Cifra Club

Aprenda como tocar 15 músicas românticas internacionais

Aproveitando a semana do Dia dos Namorados, hoje mostraremos como tocar 15 músicas românticas internacionais para você incrementar suas comemorações com a pessoa amada!

Bruno Mars segurando seu violão em estúdio
É claro que não poderia faltar o romântico Bruno Mars na nossa lista (Foto/Reprodução/Internet)

Quem não gosta de ter uma linda música romântica como tema do seu relacionamento? Melhor ainda se um dos dois souber tocar essa música para ambos cantarem juntos, não é mesmo? Então, bora lá aprender a tocar as melhores músicas românticas internacionais!

Músicas românticas internacionais para tocar no violão

Todo mundo gosta de ouvir uma bela música de amor, principalmente época do ano. Portanto, preparamos este artigo com dicas certeiras para você que toca violão aprender suas músicas românticas internacionais favoritas com facilidade.

Saca só algumas das trilhas sonoras do amor que você vai aprender por aqui hoje:

  • Love Me Tender
  • Just The Way You Are
  • Angie
  • Lover
  • Yesterday

Agora vamos à lista completa:

1. You’re Still The One Shania Twain

Trilha sonora perfeita para casais apaixonados, You’re Still The One precisa do capotraste na 1ª casa e tem um ritmo bem simples. Confira:

↓  ↓  ↓↑

A sequência de acordes no verso é: D, G, A, D, G, A, D, G, A, D, G, A. Já no refrão, temos os seguintes shapes: D, G, Em, A, D, G, A.

Toque o ritmo uma vez por acorde, menos nos que estão em negrito. Neles, faça o ritmo duas vezes.

2. Love Me Tender — Elvis Presley

O Rei do Rock interpretou algumas das mais belas músicas românticas internacionais da história. Por exemplo, Love Me Tender.

Essa canção tem uma batida muito simples. Basta fazer um toque para baixo na nota mais grave do acorde, ou seja, a nota que o nomeia. Depois, você faz outro toque para baixo pegando as notas agudas do acorde simultaneamente.

3. Patience — Guns N’ Roses

Um dos maiores hits do Guns N’ Roses, Patience possui duas batidas diferentes: uma para o verso e para a parte final e outra para o refrão. Em ambas, toque uma vez por acorde. Se liga só:

Verso:   ↓  ↓  ↓↑  ↓  ↓↑

Refrão: ↓  ↓  ↓↑

4. Wonderwall — Oasis

O maior sucesso do Oasis é uma das mais famosas músicas românticas internacionais de todos os tempos.

Wonderwall exige o uso do capo na 2ª casa e tem um ritmo bem peculiar. Assista à nossa videoaula com a versão simplificada!

Caso você queira tentar a versão completa dessa música, fique à vontade também!

5. Yoü and I — Lady Gaga

Yoü And I possui uma pestana, no acorde de Bm. Portanto, essa é uma ótima música para treinar este tipo de shape, já que o ritmo dela é lento, feito dessa forma:

↓  ↓  ↓↑  ↓ ↑

No verso, faça essa batida uma vez por acorde. O refrão tem a seguinte sequência: D, A, G, D, E, D, A, G, D, A, G, D, A, G, E, D. Toque a batida uma vez por acorde, com exceção dos que estão em negrito.

Neles, faça os primeiros dois toques do ritmo no A e os outros toques no G. Repita isso do E para D!

6. Angie — Rolling Stones

Além de ter a mesma batida de You And I, Angie conta com uma pestana em sua cifra: no acorde de F. No refrão, toque a batida uma vez por acorde.

O verso tem a seguinte sequência de acordes: G, Dm, Am, C, F, G. Mais uma vez, execute a batida uma vez por acorde, menos nos que estão em negrito.

Nesses acordes destacados, faça os primeiros dois toques do ritmo no Dm e os outros toques no Am. Repita isso do C para o F, não só no refrão, mas também na ponte.

7. Just The Way You Are — Bruno Mars

Com uma batida bem fácil e a mesma sequência de três acordes do começo ao fim, Just The Way You Are é simples de tocar. Mesmo que um desses acordes seja com pestana – F5(7M/9) – ele assusta mais pelo nome do que pelo formato.

Além disso, a versão completa usa o capotraste na 5ª casa. Assista à videoaula a seguir:

Mas se você preferir a versão simplificada, é só assistir a este outro vídeo!

8. Wonderful Tonight — Eric Clapton

Um grande sucesso de Eric Clapton, Wonderful Tonight possui a mesma batida de Just The Way You Are, só que em um andamento bem mais lento. O ritmo é feito uma vez por acorde.

O solo da introdução é fácil, mas você precisa saber fazer as técnicas de bend e slide. Confira nossa videoaula sobre essa música:

9. Lover — Taylor Swift

Lover tem uma pestana no acorde de F, o mesmo de Angie. Ademais, o ritmo é feito com palheta. Confira!

↓  ↑↓↑

A introdução, o verso e o refrão têm a mesma sequência de acordes: G, D e C. Toque o ritmo uma vez no G e no D e duas vezes no C, mas, na ponte, faça essa batida uma vez por acorde.

Porém, nos três últimos acordes desta parte (C, Am e D), a batida é feita duas vezes em cada shape.

10. Sonnet — The Verve

Uma das músicas românticas internacionais mais bonitas já feitas, Sonnet tem uma pestana, também no F,e um ritmo muito simples:

↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑

Na introdução, faça só os quatro primeiros toques dessa batida nos dois primeiros acordes. Em seguida, é só manter essa levada sem parar, uma vez por acorde por toda a canção.

11. Words — Bee Gees

Outra bela música romântica, Words possui dois acordes com pestanas: Bb e F. No entanto, vale a pena praticar para incluir esse grande hit no seu repertório. O ritmo é o mesmo de Sonnet, mas tocado duas vezes por acorde.

Porém, nos dois últimos shapes do verso (A e D7), é só uma vez em cada, assim como nos quatro últimos acordes do refrão (G, D7, G e D7).

12. Fallin’ For You — Colbie Caillat

Fallin’ For You tem quatro pestanas (em G#m, C#m, F#m e B), exigindo mais força e agilidade na mão esquerda (no caso dos destros). Ela usa a mesma batida de Sonnet na introdução, no verso e no refrão.

Porém, nos últimos seis acordes do pré-refrão (G#m, C#m, F#m, G#m, A e B), faça só os quatro primeiros toques. Já na ponte (C#m, F#m, A, G#m e B) também execute apenas quatro batidas nos acordes de A e G#m.

13. White Flag — Dido

Um dos maiores sucessos da cantora Dido, White Flag possui três pestanas, nos acordes de Bb, F e Gm. Ela tem seu ritmo tocado com palheta. Confira:

↓ ↓ ↓   ↓↑↓↑  ↓

Na introdução, no verso e na ponte, essa batida é tocada duas vezes em cada acorde. No pré-refrão, o ritmo é tocado uma vez nos shapes de Gm e Am. E assim segue por todo o refrão.

14. Yesterday — The Beatles

Uma das músicas românticas internacionais mais famosas de todos os tempos, Yesterday tem seu ritmo tocado com os dedos. Veja nossa videoaula com a versão simplificada!

Caso você queira tentar a versão completa, também temos uma aula. Confira!

15. Listen To Your Heart — Roxette

Apesar de soar melhor na guitarra, nada impede de tocar Listen To Your Heart no violão. Em ambos os instrumentos você pode substituir as pestanas por power chords.

O ritmo é bem simples e feito com palheta. Na introdução, no verso e no refrão, basta fazer um toque por acorde. Na ponte, toque o ritmo abaixo uma vez por acorde. Porém, no E e no C#m, a batida é feita duas vezes em cada um.

↓  ↓↑  ↓↑↓

Agora que você já teve dicas certeiras para tocar essas 15 músicas românticas internacionais, compartilhe esse artigo com seus amigos! Assim, mais pessoas vão aprender a tocar essas canções para celebrar o Dia dos Namorados!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK