Cifra Club

Top 10: aprenda a tocar as melhores músicas que falam de amor

O Dia dos Namorados chegou! Felizmente, o amor está no ar e no título de muitas músicas de vários estilos e gêneros. Para celebrar essa data, um levantamento inédito do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) identificou as canções que, de alguma forma, estão relacionados com o amor.

Das quase 2 milhões do total de obras musicais nacionais que compõem o banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina, foram encontradas 70.393 músicas com a palavra “amor” no título. A pesquisa também localizou títulos de músicas com outras palavras que podem ser relacionadas ao Dia dos Namorados, como “paixão” (8.107 canções), “love” (3.550 canções), “apaixonado/apaixonada” (3.308 canções) e “namorado/namorada” (1.657 canções).

Casal de namorados aproveitam um dia no parque, ele toca violão pra ela

O amor é lindo, divino e sempre terá lugar cativo na música (Foto/Pexels)

Analisando os números acima, a conclusão só pode ser uma: artista brasileiro realmente sabe e gosta de cantar sobre o amor! Por isso, no papo de hoje, nada mais justo do que conversarmos sobre o top 10 das músicas nacionais mais regravadas e que falam de amor. No final da conversa, você terá curtido e conferido a cifra das canções abaixo:

  • O Amor em Paz
  • Meu Primeiro Amor
  • Amor Perfeito
  • Falando de Amor
  • Como é Grande o meu Amor Por Você
  • É o Amor
  • Apenas Mais Uma de Amor
  • Tortura de Amor
  • Seu Amor Ainda é Tudo
  • Pingos de Amor

Viu só como a listinha é bem eclética? Vai da MPB atemporal, passa por eternos clássicos do sertanejo e prestigia  hits do pop. Para conferir esse rolê mais de perto, você só precisa ajustar seus fones de ouvido, afinar o violão, aquecer a voz e se jogar nas boas vibrações 😉

1. O Amor em Paz – Tom

Fruto da parceria dos para sempre mestres Tom Jobim e Vinicius de Moraes, O Amor em Paz marcou carreiras de vários intérpretes. Além de Gal Costa, Elis Regina e Ivan Lins, o não menos genial João Gilberto também colaborou para que essa canção ganhasse a proporção que tem dentro do cenário da música brasileira popular.

Confira a cifra completa de O Amor em Paz, na versão do pai da bossa nova. Se prepare para tocar muitos acordes complexos!

2. Meu primeiro amor – Vários Compositores

Essa é “das antiga”, hein? Composta pelo trio Zé Fortuna/Hermínio Gimenez/Rafael Hidalgo, Meu Primeiro Amor foi lançada em 1952, nas vozes da dupla Cascatinha e Inhana. Trata-se de um clássico do sertanejo raiz! De lá pra cá, a canção cada vez mais caiu no gosto popular e ganhou roupagens de vários artistas, incluindo Fagner, Joana, Bruno e Marrone, Roberta Miranda. Dê o play e confira uma cantoria das boas:

Aprenda a tocar com a cifra de Meu Primeiro Amor, clássico sertanejo!

3. Amor Perfeito – Vários Compositores

Um time formado por Michael Sullivan/Lincoln Olivetti/Miguel/Paulo Massadas/Robson Jorge, não teria como falhar! Por isso, não é de assustar que essas mentes tão criativas e talentosas tenham participado do processo de composição de Amor Perfeito, canção que estourou na voz de Roberto Carlos, em meados dos anos 80. Já nos anos 2000, o Babado Novo resgatou essa canção e abriu precedentes para tantas outras regravações, incluindo uma interessante roupagem acústica feita pelo casal Maiara (da dupla com Maraisa) e Fernando (o parceiro de Sorocaba).

Vem aprender a tocar Amor Perfeito, na versão de Roberto Carlos!

4. Falando de Amor – Tom Jobim

Mais uma do inigualável Tom Jobim! O maestro gravou Falando de Amor no disco Terra Brasilis, de 1980. Posteriormente, essa maravilhosa bossa nova romântica também foi sucesso nas interpretações de Gal Costa, Chico Buarque, MPB4, entre outros.

5. Como é grande o meu amor por você – Roberto Carlos

Uma composição de Roberto sem Erasmo funciona? Claro que sim! Afinal de contas, o hit Como é Grande o Meu Amor Por Você não foi fruto de uma das parcerias mais importantes da música brasileira popular. Composta por RC, essa canção foi lançada no disco Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, de 1967. Posteriormente, a faixa ganhou regravações de Lulu Santos, Ivete Sangalo, Sandy e Junior e mais uma pá de gente talentosa.

Confira a cifra e a videoaula de Como é Grande o Meu Amor Por Você, música de Roberto Carlos.

6. É o Amor – Zezé di Camargo

No começo dos anos 90, Zezé Di Camargo e Luciano revolucionaram a música sertaneja romântica. A canção que virou essa chave foi É o Amor, composta por Zezé di Camargo. Na sequência, a canção ganhou versões da diva Maria Bethânia, Wanessa e Raça Negra.

A cifra completinha de É o Amor, de Zezé di Camargo & Luciano, você encontra no Cifra Club!

7. Apenas mais uma de amor – Lulu Santos

Lulu Santos lançou a música Apenas Mais Uma de Amor, no disco Mondo Cane, em 1992.  Apesar de ter feito sucesso na época em que foi lançada, essa canção ganhou uma sobrevida no disco Acústico, lançado no ano 2000. De lá pra cá, a faixa foi regravada por Bruno e Marrone, Daniel, Nx Zero, Pe. Fábio de Melo, entre outros.

Vem ver a videoaula e a cifra completa de Apenas Mais Uma de Amor, de Lulu Santos.

8. Tortura de amor – Waldick Soriano

Ícone da chamada música brega, Waldick Soriano lançou a música Tortura de Amor, em 1962. O tempo passou e esse inconfundível bolero também foi interpretado por Wanessa, Fafá de Belém, Agnaldo Timóteo e Luan Estilizado.

Confira a cifra de Tortura de Amor, de Waldick Soriano. Se liga na qualidade do bolero!

9. Seu Amor Ainda é Tudo – Moacyr Franco

Figura importantíssima da cultura brasileira, Moacyr Franco é ator, cantor, produtor e compositor. Na década de 80, na voz de João Mineiro e Marciano, a música Seu Amor Ainda é Tudo ajudou a manter o talento de Moacyr na prateleira de cima. Nem precisa falar que essa canção virou um hino incontestável do cancioneiro sertanejo, né? Uma das muitas regravações recentes mais bacanas é a de Leonardo e Eduardo Costa.

Vem conferir a cifra de Seu Amor Ainda é Tudo, hit na voz da dupla João Mineiro e Marciano.

10. Pingos de Amor – Paulo Diniz e Odibar

Composta por Paulo Diniz e Odibar, Pingos de Amor foi lançada por Paulo Diniz, em 1971. Desde então, esse clássico do soul balada resisti ao teste do tempo e vem sendo regravada por um monte de gente talentosa. As bandas Kid Abelha, Turma do Pagode e Papas da Língua estão entre as que interpretaram essa canção.

Vem tocar Pingos de Amor, sucesso de Paulo Diniz.

Mais músicas que falam de amor

Se você precisa de mais sugestões de músicas que falam de amor, se liga só no conteúdo que vou te aplicar.

Agora, é com você! Com essas seleções de músicas que falam de amor, você vai montar um repertório espetacular.

Ah! E não deixe de espalhar este post por aí! Com certeza, muita gente que você conhece está precisando mandar aquele papo reto para alguém ;)

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK