Cifra Club

Aprenda a tocar as 20 músicas mais famosas no Brasil

As músicas mais famosas precisam estar na ponta dos dedos do músico profissional, bem como nos da turma que apenas curte tirar um som no violão. Além de nortear o seu repertório, essa informação te dá uma noção bem mais abrangente sobre o mercado fonográfico nacional.

Música de Wesley Safão está entre as mais tocadas no Brasil

Wesley Safadão marca presença na lista de músicas mais tocadas no Brasil (Foto/Divulgação)

E qual é a autoridade mais competente para emitir esses dados? Sim, amigas e amigos, o Escritório Central de Distribuição e Arrecadação [Ecad]. Em um levantamento recente, datado de novembro de 2020, o órgão listou as 20 músicas brasileiras mais tocadas em todos os segmentos de execução pública no Brasil nos últimos cinco anos.

O ranking foi baseado nos principais segmentos de execução pública [Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo]. O banco de dados do Ecad é um dos mais completos da América Latina.

No post de hoje, vamos conferir cifras e videoaulas das 10 músicas mais tocadas do ranking. Prepare aí o seu violão, se aqueça e aproveite para relembrar algumas canções a aprender outras.

Vamos lá?

1.Camarote – Wesley Safadão

Camarote foi lançada em julho de 2017, no DVD WS In Miami Beach. Sucesso pleno na voz de Wesley Safadão, essa faixa foi escrita pela dupla Barros Neto/Jota Reis. Para tocar esse hit, você precisa de poucos acordes e uma boa agilidade para fazer a batida.

2. Parabéns Pra Você – Cantiga Popular

Assinada por Lea Magalhães, Parabéns Pra Você é uma versão em português para Happy Birthday To You. Os direitos autorais envolvendo a composição original, viraram assunto de justiça.

3. Aquele 1% – Marcos e Belutti

Aquele 1% foi lançada em 2015, num disco ao vivo de Marcos e Belluti. A história da parte errante do cara cavalheiro foi composta por Vinícius Poeta/Francisco Araújo , e agrada muita gente!

4. Sosseguei – Jorge e Mateus

Sucesso desde 2016, Sosseguei é uma canção especial no repertório de Jorge e Mateus. A trajetória do sujeito que trocou a gandaia por um relacionamento sério, como não poderia ser diferente, é criação de Thallys Pacheco.

5. Seu Polícia – Zé Neto e Cristiano

No Ao Vivo em São José do Rio Preto, Zé Neto e Cristiano emplacaram o hit Seu Polícia. Composta por Júnior Angelim, essa divertida história parece uma continuação da saga do cara que “dormiu na praça”.

6. Maus Bocados – Cristiano Araújo

O nosso saudoso Cristiano Araújo faleceu em 2015. Dois anos antes, Cris lançou o hit Maus Bocados. Composta por Gerson Gabriel/Rafael/Bruno Varajão, essa canção continua na memória e no coração dos fãs.

7. Eu sei de Cor – Marília Mendonça

No disco Ao Vivo de 2017, Marília Mendonça gravou um caminhão de hit. A canção Eu Sei de Cor é um dos destaques do repertório. Essa faixa sobre indiferença é de autoria de Élcio Di Carvalho/Junior Pepato/Danillo Dávilla/Lari Ferreira.

8. Evidências – Chitãozinho & Xororó

Evidências é uma das obras mais importantes da carreira de Chitãozinho & Xororó. Esse “hino não oficial do Brasil” foi composto por José Augusto/Paulo Sérgio Valle, em algum momento do final dos anos 80. São mais de 30 anos “disfarçando as aparências”.

9. O Nosso Santo Bateu – Matheus e Kauan

Lançada no álbum Na Paraia, em 2016, O Nosso Santo Bateu é um dos grandes hits de Matheus e Kauan. Essa história do match que deu certo é uma obra assinada por Matheus/Thallys Pacheco.

10. 10% – Maiara e Maraisa

10% é uma das canções mais emblemáticas das gêmeas Maiara e Maraisa. Esse hino da sofrência é uma composição da dupla Gabriel Agra/Danillo Dávilla.

Confira o restante do Top 20 das músicas mais famosas no Brasil

Dando uma recapitulada no ranking do Ecad, não é difícil observar a presença sertaneja na lista. Agora, na ordem de aparecimento, confira o restante do Top 20. É só clicar na cifra e fazer o som!

Se você estiver na pilha de tocar mais hits, cola aqui e aprenda as músicas mais tocadas em 2020. É sucesso que não acaba mais, pode apostar. E já que chegou até aqui, que tal dar uma forcinha? É bem simples: basta curtir e compartilhar este post por aí, sempre marcando seus amigos que querem fazer um som =)

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK