Cifra Club

20 músicas indicadas para iniciantes no cavaquinho

Descubra as melhores músicas para tocar no cavaquinho e desenvolva suas habilidades no instrumento!

Começar a estudar um novo instrumento é um processo desafiador e, ao mesmo tempo, muito inspirador. Desse modo, se você está dando os primeiros passos no cavaco, vá se preparando, pois hoje separamos as melhores músicas no cavaquinho para iniciantes!

Péricles tocando cavaquinho e cantando
O lendário Péricles tirando um bom som no seu cavaco (Foto: Divulgação)

A seguir, você poderá conferir dicas e macetes que vão facilitar sua vida na hora de tocar faixas de sucesso no cavaco. Além disso, poderá incluir diversos hits – principalmente do pagode – no seu repertório. Bora lá?

Músicas indicadas para tocar no cavaquinho

Já pensou em tocar as mais famosas do Grupo Revelação, do Péricles e muitos outros hits do samba e do pagode? Isso certamente está nos planos de quem está aprendendo como tocar cavaquinho. Então, sem mais delongas, pegue seu instrumento, e vamos pro som!

Alguns dos sucessos que você vai aprender no cavaco hoje são:

  • Deixa Acontecer
  • Melhor Eu Ir
  • Temporal
  • Nem de Graça
  • Sinais
  • Sinto Sua Falta
  • Amiga da Minha Mulher

Por fim, assista ao vídeo abaixo para se familiarizar com as batidas utilizadas nessas músicas:

Chega de enrolação e vamos às dicas para tocar as melhores músicas no cavaquinho para iniciantes!

1. Deixa Acontecer — Grupo Revelação

Logo de início, Deixa Acontecer já vem para ampliar seu repertório de acordes, já que ao todo a música tem 16 shapes! Dentre eles, 5 possuem pestanas. Quanto ao ritmo, comece tocando a levada mais devagar, para praticar as transições entres os acordes. Quando estiver mais habituado, tente tocar acompanhando a versão original da canção.

2. Melhor Eu Ir — Péricles

Melhor Eu Ir tem 20 acordes, mas não se desespere! Vá tocando uma parte de cada vez, e se ligue nas passagens e variações. A segunda parte da música é onde está grande parte dos shapes, então dê uma atenção especial a essa estrofe.

3. Melhor Eu Ir / Ligando Os Fatos / Sonho de Amor / Deixa Eu Te Querer (pot-pourri) — Grupo Menos É Mais

Para você que está pensando em adicionar novas faixas em seu repertório de cavaquinho, esse pot-pourri é uma ótima opção! As músicas Melhor Eu Ir, Ligando Os Fatos, Sonho de Amor e Deixa Eu Te Querer possuem, ao todo, 26 acordes, sendo que 5 deles têm pestana. Pratique bastante a levada de cada uma delas, assim como as transições de uma para outra.

4. Cheia de Manias — Raça Negra

Para tocar Cheia de Manias, você só vai precisar de 6 acordes – isso porque Gm e F são predominantes na música toda. Esses dois irão se repetir do início ao fim, fora que há somente um ritmo. Certamente, essa é uma das músicas mais fáceis no cavaco e, de fato, não pode faltar no seu repertório!

5. Separação — Exaltasamba

Em Separação, vamos precisar de apenas uma levada para tocar a música inteira. De modo  geral, os acordes são de nível intermediário: 11 shapes e 2 pestanas entre eles. Acompanhe a cifra da canção e toque juntamente com a versão original para saber o tempo exato em cada shape.

6. Tá Escrito — Grupo Revelação

Sucesso do Grupo Revelação, Tá Escrito é composta por 11 acordes. Aqui é importante se atentar aos momentos em que o ritmo é tocado um compasso inteiro e quando é dividido entre dois ou três acordes. Isso ocorre, geralmente, nos finais das frases. Treine bastante essas passagens e logo essa canção estará em seu repertório de cavaquinho!

7. Fulminante — Mumuzinho

Tocar Fulminante é uma ótima escolha para você que está iniciando os estudos e deseja praticar pestanas. Nessa música, a maioria dos acordes possui esse fundamento: são 8 pestanas entre 13 acordes. A levada segue um padrão, mas há variações nas passagens quando o ritmo é tocado dividido entre mais de um shape.

8. Coração Radiante — Grupo Revelação

Para tocar Coração Radiante, a dica é separar a música por estrofes. Assim, você vai memorizar melhor as sequências de acordes tocadas em cada uma delas. Na primeira frase do refrão (“eu te quero só pra mim“), temos uma pequena convenção. Pratique esse trecho com cuidado para não perder o tempo. Esse hit do pagode tem 14 acordes, e 4 são com pestana.

9. Eu e Você Sempre — Jorge Aragão

Eu e Você Sempre é tocada do início ao fim com a mesma batida. Quanto aos 7 acordes da música, 2 são pestanas simples: A e B. Tente praticar tocando e ouvindo a música ao mesmo tempo, para ficar bem alinhado com a versão original.

10. Temporal — Art Popular

A cifra de Temporal conta com 8 acordes. Note que dois pares de shapes possuem a mesma forma, mas estão em casas diferentes. São eles: A7Cm e D7Eb7. No refrão, há alguns acordes de passagem que exigem atenção, sobretudo para não sair do andamento da canção.

11. Velocidade da Luz — Grupo Revelação

Para tocar Velocidade da Luz, é preciso praticar bastante os finais das frases, pois são nesses momentos que ocorrem algumas passagens. Além disso, nessas partes da música, atente-se também em como o ritmo é dividido entre os acordes. Por fim, prepare-se para enfrentar pestanas, pois 6 dos 11 acordes têm esse formato.

12. Telegrama — Exaltasamba

Em Telegrama, a variedade de acordes é significativa: são 18 shapes, com e sem pestana. Com isso, o que pode facilitar é ir tocando verso por verso, com calma. Dessa forma, fica melhor para perceber as variações nos tempos entre os acordes e realizar as transições de forma mais assertiva.

13. Nem de Graça — Grupo Pixote

Nem de Graça conta com 10 acordes, e somente um deles possui pestana. Dois pontos de atenção aqui são: a última frase do pré-refrão e a primeira frase do refrão. Nesses trechos, há duas passagens marcantes. Então, pratique bastante cada uma, para fazer bonito nesse clássico do Pixote!

14. Camisa 10 — Turma do Pagode

Para tocar Camisa 10, você precisa de 19 acordes. Devido a essa grande quantidade de shapes, é recomendado separar a música por estrofes. Isso facilita na hora de diferenciar as sequências que aparecem e também as variações rítmicas da música.

15. Sinais — Sorriso Maroto

13 acordes são o que você precisa para adicionar Sinais ao seu repertório de cavaquinho. Alguns shapes são simples, enquanto outros figuram entre os de nível intermediário. Para pegar o ritmo exato e o tempo em cada acorde, acompanhe a cifra da faixa e toque juntamente com a música original.

16. Até Que Durou — Péricles

Assim como a música anterior, Até Que Durou possui 13 acordes. Se você está buscando canções com poucas pestanas, essa é uma boa opção – temos apenas uma, no shape de A. De modo geral, os acordes não trazem muita dificuldade, e a levada é uma só (mas com variações nas passagens).

17. Sinto Sua Falta — Ferrugem

Com 18 acordes, Sinto Sua Falta é uma boa opção para treinar seu repertório de shapes com e sem pestana. Aqui, é importante prestar atenção nas passagens em que o ritmo é dividido entre mais de um acorde. Ademais, treine escutando a música para se habituar com a levada.

18. Trem das Onze — Adoniran Barbosa

Trem das Onze com certeza não pode ficar de fora do seu repertório de cavaquinho, não é mesmo? Para tocar esse sucesso, você só precisa de 18 acordes. A levada segue um padrão do começo ao fim, mas não esqueça de dar uma atenção para as passagens.

19. É Tarde Demais — Raça Negra

A primeira parte de É Tarde Demais é tocada no piano, mas podemos adaptar para o cavaquinho sem problemas. Essa música possui apenas 6 acordes – dentre eles, uma pestana (A). A levada segue um padrão, então é só treinar e adicionar essa naquela lista de músicas fáceis no cavaco!

20. Amiga da Minha Mulher — Seu Jorge

Se você está fugindo das pestanas, chegou na música certa! Amiga da Minha Mulher possui 11 acordes, e nenhum tem essa forma. Pratique bastante as transições entre os shapes e comece tocando a levada em um andamento mais lento, até se habituar com o ritmo da canção.

Chegamos ao final da nossa lista de músicas no cavaquinho para iniciantes! Certamente, deu para tirar boas ideias para seu repertório no instrumento. Além disso, você pôde aprender e aprimorar novos acordes e técnicas.

Aproveite que chegou até aqui e compartilhe este artigo com os amigos e amigas que também tocam cavaquinho e querem evoluir com novas músicas! Afinal, a melhor maneira de se desenvolver as habilidades musicais é praticando.

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK