Músicas de padres para ouvir e tocar no violão

Por Pablo Sathler

Aprenda a tocar no violão as melhores músicas de padres de forma certeira e facilitada!

Padre Fábio de Melo cantando em show com os olhos fechados e a mão estendida
O Padre Fábio de Melo é um dos mais populares padres brasileiros da atualidade (Foto/Divulgação)

O Dia do Padre é comemorado em 4 de agosto desde 1929. Isso acontece porque o Papa Pio Xi proclamou que João Maria Batista Vianney seria o Padroeiro dos Párocos e dos Sacerdotes.

Por isso, celebrando a data, preparamos uma lista com 10 músicas de padres para você tocar no violão! As canções que reunimos aqui são, em sua maioria, bem tranquilas de aprender. No entanto, escutá-las várias vezes antes de pegar o instrumento pode ser uma boa prática.

10 músicas de padres para tocar

A história da música gospel é repleta de canções interessantes. Desse modo, criamos uma lista bastante eclética de músicas de padres para você acrescentar ao seu repertório.

Embora as canções não sejam difíceis de executar, algumas apresentam certos desafios interessantes para você que deseja aumentar seu repertório ou simplesmente aprender alguns acordes diferentes.

Vamos à lista!

Esse É Meu Deus  — Padre Alessandro Campos

A música Esse É Meu Deus, do Padre Alessandro Campos, é bem tranquila de tocar no violão. Antes de começar, lembre-se de colocar o capotraste na 1ª casa do instrumento. Assim, fica bem mais fácil montar os acordes.

Ao todo, são apenas 6 acordes, sendo que a maioria, pelo menos, você certamente já tocou. Ademais, se ligue na introdução! Preste atenção na convenção que a banda faz logo no comecinho da música.

Pedi e Recebereis  — Padre Reginaldo Manzotti

Pedi e Recebereis, do Padre Reginaldo Manzotti, é um ótimo exercício para visualizar o braço do violão. Grande parte dos acordes é feita em lugares pouco convencionais do instrumento. Por exemplo, os acordes Eb e Db são montados na terceira e na quarta casa, respectivamente.

Além disso, fique ligado no shape de Ab. Sua montagem pode ser um pouco complicada. Caso isso ocorra, procure montar o acorde em outra posição. Mais um detalhe é que todos os shapes dessa música têm pestana. Por isso, muita calma e paciência quando toca-lá.

Aleluia, Quando Estamos Unidos  — Padre Zeca

Bem animada é a música Aleluia, Quando Estamos Unidos, do Padre Zeca. Portanto, muito cuidado para não se empolgar demais e deixar alguns acordes passarem despercebidos. Ao todo, são 9 acordes entre pestanas e inversões. Nesse sentido, os acordes de C#m e E/G# merecem um certo cuidado. 

O primeiro porque aparece na quarta casa. Por outro lado, o segundo acorde é feito na primeira inversão. A montagem desse último pode ser um pouco complicada por conta do espaço entre os dedos 1 e 2, mas não é nada que um pouco de paciência não resolva.

Tudo É do Pai — Padre Fábio de Melo

Com um total de 15 acordes, Tudo É do Pai, do ​​Padre Fábio de Melo, é uma das mais desafiadoras da nossa lista. Procure ouvir a música várias vezes, para identificar as mudanças dos acordes antes mesmo de pegar no violão.

Os acordes que merecem atenção especial são:

  • C#m/B, pois aparece na quinta casa e na terceira inversão do acorde;
  • B/D# e F#/A#, por serem feitos na quarta casa do violão;
  • E9/F#, porque é feito em uma forma um pouco mais complicada.

Em Tua Presença  — Padre Juarez de Castro

Em Tua Presença, canção do Padre Juarez de Castro, possui duas pestanas, mas nada muito difícil. Provavelmente, você já tocou os acordes de Bm e Bm7 em outras músicas. A grande maioria dos demais acordes é bem fácil de tocar!

A atenção maior deve ser dada os shapes de Am/G e D/F#. No primeiro caso, o dedo 4 na primeira corda do violão é o grande desafio. No segundo, a dificuldade é colocar os dedos 1, 2 e 3 na mesma casa, mas sem fazer pestana.

É Bom Ter Família  — Padre Antônio Maria

A música É Bom Ter Família, do Padre Antônio Maria, possui 8 acordes no total. Cinco deles são feitos com pestana, mas, em geral, são tranquilos de montar. Por isso mesmo, caso sinta dor no hora de executar os acordes, dê uma pausa e não force a barra.

O desafio da música aparece no acorde de F/A, por conta da abertura entre os dedos 1 e 2. Caso você ainda não tenha tanta elasticidade nos dedos, veja outra opção para montar o acorde. No entanto, com muita calma e bastante escuta, a canção se torna bem mais fácil de tocar.

O Cálice — Padre Hewaldo Trevisan

A introdução de O Cálice tem um dedilhado muito bonito. Ouça repetidas vezes para pegar cada detalhe. Em geral, a música do Padre Hewaldo Trevisan é muito fácil.

São 4 acordes no total. O único desafio dessa canção é a pestana que aparece no shape de F#m. Os outros três acordes são, muitas vezes, os primeiros que aprendemos nas aulas de violão: A, D e E.

Maria Passa À Frente — Padre Marcelo Rossi

Esse é um daqueles casos onde a introdução dá mais trabalho do que a música toda. Não se assuste com o número de acordes do início de Maria Passa À Frente. Ao longo da música, eles ficam bem mais fáceis de tocar.

A atenção maior para a música do Padre Marcelo Rossi deve ser dada aos acordes de G7 (4/9) e Fm/C. O primeiro porque pode ser complicado colocar os dedos 3 e 4 na mesma casa. E o segundo porque existe uma meia-pestana.

Corajosos Como o Leão — Padre Bruno Costa

A canção Corajosos Como o Leão, interpretada pelo Padre Bruno Costa, é muito bonita e simples de tocar. Ela possui acordes bastante conhecidos por quem toca violão há um tempinho. Mas se você é iniciante, não se preocupe.

O shape de Dm/C merece um olhar especial, porém nada muito exigente. As três pestanas que aparecem (em Bb, Gm e Gm/D) também são bem fáceis de montar. Atenção na última dessas pestanas, pois ela não é feita em todas as cordas.

Um Coração Para Amar — Padre Zezinho

Provavelmente, você já ouviu a canção Um Coração Para Amar, do Padre Zezinho. No geral, não há muitos desafios nela. No entanto, ouça repetidas vezes antes de partir pegar o instrumento. Isso vai te ajudar a memorizar as mudanças de acorde com mais facilidade.

Se liga na levada que a caixa da bateria faz na introdução da música! Essa dica vai te ajudar a tocar juntinho com a banda esse início. Atenção também nos acordes D/C, Am/G e D/F#, pois são shapes um pouco mais complexos de montar, porém nada de outro mundo. 

Curtiu aprender a tocar todas essas músicas de padres no violão? Então, mande o artigo para mais pessoas, tanto familiares quanto a turma da igreja, para todos terem acesso a essas dicas certeiras!

Agora que você aprendeu várias músicas de diferentes padres para tocar no violão, é hora de celebrar tudo isso! O álbum Balada Santa, do Padre DJ Zeton, é repleto de faixas super animadas para você comemorar essa data especial. Aumente o som!