Cifra Club

Desafio Cifra Club: 5 músicas bem difíceis para tocar no violão

Se você toca violão, certamente quer saber qual é o grau de seu aprendizado musical. Tocar as músicas que fazem parte do repertório, no entanto, não é o termômetro ideal para medir o seu nível como músico. Afinal de contas, essas canções já estão na ponta de seus dedos.

Músico faz acorde complexo no violão de seis cordas de aço

É preciso bem mais do que acordes complexos para ser expert no violão (Foto/Pexels)

E é aí que quero te propor o desafio de sair da sua zona de conforto. Para isso, selecionei cinco músicas bem difíceis para tocar no violão. São canções cheias de acordes complexos, técnicas, harmonias bem trabalhadas, e que exigem muita habilidade com as mãos. Confie em mim: para cada videoaula abaixo que você concluir, sua visão artística ganhará novos panoramas.

Bora pensar fora da caixa?

Hotel California — Eagles

Clássico inconfundível do rock da década de 70, Hotel California é um tema de guitarra. Com criatividade, boa vontade e talento, no entanto, é possível fazer uma versão desplugada bem top. Donos de habilidades técnicas incomuns, os músicos do Eagles fizeram um arranjo acústico que cativa até o mais gélido dos corações.

Mesmo não tendo acordes complexos, esta música é difícil de tocar no violão. Pra começo de conversa, cada um dos três instrumentos faz uma coisa diferente, ou seja, você tem três músicas dentro de uma só. Além do mais, a canção é cheia de licks e solos que exigem muita independência dos dedos da mão que pressiona as notas no braço do instrumento.

Chega de Saudades — João Gilberto

O violão era praticamente uma extensão do corpo do saudoso João Gilberto. Com as seis cordas em mãos, ele era inovador, inventivo e insuperável. Dono de habilidade incomum, ele executava canções com mais de 30 acordes, complexos ou não, com a mesma facilidade com que Pelé batia um pênalti. Ah! Nem é preciso te lembrar que é preciso muito treino para não transformar a inconfundível batida da bossa nova em samba, né?

Saiba mais sobre João Gilberto, o pai da bossa nova

Neon — John Mayer

Por mais que exista uma versão elétrica para Neon, a roupagem acústica virou a gravação definitiva deste hit. O formato voz e violão proposto pelo John Mayer, no entanto, aumentou os níveis de dificuldade para tocar esta canção. Afinal de contas, não há outros instrumentos para “maquiar” os eventuais erros cometidos na hora de tocar e cantar.

Basicamente, você precisa lidar com as seguintes questões para tirar esta música aí no seu violão:

  • são muitos acordes complexos
  • o andamento não é lento
  • a afinação não é a convencional
  • a introdução é longa e cheia de frases minuciosas
  • as mãos precisam estar preparadas para executar vários comandos, sempre de forma de ligeira

Agora, dê o play e se ligue nos ensinamentos do Leo Eymard.

Sapato Velho — Roupa Nova

Antes de gravar o primeiro disco, em 1981, a banda Roupa Nova já era veterana nos estúdios e palcos da vida. Como sempre tocou com muita gente, o sexteto teve ótimas oportunidades para desenvolver as habilidades para criar harmonias e melodias bem elaboradas.

Esse apuro técnico dos caras pode ser observado no hit Sapato Velho, faixa que abre o álbum de estreia do grupo. Com 44 acordes, distribuídos em 4 minutos de duração, esta música é um verdadeiro teste de concentração e capacidade para chegar nas soluções musicais certas. Uma notinha fora do lugar é suficiente para complicar o trabalho vocal e instrumental.

Onde Anda Você — Tiago Nacarato

Em setembro de 2017, o cantor português Tiago Nacarato roubou a cena do The Voice Portugal. Por mais que não tenha sido campeão no programa, o artista encantou a todos com sua versão para Onde Anda Você, de Vinicius de Moraes e Toquinho, um clássico da música popular brasileira.

Para tocar a versão do Tiago, o uso correto do capotraste é fundamental. Além disso, você precisa dominar  pull-off, hammer-on e outras técnicas.

Se você quer evoluir no violão, confira os conteúdos abaixo:

Agora, meu amigo e minha amiga, é com você 😉 Tenha seu instrumento sempre por perto, e não deixe de tocar todos os dias. Ah! Conto contigo para divulgar este conteúdo, hein? Certamente, a galera de suas redes sociais e do WhatsApp vai topar o desafio de aprender a tocar essas músicas no violão.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK