Cifra Club

Músicas internacionais dos anos 70: 10 hinos do rock para tocar na guitarra

As músicas internacionais dos anos 70 foram uma verdadeira explosão no mundo do rock. Você bem provavelmente deve ter, na sua seleção de músicas ou bandas preferidas, algumas que surgiram naquela época. 

Lynyrd Skynyrd: uma banda que fez muitas músicas internacionais dos anos 70 serem sucesso
A música dos anos 70 foi cenário para o rock sulista do Lynyrd Skynyrd (Foto/Divulgação)

E, especialmente no gênero que nos propomos a falar aqui – o Rock -, esse período teve importância ímpar. Foram anos de produções lendárias para Led Zeppelin, Sex Pistols, Deep Purple, Pink Floyd e muitos outros. 

O fato é que essas referências viajaram ao longo do tempo, e uma das melhores formas de eternizá-las é praticando na nossa própria guitarra! Então se ajeite aí e vamos pra lista!

A força do rock nas músicas dos anos 70

Posterior aos emblemáticos eventos de Woodstock, a década de 1970 parecia estar de portas definitivamente abertas para a experimentação. Vários gêneros e subgêneros estavam coexistindo dentro do cenário do rock, em uma crescente de possibilidades.

Page e Clapton fizeram muitos hits das músicas internacionais dos anos 70
Eric Clapton e Jimmy Page: duas referências da guitarra do rock feito nos anos 60 e 70 (Foto/Internet)

Rock Progressivo, Heavy Metal, Rock Psicodélico: todos ascenderam nessa época. Consequentemente, o momento de repercussão proporcionou mais estrutura para as bandas, mais fãs e muita projeção. Por essas e outras, esse período é considerado um marco no gênero!

Hinos do rock dos anos 70 para tocar na guitarra

Com base nos gostos diversos que acompanham os músicos do estilo, fizemos uma lista bem especial para você praticar riffs, solos e bases de cada fase dessas músicas internacionais dos anos 70. Plugue a sua guitarra e vamos à prática!

Layla – Eric Clapton

Ainda nos anos 60, Eric Clapton participou de duas bandas: The YardBirds e Cream. Foi só na década seguinte que o artista despontou em carreira solo, com clássicos como Layla

Os solos do refrão, encabeçados pela genialidade de Clapton, são uma referência para guitarristas mundo afora: então vai valer a pena demais aprender a tocá-la! Note que durante as estrofes que antecedem o refrão, você terá um conjunto de acordes no tom de A para te guiar. Acompanhe a videoaula para facilitar o processo:

Kashmir – Led Zeppelin

Se tem uma banda que exala o espírito dos anos 70, definitivamente essa banda é Led Zeppelin. 

Para começar a tocar Kashmir – um dos hinos do grupo – , você precisa de cara mudar a afinação da sua guitarra para um modelo DADGAD. Leve em consideração que a primeira corda é o E grave.

Led Zeppelin em algum momento da década de 70
O quarteto britânico Led Zeppelin capitaneou o rock pesado na década de 70 (Foto/Divulgação)

Outro ponto legal é que o riff que dá início à música utiliza uma pequena batida abafada, o que já vai ampliar a experiência. Então dê o play na videoaula e aproveite essa parte vital da sessão de músicas internacionais dos anos 70!

La Grange – ZZ Top

Diretamente de Houston, Texas, La Grange é um som que comporia facilmente uma ampla variedade de trilhas sonoras de Hollywood. Os elementos do blues e southern se convergem em um riff que contagia logo no início.

O power trio ZZ Top é referência nas músicas internacionais dos anos 70
O power trio ZZ Top marcou história no rock internacional dos anos 70 (Foto/Divulgação)

Ele é a base da música e dá pra tirar com bem mais facilidade do que os solos, que são extensos e podem demandar mais tempo de treino. Mas vai por mim: esse clássico vai somar demais no seu repertório! Então segura essa videoaula:

Walk this Way – Aerosmith

Agora, vamos para o inconfundível Aerosmith! Performances exuberantes e linhas de guitarra envolventes, como Walk this Way, fizeram parte da marca da banda.

Para tocar esse som, se prepare para muitos acordes com quinta – naquele estilo meio “power acorde” – e solos rasgados. Você precisará de um pedal drive de guitarra se quiser fazer a canção completa. 

Mais um símbolo das músicas internacionais dos anos 70 e com videoaula prontinha pra você praticar:

Carry on my Wayward Son – Kansas

Lançada no álbum Leftoverture, o quarto da banda Kansas, Carry on my Wayward Son é tocada no tom de ré menor! Outro som dos anos 70 que, de praxe, possui solos bem feras e que aparecem em mais de um momento da música.

A marca visionária do som da banda Kansas agitou o rock dos anos 70 (Foto/Divulgação)

Além disso, os bends e pull-overs dos momentos de êxtase guitarrístico vão ser uma ótima oportunidade para treinar. Se ficar confuso, sem desespero! Tem videoaula prontinha para você acompanhar:

Sweet Home Alabama – Lynyrd Skynyrd

Lynyrd Skynyrd, mais uma banda que introduziu elementos próprios de southern no seu repertório musical!

Sweet Home Alabama é acompanhada de duas guitarras e você vai precisar de um pedal drive para tocá-la.No vídeo, o instrutor do Cifra explica direitinho como regular ele para a música:

Anarchy in the Uk – Sex Pistols

Lendas do punk rock, Sex Pistols marcaram muito por ter um estilo de guitarra direto e sem grandes extravagâncias.

Sex Pistols, banda ícone do rock dos anos 70
Em meados da década, a banda Sex Pistols incendiou o cenário com fúria do punk rock (Foto/Divulgação)

Essa cifra também é recheada de acordes com quinta que, por sinal, são bem comuns no gênero punk e vão compor um aprendizado útil para você. Acompanhe a videoaula de Anarchy in the Uk:

Another Brick in the Wall (part 2) – Pink Floyd

Que tal um grande clássico do final da década? Lançada em 1979, Another Brick in the Wall foi não só uma porrada musical, mas também de mensagem! 

As levadas da guitarra são bem impactantes e com detalhes: a música possui duas guitarras e está em tom de C, então você utilizará bastante o conjunto: G-Dm-F-C nas estrofes. Nem preciso falar do solo, né? Boa diversão:

Black Night – Deep Purple

Recentemente, nós falamos aqui no blog sobre o papel de Ritchie Blackmore na história da guitarra, como no caso da construção do shredding. Não é pra menos, afinal, essa lenda marcou os anos 1970 com riffs e solos de cair o queixo, como o de Black Night.

Músicas internacionais dos anos 70 sem o Deep Purple, não tem como imaginar
Um jovem Deep Purple, em algum momento do começo da década de 70 (Foto/Divulgação)

É necessário, no entanto, ficar atento a algumas questões para reproduzir esse som do Deep Purple! O primeiro deles é regular sua distorção com um pedal drive. Depois, acompanhe passo a passo a tablatura até conseguir juntar as notas na mesma velocidade da música! E siga as instruções da videoaula para não perder nada

Paranoid – Black Sabbath

Paranoid é uma das mais emblemáticas no gênero Heavy Metal! Ela foi lançada em 1970 e sua base é bem tranquila de tirar. Os acordes E5, G5, e D5 vão acompanhar as estrofes, que só são interrompidas pelo riff de introdução e um solo arrebatador (no bom sentido).

Aliás, essa é uma ótima escolha para finalizar a nossa lista e fechar com chave de ouro a seleção de músicas internacionais dos anos 1970 no rock. Então assista a videoaula e bora pros treinos

Compartilhe com a galera

Já que queremos eternizar o trabalho desses grandes heróis da história do rock, o jeito é compartilhar com a galera e passar a palavra pra frente

E não se esqueça de conhecer a nossa nova plataforma de estudos: Cifra Club Academy! Se você procura por materiais completos e dinâmicos de aprendizado, lá é o lugar ideal

É só acessar… e impulsionar os estudos!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK