Músicas internacionais dos anos 80 pra tocar hoje

Por Marina Costa

As músicas internacionais dos anos 80 são um capítulo especial da história do século XX. Mesmo que não tenha vivido naquela época, você provavelmente deve ter ouvido falar dos programas de videoclipes exibidos na TV aberta. Logo, exibições de Madonna, Duran Duran e Michael Jackson – só pra citar alguns – estavam entre as mais aguardadas

Jon Bon Jovi e Michael Jackson: dois artistas que fizeram muitas músicas internacionais dos anos 80
Jon Bon Jovi e Michael Jackson foram protagonistas da música feita nos anos 80 (Foto/Internet)

Das ombreiras aos icônicos penteados de cabelo, de discos e shows a discotecas, a chamada “década perdida” foi uma das mais culturalmente agitadas! Se você curte a onda nostálgica que paira sobre aquele período tão caleidoscópico, vai amar conferir essa lista de músicas que preparamos. Prepare seu violão e vam’bora! 

10 Músicas internacionais dos anos 80 para tocar no violão e guitarra 

A década de 80 foi marcada pela relevância de vários tipos de música. Em outras palavras, havia espaço para pós-punk, hard rock, new wave e techo pop. Era muita tecladeira e guitarras com chistas cabeludos e bateria eletrônica

Por isso, pegue seu violão e sua guitarra, e venha com a gente desfrutar das melhores músicas internacionais dos anos 80. Prepare-se para colocar 10 canções imbatíveis aí no seu repertório.

Billie Jean- Michael Jackson 

Uma lista de músicas internacionais dos anos 80 precisa começar com o Rei do Pop. Lançada no álbum Thriller, em 1982, Billie Jean continua sendo um dos principais hits da história

Os riffs são indispensáveis nessa música de Michael Jackson, conforme você confere nessa videoaula completa de violão:

Every Breath You Take — The Police

O Police lançou Every Breath You Take no aclamado disco Synchronicity, de 1983. A letra reflete obsessão por um antigo amor, ciúme, e uma ambiguidade de controle constante

No violão, são 8 acordes de base em tom de Dm, e um ritmo de marcação parecido com um contrabaixo. Você pode ver tudo nessa aula, que ensina também os arranjos da música:

Heaven — Bryan Adams 

Apesar de ter sido lançada em abril de 1985, Heaven foi escrita em junho de 1983. A música ficou na 24ª posição entre as melhores do pop, segundo a revista Billboard

Do ponto de vista técnico, Heaven é uma música indicada para quem deseja começar a fazer solos de guitarra. A base é formada por 12 acordes bem tranquilos, ou seja, não há um intenso grau de dificuldade.

With Or Without You — U2

É impossível falar de músicas internacionais dos anos 80 e deixar o U2 de fora. Nesta lista, a banda irlandesa é representada pelo hit With Or Without You, lançada em 1987

U2 em algum momento dos anos 80
Pop rock engajado do U2 é um dos ícones da cultura dos anos 80 (Foto/Divulgação)

Nessa aula, você aprende a tocar esse single de forma simplificada. A música possui apenas um padrão de acordes e um único padrão rítmico com todas as batidas para baixo.

True Colors – Cyndi Lauper

Sem dúvida, Cyndi Lauper não poderia faltar nessa lista. E, de forma específica, este single lançado em 1983 é a perfeita descrição dos despreocupados e leves anos 80. Um sucesso icônico da época.

Para execução técnica no violão, são 12 acordes simples em tom de C e afinação padrão. A linha melódica consiste em mudar o baixo dos acordes na região mais aguda. Veja todos os detalhes na aula:

Love Ain’t no Stranger – Whitesnake

Lançada em 1984, no álbum Slide It In, a música Love Ain’t no Stranger é um verdadeiro hit  power ballad. Em síntese, essa canção simboliza a turma que investia em vocais rasgados, solos de guitarra, penteados exóticos e clipe estrelado por alguma top model.

Membros da banda Whitesnake quando faziam sucesso com músicas internacionais dos anos 80
Rock de arena, visual diferentão e muito amor nas letras: a trinca que fez do Whitesnake um nome importantíssimo da música dos anos 80 (Foto/Norman Ferianto)

Assim como boa parte das músicas de hard rock, Love Ain’t no Stranger não é uma canção tão simples. Pra começar, o arranjo de violão é tão emblemático quanto o de guitarra. São 11 acordes no violão em tom de D e afinação padrão.

Veja essa videoaula e aprenda como fazer um som incrível no instrumento com essa canção.

Livin’ On a Prayer — Bon Jovi 

Livin ‘on a Prayer foi lançado em 31 de outubro de 1986, no álbum Slippery When Wet. O single foi triplo de platina vendendo 3.400.000

Para tocar esse grande sucesso, são necessários 7 acordes em tom de Em, e uns bons riffs que soam incrivelmente. Aprenda nessa videoaula e treine bastante

Another Brick In The Wall — Pink Floyd 

Another Brick in The Wall foi lançada no finalzinho dos anos 70. No começo dos anos 80, sobretudo por causa do filme de mesmo nome, o sucesso da música se expandiu e reverbera até hoje.

No violão, são apenas 5 acordes simples em tom de Dm: C, Dm, F, G, e Gm. Para reproduzir esse hit fenomenal na guitarra, chega junto dessa aula incrível e completa:

Still Loving You – Scorpions

Essa balada arrebatadora foi lançada em junho de 1984, no álbum Love at First Sting. Trata-se de uma das canções que mais deram projeção mundial à banda alemã.

A cifra de Still Loving You conta com 8 acordes em tom de A e afinação padrão. E claro, para quem quiser ir além, é só conferir  essa aula completa que explica direitinho a executá-la em duas linhas na guitarra. No amplificador, você precisa regular dois efeitos: uma distorção para bases mais firmes e para os solos, e o um clean para tocar os arranjos no início da música. 

The Final Countdown – Europe

 Lançada em 1986 no álbum homônimo, essa é uma música de sucesso retumbante.

Para tocar The Final Countdown são necessários10 acordes não muito simples. Com um pouco de dedicação, no entanto, é fácil tirar de letra. Se você já estiver caminhando para o nível intermediário, certamente vai conseguir fazer o solo dessa música com perfeição.

Aprenda a tocar com o Cifra Club Academy

Sem dúvida, com atenção e treino você tira de letra essa seleção de músicas internacionais dos anos 80. E que tal ir além da lista, e aprender tocar qualquer música que você quiser no violão ou guitarra com o Cifra Club Academy?

Chegou a hora de alcançar a performance musical que tanto deseja. Porém, nada cai do céu tão fácil, ou seja, você tem que fazer a sua parte.

Cifra Club Academy está disponível para desktop e mobile
Cifra Club Academy: a plataforma que vai te ajudar a ser um músico completo (Imagem/Divulgação)

Logo, o primeiro passo é se inscrever em um dos nossos planos para ter acesso completo às nossas aulas, e de quebra  levar juntos alguns bônus incríveis. Mas tem que ser agora viu? O tempo passa! Não espere amanhã para aprender a tocar um instrumento, isto é, comece hoje mesmo!

Ahhh, aproveita que está por aqui e veja essa lista incrível das melhores músicas dos anos 70 para você aprender também!