Cifra Club

10 músicas da banda Morada para ampliar seu repertório

Desde 2009, o ministério Morada faz sucesso por onde passa. Com músicas muito acessíveis, o grupo apresenta uma infinidade de canções para você tocar junto. Por isso, não se preocupe se você está apenas começando a tocar violão, pois te daremos todas as dicas para tocar as melhores músicas do Morada!

Brunão, vocalista e violonista, em primeiro plano, e o baixista Moisés ao fundo em show da banda Morada
Canções lindas e inspiradoras, e que também são fáceis de tocar: esse é o repertório do ministério Morada! (Foto/Divulgação)

A maioria das músicas do grupo possui poucos acordes. Dentre eles, vários são básicos e fáceis de montar no braço do violão. O diferencial da famosa banda gospel está na forma dos arranjos e em algumas convenções executadas por todo o grupo.

Portanto, se você deseja aumentar o seu repertório com músicas descomplicadas e aprender alguns dedilhados super legais, esta lista é para você! 

Como tocar as músicas do ministério Morada?

De maneira geral, as músicas do Morada são super fáceis e divertidas de tocar. Por isso, se seu nível no violão é intermediário ou até mesmo iniciante, as músicas do Morada são ótimas para praticar! Então, fique ligado nessa lista com 10 músicas que preparamos para você!

É Tudo Sobre Você

É Tudo Sobre Você é uma música bem legal de tocar. São apenas 8 acordes, sendo que apenas o F é feito com pestana. Todos os outros shapes são montados com muita facilidade.

Procure olhar com mais calma a digitação dos acordes de G/D e D/F#. A montagem deles é fácil, mas na hora da mudança o detalhe da digitação pode fazer toda a diferença.

A questão que merece maior concentração nessa música é o ritmo. São vários climas e nuances ao longo da canção e, por isso, você deve ficar ligado nessa questão. Procure ouvir com mais cuidado a bateria e as entradas da banda. Assim, você não corre o risco de atropelar nada.

Emaús

A batida de Emaús é super simples, e é bem provável que você já saiba como tocá-la. Procure ficar ligado no ritmo. Por ser uma levada mais simples, a tendência é adiantar ou atrasar o tempo da canção.

Além disso, na parte harmônica não há grandes surpresas. No entanto, dois acordes merecem mais atenção, por surgirem em locais pouco usuais do braço do violão: B/D# e F#/A#. Ambos aparecem na 4ª casa. Por isso, fique ligado!

Para Onde Eu Irei?

Com um dedilhado legal de tocar, a música Para Onde Eu Irei? é excelente para você que quer aprender mais sobre essa técnica. Ouça repetidas vezes a canção e procure encontrar o padrão do dedilhado. Ele irá se repetir ao longo de toda a música, e, com isso, você vai conseguir tocá-la com muita destreza.

Em relação aos acordes, não é preciso se preocupar. São apenas 7 e somente um deles é feito com pestana. Todos os outros são bastante conhecidos por quem toca violão. Portanto, não se preocupe! É bem provável que você tenha aprendido esses acordes em suas primeiras aulas.

Só Tu És Santo

Durante um longo tempo da canção Só Tu És Santo, os únicos acordes são G9 e C6(9). Por isso, nada de grandes desafios até aqui. O lance é se ligar no dedilhado dessa parte. O padrão dele é um pouquinho mais elaborado em relação à última música, mas nada que você não seja capaz de fazer com paciência e atenção.

Em geral, os acordes são simples. Todos são feitos com apenas três dedos, mas cuidado para não se embolar! Além disso tudo, você vai precisar de um capotraste na 2ª casa.

Confira esta aula completinha com o dedilhado padrão e todos os outros detalhes da música:

Caso prefira, também temos a videoaula da versão simplificada da faixa. Dá uma olhada:

Uma Coisa

Em relação à parte harmônica, a música Uma Coisa é bem fácil! São apenas 4 acordes que se repetem ao longo de toda a canção. Dentre eles, há apenas uma pestana, que aparece no acorde de Bm7.

Sobre o ritmo, vale a mesma dica das músicas anteriores: tome cuidado para não atrasar ou adiantar o tempo. Procure manter uma levada confortável para você tocar e cantar. Uma dica é usar a letra como um guia para tudo isso. Nesse sentido, ouça a música várias vezes antes de pegar no violão.

Para Que Entre o Rei

São apenas 4 acordes em Para Que Entre o Rei. Aliás, apenas o C9 é feito com pestana. No entanto, tenha atenção na digitação dos outros acordes. Verifique quais são os dedos certos para montá-los. Essa dica vai ajudar você, principalmente na mudança dos acordes.

Já que existem muitas repetições da mesma parte durante a música, fique atento para não deixar a parte rítmica de lado. Use a bateria e o baixo como referências para que isso não aconteça.

Se for tocar apenas com o violão, se ligue na letra. Isso ajuda você a manter a levada da música sem grandes problemas.

Isaías 6

Com um solo de guitarra bem legal na introdução, Isaías 6 é uma excelente canção para quem deseja dar os primeiros passos na arte de solar.

Há um detalhe que faz toda a diferença na hora de executar esse solinho com perfeição: na última nota, na casa 14, há um pequeno bend, que encerra o trecho. Procure tocá-lo junto com a gravação.

Ademais, há uma convenção bem legal no decorrer da canção. Ela funciona como um guia para sabermos em qual parte da música estamos. Sendo assim, ouça toda a música diversas vezes. 

Jesus Em Tua Presença

Em Jesus Em Tua Presença, o solo é feito na guitarra, mas você pode facilmente reproduzi-lo no violão. A única diferença será o tempo em que as notas do violão soam em relação à guitarra.

Mas não se preocupe! Isso não será um problema se você tocar a mesma nota repetidas vezes onde apenas uma iria soar caso tocasse na guitarra.

Sobre a parte harmônica, essa é a música que merece maior atenção em nossa lista. São 11 acordes ao todo, incluindo pestanas e posições pouco usuais.

Oh! Se Fendesses

Com uma sequência de acordes bastante conhecida, a canção Oh! Se Fendesses é uma das mais simples da lista. Ao todo, são 7 acordes e apenas dois deles (F e F9) são feitos com pestana.

Além disso, fique atento a duas coisas. Primeiramente, se ligue nos momentos onde o violão para de tocar, mas a banda continua. Ademais, preste atenção quando a banda criar um acento, marcando uma nota mais forte do que as outras.

Essas nuances fazem com que as partes da música sejam bem definidas, auxiliando os músicos a localizarem em qual momento da canção eles estão.

Só Tu És Santo / Uma Coisa / Deixa Queimar / Quando Ele Vem (Pot-Pourri)

Essa conhecida fórmula da música popular chamada pot-pourri é nada mais nada menos do que a reunião de várias músicas tocadas em sequência.

Neste, o Morada reúne em uma só música as seguintes canções: Só Tu És Santo, Uma Coisa, Deixa Queimar e Quando Ele Vem. A primeira coisa que você precisa se ligar é no uso do capotraste na 2ª casa. Além disso, vai ser muito mais fácil de tocar junto o dedilhado da introdução se você ouvir a música repetidas vezes.

Por último, mas não menos importante: fique atento aos momentos onde uma música começa e outra termina. Assim, você vai conseguir tocar todas elas na sequência sem maiores problemas.

Como você pode ver, as músicas do Morada são agradáveis e fáceis de tocar. As dificuldades que surgem em algumas canções são rapidamente solucionadas de duas formas:

  • ouvindo muitas vezes as músicas;
  • tendo paciência na hora de montar os acordes.

Agora que você ampliou o seu repertório no violão com essas canções, que tal compartilhar com seus amigos? É bem provável que vocês toquem muitas delas com mais rapidez do que imaginam. Então, divulgue para a turma!

Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK