Cifra Club

20 músicas de padres para ouvir e tocar no violão

Separamos sucessos de diversos padres para você aprender a tocar e arrasar na igreja!

O Dia do Padre é comemorado desde 1929, quando o Papa Pio XI proclamou que João Maria Batista Vianney seria o Padroeiro dos Párocos e dos Sacerdotes. Por isso, preparamos uma lista com 20 músicas de padres para você ouvir e aprender a tocar no violão!

Padre Fábio de Melo cantando em show com os olhos fechados e a mão estendida
O Padre Fábio de Melo é um dos mais populares padres brasileiros da atualidade (Foto: Divulgação)

A maioria das canções reunidas aqui é bem tranquila. Porém, existem pequenos desafios que, com uma boa dose de paciência, serão facilmente superados. Dessa forma, você aprende mais canções e celebra essa data especial!

Melhores músicas de padres

Em geral, as músicas da nossa lista de hoje estão em um nível intermediário. Isso quer dizer que você precisa ter facilidade para montar acordes e trocá-los de forma rápida. No entanto, com prática, todos os desafios serão superados.

Confira algumas canções que você aprenderá por aqui:

  • O Que É Que Eu Sou Sem Jesus?
  • Bendito Serás
  • Incendeia Minha Alma
  • Anjos de Deus
  • Utopia
  • Pedi e Recebereis
  • Tudo é do Pai
  • O Cálice

1. Um Coração Para Amar — Padre Zezinho

Você não vai encontrar grandes problemas para tocar Um Coração Para Amar. Isso acontece porque os 6 acordes da música são bem tranquilos. Além disso, não se esqueça de colocar o capotraste na 1ª casa. Atente-se à pestana que aparece no acorde F. Além disso, preste atenção na convenção feita logo na introdução.

2. Corajosos Como o Leão — Padre Bruno Costa

Para tocar Corajosos Como o Leão, você precisa se atentar a alguns acordes. Dê uma boa olhada no Dm/C e na meia-pestana que aparece no shape de Gm/D. Ademais, procure diferenciar tanto a batida quanto a dinâmica entre o refrão e os versos.

3. Maria Passa À Frente — Padre Marcelo Rossi

Não se assuste com a grande quantidade de acordes (16) em Maria Passa À Frente. Além disso, atente-se à introdução, que é mais complicada que o resto da música. Por fim, confira com calma os shapes de G7(4/9) e Fm/C. O primeiro porque você deve colocar os dedos 3 e 4 na mesma casa, e o segundo porque inclui uma meia-pestana.

4. O Cálice — Padre Hewaldo Trevisan

A introdução de O Cálice é tocada com um dedilhado. Por isso, ouça repetidas vezes para aprender cada detalhe. Além disso, confira com atenção os acordes A/C#, D/F# e E/G#, pois podem dar um pouco mais de trabalho. No entanto, o restante dos 13 acordes da música é mais tranquilo de montar.

5. É Bom Ter Família — Padre Antônio Maria

5 dos 8 acordes de É Bom Ter Família têm pestana. Além disso, o shape de F/A, que não possui esse fundamento, também tem uma digitação mais complicada. Portanto, ainda mais se for iniciante no violão, você deve treinar os shapes separadamente com calma para depois tocar a música completa.

6. Em Tua Presença — Padre Juarez de Castro

Em Tua Presença tem apenas 2 pestanas, nos acordes Bm e Bm7. No entanto, os shapes de Am/G e D/F# merecem atenção especial. No primeiro caso, o grande desafio é o dedo 4 na primeira corda do violão (Mizinha). Já a complexidade do segundo, está em colocar 3 dedos na mesma casa (2ª), sem fazer uma pestana.

7. Tudo é do Pai — Padre Fábio de Melo

A introdução de Tudo é do Pai é ótima para estudar hammer on e pull off. Além disso, há 5 acordes montados na 4ª casa do violão, região pouco explorada por iniciantes. São eles: B/D#, C#m, D#7, F#/A# e G#m. Ademais, o shape de C#m/B aparece na 5ª casa, e também pode ser um desafio. Procure ouvir várias vezes a canção a fim de identificar as mudanças dos acordes.

8. Aleluia, Quando Estamos Unidos — Padre Zeca

No total, Aleluia, Quando Estamos Unidos tem 9 acordes, entre pestanas e inversões. Atenção para os shapes de C#m e G#m, que aparecem na 4ª casa, e de E/G#, feito na primeira inversão. Montá-lo pode ser complicado, porque o espaço entre os dedos 1 e 2 é bem pequeno.

9. Pedi e Recebereis — Padre Reginaldo Manzotti

Pedi e Recebereis tem apenas 5 acordes. No entanto, todos eles são feitos com pestana/meia-pestana. A música é tocada em compassos de 3 tempos, então ouça várias vezes até pegar a batida correta.

10. Esse É Meu Deus — Padre Alessandro Campos

Esse É Meu Deus é uma das músicas de padres mais tranquilas de tocar. Com o capotraste na 1ª casa, só restará 1 pestana entre os 6 acordes. Além disso, preste atenção na convenção feita logo no começo da música. Dessa forma, você terá uma execução mais fiel à versão original.

Você sabia que um estilo que tem dominado as músicas nas igrejas é o worship? Para conhecer tudo sobre essa sonoridade e aprender como tocá-la, confira o nosso e-book gratuito sobre o tema:

E-book de violão gospel do Cifra Club Academy

11. Utopia — Padre Zezinho

Logo na introdução de Utopia, aparece um solinho super legal, que inclui a técnica de slide. Ouça repetidas vezes esse trecho para não deixar nenhuma nota passar. No geral, os 9 acordes da música são fáceis de montar. No entanto, dê uma olhadinha no shape de F7M. Ademais, pratique cada parte da canção separadamente e com calma, para ir notando as diferenças e as semelhanças entre elas.

12. Pedi e Recebereis — Padre Bruno Costa

Com apenas 5 acordes, Pedi e Recebereis é bem tranquila de tocar. Há 2 pestanas e 3 acordes dos mais básicos, bem fáceis de montar (D, A e E). O importante é escutar a música várias vezes e perceber quando ocorrem as mudanças de acordes. Para isso, não deixe de seguir a cifra da canção.

13. Anjos de Deus — Padre Marcelo Rossi

Por contar com apenas 4 acordes, Anjos de Deus está entre as músicas de padre mais simples de tocar. Coloque o capotraste na 2ª casa e faça uma batida básica (↓ ↓ ↑↑ ↓↓ ↓↑). O andamento lento da canção facilita ainda mais o aprendizado.

14. Bendito Serás — Padre Hewaldo Trevisan e Alexandre Pires

Como tem 24 acordes, Bendito Serás é uma das músicas de padres mais desafiadoras no violão. Por isso, separe os acordes entre os que são montados com pestana e os que não são e treine cada um individualmente. Além disso, atenção extra para shapes como Bb/D (3ª casa), Fm/Eb e Eb7 (4ª casa) e Db/F (6ª casa). Portanto, ouça a música com atenção antes de começar a estudar.

15. Consagração À Nossa Senhora — Padre Antônio Maria

Consagração À Nossa Senhora é super simples de tocar. No entanto, confira com atenção o shape de C#m, que aparece na 4ª casa. Você pode tocar toda a canção usando um dedilhado. Isso vai deixar a versão ainda mais interessante! Existem algumas pestanas fáceis, nos acordes Bm, F# e F#m. Pratique bastante, até que o som de cada nota saia nítido.

16. Tomo Posse — Padre Juarez de Castro

Tomo Posse conta com apenas 6 acordes. No entanto, vale uma olhada com calma no shape de D/F#. Para a batida da canção, você pode usar o padrão ↓ ↓ ↑↑↓ ↓↑↓↑. Além disso, cuidado com as mudanças de acordes que acontecem no meio da levada e procure diferenciar a dinâmica do refrão e dos versos. Isso faz com que sua execução ganhe diferentes nuances.

17. Incendeia Minha Alma — Padre Fábio de Melo

Ao todo, Incendeia Minha Alma possui 20 acordes, mas não se espante com esse número, pois vários shapes são bem conhecidos. Assim, comece verificando com calma os acordes Am/G, D/C# e F/G. Além desses, atente-se à meia-pestana que aparece em F/C. Tente tocar enquanto ouve a canção para pegar a batida e as trocas de acordes.

18. Pelo Nome (As Muralhas Vão Cair) — Padre Reginaldo Manzotti

Pelo Nome conta com apenas 5 acordes. Veja com atenção os shapes de C#9 e G#m (ambos aparecem na 4ª casa). O ritmo é o mesmo do começo ao fim, mas, para facilitar, separe o refrão dos versos. Outra dica é tocar junto da versão original, para ficar bem alinhado com a levada e saber o tempo certo das transições de acordes.

19. Senhor Que Vieste Salvar — Padre Zeca

Para tocar Senhor Que Vieste Salvar, afine seu violão um tom abaixo (de baixo para cima, DAFCGD). Além disso, confira com cuidado os shapes de C#m/B, que aparece na 5ª casa, e C#m, montado na 4ª casa. Por fim, atenção também nas trocas de acordes.

20. O Que É Que Eu Sou Sem Jesus? — Padre Alessandro Campos

Para O Que É Que Eu Sou Sem Jesus?, aproveite a afinação da música anterior, em um tom abaixo. Assim, a montagem dos 3 acordes que aparecem ao longo de toda a canção (B, F# e C#), fica ainda mais simples. Por fim, ouça bem a música antes de tentar tocar, para se familiarizar com o ritmo da canção.

Agora que você aprendeu algumas das melhores músicas de padres no violão, que tal ampliar ainda mais o seu repertório no instrumento?

Para isso, conheça o curso de violão gospel do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online, e aprenda com aulas de primeira qualidade!

Você pode acessá-lo quando e onde quiser, por um preço acessível, e aproveitar os melhores benefícios. Por exemplo:

  • Acesso a qualquer curso da plataforma com a mesma assinatura (são mais de 15 cursos disponíveis, incluindo violão, guitarra, canto, teoria musical e muito mais);
  • Materiais de apoio para complementar os estudos;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro.

Inscreva-se já, aproveite o curso e evolua musicalmente com quem sabe do assunto!

Curso de violão gospel do Cifra Club Academy
Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK