As 10 melhores músicas para tocar e ouvir nas festas de fim de ano

Por Gustavo Morais

As festas de final de ano estão chegando! Como você sabe, uma celebração de responsa precisa de boas músicas, boa bebida e boa comida. No post de hoje, vamos conversar sobre as canções ideais para animar essas festividades.

Violão sob o efeito de luzes

Que entre outras coisas boas, seu fim de ano tenha muita luz e música (Foto/Pexels)

Não se aflijam, amigas e amigos. No que depender aqui da família Cifra Club, o seu Natal e o seu Reveillon terão as melhores músicas possíveis. Vamos trocar as tradicionais cantigas e memes [sim, cês sabem muito bem do que tô falando] por canções que possam dar um tom diferente às comemorações. Ah, a lista é bem democrática e abrange canções de várias épocas e estilos.

Prepare aí o seu violão, se arrisque a cantar em inglês e boas festas!

Músicas para tocar no Natal

Como promessa é dívida, já te dou um spoiler bem maneiro: não vai rolar “Então é Natal”. Nada contra a intérprete, e menos ainda contra a música, mas a ideia aqui é te proporcionar outras alternativas 😉 Veja só as músicas sugeridas para você curtir e tocar no Natal.

1. Please Come Home For Christmas – Jon Bon Jovi

Esse singel pedido pro love voltar pra casa no Natal surgiu em 1960, na voz e no piano do mestre do blues Charles Brown. De lá pra cá, Please Come Home For Christmas foi regravada por astros do country e do rock, incluindo Eagles e Willie Nelson. A versão mais notável, no entanto, foi a que Jon Bon Jovi registrou em um projeto natalino, em 1992. O clipe foi estrelado por Cindy Crawford, e então modelo mais badalada do mundo.

2. Merry Christmas (I Don’t Want to Fight Tonight) – Ramones

Punk e Natal de boa numa mesma música era assunto impossível… até 1989, quando os Ramones deram jeito nessa treta. No álbum Brain Drain, o quarteto gravou Merry Christmas. A letra é sobre suavizar as relações pessoais durante o Natal, mesmo com a combinação de estresse e vinho quente quase tornando a trégua impossível. Essa mensagem funciona perfeitamente por si só, mas ganha um nível mais profundo quando associada às próprias lutas da banda, que estava entrando em colapso.

3. Feliz Natal, Papai Noel – Martinho da Vila

E para deixar o Natal bem brasileiro, nada melhor do que a energia de um “bamba” da samba. Quem dá o recado legal é o mestre Martinho da Vila, na faixa Feliz Natal, Papai Noel.

4. Spotlight on Christmas – Rufus Wainwright

Com sua inconfundível pegada folk, Rufus Wainwright também deu sua contribuição para as playlists de Natal. Na faixa Spotlight on Christmas, de 2003, Rufus resgata um pouco do espírito das canções natalinas mais antigas.

5. Christmas Lights – Coldplay

Se você tá vivendo uma sofrência neste Natal, o Coldplay tem a música que te representa. A melancolia da letra de Christmas Lights é o seu hino!

Depois de curtir os “comes e bebes” de Natal, trocar presentes e fazer suas reflexões, é chegada a hora de pensar no Reveillon. Então, continue comigo, pois, ainda tenho mais músicas para embalar suas festas de final de ano.

P.S.: algumas músicas acima ainda não estão cifradas. Se quiser dar um help, é só seguir essas 5 dicas rápidas de como enviar cifra para o Cifra Club! Contamos com você!

Músicas para tocar no ano novo

Não tem como curtir um Reveillon pensando em música triste, concorda? Para esse rolê dá bom, a gente tem que pensar em algo que realmente positivo. Sendo assim, se prepare para a lista mais surpreendente de músicas para você tocar e curtir no ano novo.

1. Marcas do Que Se Foi – Os Incríveis

Marcas do Que Se Foi é um clássico da banda Os Incríveis, nome importante do pop rock brasileiro das décadas de 60 e 70. Que tal começar 2021 tocando uma música cujo primeiro verso diz, “este ano, eu quero paz no meu coração”?

2. Don’t Stop Me Now – Queen

A inconfundível Don’t Stop Me Now, hit do Queen, não poderia ficar de fora desta lista. Segundo a ciência, essa é a música mais feliz de todos os tempos! Essa contagiante onda de felicidade é uma boa pedida para a virada, não é mesmo?

3. Feliz Ano Novo – Comunidade das Nações

Para você que deseja um olhar mais espiritualizado para o Reveillon, a dica é tocar e ouvir a música Feliz Ano Novo, da Comunidade das Nações. “Feliz ano novo com Deus o ano todo/As portas se abrem/É tempo de graça”.

4. New Year’s Day – U2

Editada como single em 1º de janeiro de 1983, New Year’s Day é um dos grandes hits da carreira do U2. A letra assume um tom mais politizado, isto é, perfeita para quem espera um novo ano mais reflexivo e cheio de superação.

5. Happy – Pharrell Williams

De todas as músicas desta lista, Happy é mais festiva! Num momento de muita inspiração, Pharrell Williams fez uma canção dançante, cativante, grudenta [no bom sentido do termo, claro] e perfeita para celebrar a chegada de 2021.

O trecho “Adeus, ano velho! Feliz ano novo! Que tudo se realize. No ano que vai nascer!”, representa os mais sinceros votos da família Cifra Club para você. Que o seu 2021 seja, sobretudo, um ano de mais aprendizado. Desejamos que você descubra, toque e ouça muito mais boas músicas, bem como pedimos aos céus que as chuvas de vibrações positivas inundem a sua vida 365 dias por ano.

Boas festas, galera das cordas!