Cifra Club

Músicas para o dia da mentira: para curtir e aprender a tocar!

Chegou o dia primeiro de abril, aguardado por milhares e milhares de zueiros ao redor do mundo! A data de hoje é querida por muitos, inclusive aqui na equipe. Por isso, juntamos o engraçado com o agradável para trazer algumas músicas para o dia da mentira.

Músicas para o dia da mentira: Felipe Araújo tem uma que é perfeita
Não é caô: Felipe Araújo fez o Brasil inteiro cantar e ouvir música sobre mentira (Imagem/Instagram)

Tem para todos os gostos e estilos. Você pode encontrar canções incríveis ou até algumas que não fazem muito seu tipo — se for o caso, que tal fazer os amigos ouvirem em um encontro virtual, só pela zoação? Tire o violão do case e dê um show de 1º de abril sem sair de casa, mesmo que seja só para o seu cachorro.

Aliás, nem precisa ser só violão. A ideia é que você curta a vibe do dia com seu instrumento favorito. E pode ficar sossegado que as cifras são de verdade, viu?

Músicas para o dia da mentira

Talvez você não perceba logo de cara, mas a temática “mentira” é muito comum no cenário musical. De traições até brincadeiras, sempre tem alguém para cantar sobre esse mal tão comum do ser humano.

Para escolher as que compõem esta lista, decidimos focar na variedade de gêneros e na popularidade de cada uma. Assim, vai ter aquelas que você com certeza lembra e aquelas que você nunca ouviu, mas pode acabar gostando. Bora?

Beautiful Liar – Beyoncé (feat. Shakira)

Um clássico da mentira (se podemos chamar assim), esse combo da Beyoncé com Shakira foi um dos maiores hits dos anos 2000. Lógico, sendo duas das maiores cantoras pop daquela época — como continuam sendo agora! Isso para não falar na letra, que mostra a amizade de duas mulheres se sobressaindo às mentiras contadas para elas.

Por isso essa faixa é tão forte e lembrada com carinhos por fãs até hoje. A variação de acordes é baixa, apenas quatro. Aprenda a tocar Beautiful Liar!

Rebellion (Lies) – Arcade Fire

Se você quer um desafio um pouquinho maior, vale aprender a tocar essa música do Arcade Fire. É uma das mais queridas entre os fãs da banda desde o início, já que faz parte do álbum de estreia, “Funeral”. Uma joia do indie rock, vinda diretamente de 2005.

Rebellion (Lies) é bem aberta a interpretações, mas dá para imaginar que as mentiras nesse caso são aquelas inseridas na sociedade, contadas para dar medo nas pessoas. Se você pensa que o sentido é outro, não deixe de contar nos comentários!

Pega na Mentira – Erasmo Carlos

Quem aqui curte um MPB? Erasmo tem uma das músicas para o dia da mentira mais perfeitas, especialmente por falar daquelas mentiras bobinhas, que se você não prestar atenção nem vai perceber que não é verdade.

É cheio desses exemplos que se canta Pega Na Mentira. Para tocar, você terá alguns acordes a mais do que as outras até agora, mas a dificuldade geral ainda é fácil.

Mentira – Felipe Araújo

E quando quem mente é a gente, hein? Esse modão do Felipe Araújo arranca suspiros como todo bom sertanejo e fala sobre mentir para nós mesmos e para os outros sobre ter superado alguém.

Todo mundo sabe como é tentar se enganar para achar que já tá tudo bem. Se estiver sentindo que precisa extravasar esse sentimento… toca Mentira, que passa!

Suas Mentiras – Sorriso Maroto

Voltando para o outro lado do relacionamento, às vezes o problema está mesmo no outro, né? Os meninos do Sorriso Maroto cantam sobre isso com bastante emoção e samba em Suas Mentiras. Se esse for mais o seu estilo, também vale aprender a tocar para liberar o sentimento!

Mentiroso – Enrique Iglesias

E a emoção não para, ainda mais com o rei do pop latino. Em Mentiroso, Enrique Iglesias traz uma balada lenta e sofrida de um homem que prometeu mais do que podia cumprir. E essa vem lá de trás, do começo do século: 2002. Hoje em dia, dá para pensar nessa música como muito profunda ou muito… engraçada? Tudo depende do seu humor ao ver o vídeo:

Beautiful Lie – Thirty Seconds To Mars

Em 2005, a banda de rock alternativo liderada por Jared Leto lançou o single Beautiful Lie, do álbum de mesmo nome, para tratar de um assunto que segue importantíssimos até hoje: o aquecimento global. A mentira, neste caso, é a que a humanidade conta a si mesmo quando diz que está tudo bem, quando claramente não está — o meio ambiente está deixando isso claro há muitos anos.

É uma das melhores músicas para o dia da mentira que falam de algo maior do que situações individuais. O clipe, além de ser um mini documentário levantando esse debate, também é super legal. Eles tocam em cima de um iceberg, poxa!

No More Lies – Iron Maiden

Se você curte um rock mais pesado, Iron Maiden certamente está na sua playlist. Com No More Lies, eles entregam tudo que faz da banda um ícone mundial e falam sobre… bem… isso também é bem interpretativo. Alguns acreditam que é sobre Jesus e a Última Ceia, outros que é sobre a guerra ou diversas outras possibilidades.

O importante é sentir e entender como a música funciona para você, não é?

Aproveite as músicas para o dia da mentira…

… só não se deixe levar por elas! Como deu para ver, as mentiras têm inúmeras consequências. Às vezes são inofensivas, outras vezes convencem milhares de pessoas de uma vez. Inclusive, elas são bem comuns no mundo musical também. Que tal testar seus conhecimentos sobre alguns fatos não tão verídicos?

Aproveita para compartilhar este post com seus amigos e ver quais músicas para o dia da mentira vocês podem aprender a tocar juntos!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK