Cifra Club

Aprenda a tocar 10 músicas animadas para dançar

Separamos aqui as melhores músicas para dançar, juntamente com dicas certeiras para que você aprenda a tocá-las no violão!

Anitta cantando e dançando em show
Qual será a música da Anitta que você vai aprender a tocar? (Foto/Reprodução/Internet)

Mais cedo ou mais tarde, qualquer um que toca violão acaba ouvindo: “Toque umas músicas animadas para dançar!” Seja qual for o estilo que você e sua audiência gostem, sempre haverá aquelas que não deixam o corpo ficar parado. E acredite: você também vai querer ter uma dessas no seu repertório.

A dança é um estado de libertação, mas não é só para o espírito que ela faz bem. Dançar também é muito saudável para o corpo, sendo equivalente à prática de esportes. Então, tenha sempre à mão a cifra de alguma música que possa proporcionar essa liberdade e bem-estar. Aliás, tenha logo várias cifras. Só aqui, já são 10!

Músicas agitadas para dançar

Ok, falar em “músicas agitadas para dançar” pode ser uma expressão um pouco vaga, considerando-se a grande variedade de gêneros musicais no mundo. Só de estilos surgidos no Brasil já dava para encher uma piscina. Por isso, você vai encontrar aqui sugestões bem variadas, mas que são uma ótima referência dentro dos seus estilos. Um pequeno spoiler do que você irá aprender aqui hoje:

  • Dancing Days – As Frenéticas
  • Poeira (Sorte Grande) – Ivete Sangalo
  • Don’t Star Now – Dua Lipa
  • YMCA – Village People

Além de músicas mais populares, também procuramos cifras acessíveis para quem está começando a tocar agora. E, para muitas delas, você vai poder contar também com videoaulas! Então, atenção às nossas dicas e já pode colocar seu público para dançar:

Show das Poderosas — Anitta

Sim, senhoras e senhores, prepara que agora é hora. A versão para violão do Show das Poderosas ficou fácil de tocar, considerando-se que o instrumento não faz parte da música original.

É verdade: 4 dos seus 5 acordes usam pestanas, mas elas têm um formato comum. E o 5o acorde, apesar do nome (Dm7/5-), também é simples. A cifra inclui a tablatura para um dedilhado na introdução, que se limita às 3 últimas cordas e às casas 3, 5 e 6. Facílimo. E ainda tem videoaula!

Lambada — Kaoma

“Música boa não envelhece nunca” — e se tem uma que confirma essa expressão é Lambada, do Kaoma. A música de 1989 ganhou o mundo com Don Omar, conquistando seu lugar como um verdadeiro clássico!

São apenas 5 acordes maiores e menores — 3 deles com pestana, mas em formatos básicos. A cifra também inclui a tablatura de um solo que se repete em vários momentos da música. Ele é curto e sem muitas exigências. Só um pouquinho de prática já vai bastar!

Dancing Days — As Frenéticas

Mais uma antiguidade que nunca envelheceu e até hoje coloca todo mundo para dançar é  Dancing Days, do grupo As Frenéticas. Ao todo, são 11 acordes, mas, em geral, os shapes são básicos e fáceis de pegar.

Talvez você precise de atenção em alguns acordes, como A/C# ou E/G#, mas, de resto, nem as duas pestanas são muito complexas. É uma música que certamente vai levantar a sua audiência!

Da Cor do Pecado — Fernando e Sorocaba

Se o seu negócio é o sertanejo, precisa incluir em seu repertório a música Da Cor do Pecado, de Fernando e Sorocaba. A cifra é das mais fáceis desta lista, contando só com 4 acordes básicos: A, D, E e F#m! Também dá para tocar a música toda no mesmo ritmo:

A videoaula completa ensina a fazer variações de ritmo e inclui o solo. Mas continua usando só aqueles mesmos 4 acordes! Fácil de tocar e é uma opção certeira para animar o seu público.

Poeira (Sorte Grande) — Ivete Sangalo

Se o assunto é dançar, não dá para deixar de fora Ivete Sangalo. A música escolhida foi Poeira, que também nunca sai de moda e não deixa ninguém ficar parado. Além disso, é ideal para os iniciantes no violão!

São 4 acordes sem nenhuma pestana! Apenas os básicos A, D e Em — além do A7, que nada mais é do que o A com uma corda a menos pressionada. Já pode sair tocando!

Don’t Start Now — Dua Lipa

Um verdadeiro hit, Don’t Start Now, da Dua Lipa, pode ser tocada com 5 acordes. Deles, a única pestana é a do Bm, e o único shape que sai um pouco do comum é o G7M.

Tão fácil que nossa videoaula é dedicada a ensinar a versão em tablatura, em que você aprende a tocar apenas a melodia. E aí, bora soltar esses dedos?

Colo de Menina — Rastapé

Que tal incluir o melhor do forró no seu repertório de músicas para dançar com Colo de Menina? Essa é mais uma das nossas cifras com apenas 5 acordes, sendo que três deles são os super básicos A, D e G. E até os dois acordes que usam pestana (Bm e F#7) são de um tipo mais simples. É tocar e ver a mágica da dança acontecendo!

Do Seu Lado — Jota Quest 

Aqui vai um pequeno desafio! Do Seu Lado tem 15 acordes e vários shapes bastante incomuns, sendo que o único acorde maior é o de G. Se aceitar encarar, pode contar com o apoio da nossa videoaula:

A versão simplificada tem a metade de acordes, embora o G continue sendo o único de formato mais simples. Mas também tem videoaula para acompanhar. Certamente, fará seu público sair da cadeira e cantar junto!

YMCA — Village People

Clássico absoluto das festas de casamento e bailes de formatura, todo mundo sabe a coreografia do refrão, fazendo com os braços as letras do título. YMCA tem 13 acordes, sendo que os mais simples têm pestana.

Mais um verdadeiro desafio! Mas vale praticar até pegar o jeito, pois, certamente, sua audiência vai agradecer!

Waka Waka — Shakira 

Encerramos a nossa lista com Waka Waka, da diva latina Shakira. Para tocá-la, você não precisa mais do que os acordes de A, D, G e Bm! A gravação original também não conta com violão, então se trata de uma adaptação. Mas confira a videoaula para ver como é simples!

“Toque umas músicas animadas para dançar!” 

Pronto, agora você já tem uma boa base de reportório de músicas animadas para dançar. Compartilhe o artigo com seus amigos e a festa já pode começar! Acompanhe também o Blog do Cifra Club para mais dicas de como tocar suas músicas preferidas!

Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK