interpretada pelo Irmão Lázaro, temos 5 shapes, sendo que um deles (Bm) precisa da pestana. Todos os acordes estão na tonalidade de D.

Ainda sobre os desafios, temos variações no ritmo. Dessa forma, no final de cada estrofe, o movimento sofre alterações. Por fim, confira a videoaula abaixo para aprender todos os detalhes de cada levada:

Quando Ele Vem — Ana Nóbrega

Para fechar com chave de ouro, selecionamos o hino Quando Ele Vem, da cantora e compositora Ana Nóbrega. É uma canção suave, com ritmo leve e fácil de tocar. No entanto, há um grande desafio aos iniciantes: o acorde de F.

Esse shape é um obstáculo a ser vencido pelos principiantes, pois é uma das pestanas mais difíceis de fazer. Os outros três acordes são: C, C/E e G. Dessa forma, quem conseguir montar o F está preparado para tocar muitas canções!

Irmãos e irmãs, gostaram de conhecer as músicas gospel mais fáceis para tocar no violão? Tiveram alguma dificuldade? Se sim, relaxem, pois isso é normal. O que não pode é deixar de fazer o curso de violão do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino online, você confere o passo a passo para aprender tudo sobre o instrumento e, assim, arrasar nos louvores! Bons estudos e até a próxima!