Cifra Club

15 músicas sem pestana para tocar no violão

Aprender a tocar violão não precisa ser difícil! Confira uma lista de músicas fáceis sem pestana e comece a tocar hoje mesmo.

Quantas vezes você procurou por boas músicas sem pestana, passando por cifra após cifra? Acordes que exigem que um dedo aperte mais de uma corda ao mesmo tempo podem ser desafiadores para iniciantes no violão. Pensando nisso, selecionamos 15 músicas sem pestana para ajudá-lo a ampliar o repertório musical!

Homem tocando violão com acordes sem pestana
A pestana é um dos grandes pesadelos para principiantes no instrumento (Foto: Reprodução/Freepik)

Dessa forma, quem está começando a tocar violão não ficará preso no aprendizado, pois poderá praticar os acordes que já conhece com diversas canções. Ao mesmo tempo, poderá descobrir novos ritmos, desenvolver algumas técnicas no instrumento e muito mais.

O que é pestana na música?

A técnica de pestana consiste em pressionar duas ou mais cordas do instrumento com o mesmo dedo. Embora também possa ser encontrada em riffs e solos, ela é mais comum nos acordes – seja no violão, seja na guitarra.

A pestana não é apenas um obstáculo para iniciantes. Ela é fundamental, pois permite tocar várias cordas simultaneamente, tornando possível a execução de acordes que seriam impossíveis de montar. Além disso, os acordes com pestana podem ser adaptados a qualquer parte do braço do instrumento.

Agora, vamos deixar a conversa de lado e se concentrar no que realmente importa! Bora conferir as melhores músicas sem pestana para tocar?

Nesta lista, você vai aprender as seguintes canções:

  • Trem-Bala
  • Ousado Amor
  • Lugar Secreto
  • O Sol (Victor Kley)
  • De Quem É a Culpa?
  • Medo Bobo
  • Fada
  • Faroeste Caboclo
  • Pássaro de Fogo
  • Deixe-me Ir
  • Madri
  • O Sol (Jota Quest)
  • Amei Te Ver
  • Me Namora
  • Como Eu Quero

1. Trem-Bala — Ana Vilela

A música Trem-Bala é perfeita para quem está começando no instrumento! Para tocá-la, primeiramente você vai precisar colocar o capotraste na 2ª casa do braço do violão. No início da canção, há um dedilhado e, no refrão, entra a seguinte batida: ↓↑↑ ↓↑↑ ↓↓↑. Os acordes são os simples A9, D9 e E.

2. Ousado Amor — Isaias Saad

Você também vai precisar de um capotraste para tocar Ousado Amor – novamente, o acessório vai na 2ª casa. Os acorde menos comuns da música são C#m e B4. Além desses, a cifra tem os super fáceis A9 e E.

3. De Quem É a Culpa? —  Marília Mendonça

Em De Quem É a Culpa?, da Marília Mendonça, temos a união perfeita de acordes sem pestana e uma batida fácil no violão! Essa cifra inclui também solinhos e fraseados marcantes da música, mas que você pode descartar para tocar somente a base da faixa. Sobre a levada, faça apenas palhetadas para baixo em boa parte da música. No refrão final, a dinâmica cresce, e a batida fica mais preenchida.

4. O Sol — Vitor Kley

Com o capotraste posicionado na 2ª casa do violão, você vai precisar de bastante treino para tocar O Sol. Isso porque, apesar de não possuir nenhuma pestana, a música tem 12 acordes e conta com variações rítmicas em cada parte. Mas nada que dedicação e concentração não resolvam!

Caso prefira, você pode tocar a versão simplificada da música! Assim, você só precisa de apenas 4 acordes (nenhum com pestana) e somente uma batida durante toda a faixa.

5.  Lugar Secreto — Gabriela Rocha

Para tocar Lugar Secreto, esse lindo hino gospel fácil de tocar, você vai precisar de certa elasticidade nos dedos. Isso porque alguns acordes vão exigir que você abra bem a mão. É o caso de F7M(9), G4(6) e Dm7(9). Os demais shapes da música são Am e Em7, ambos fáceis de tocar.

6. Medo Bobo — Maiara & Maraisa

Medo Bobo é mais uma música pra você usar o capotraste na 2ª casa do braço do instrumento. Essa cifra tem apenas um shape mais complicado, o C/G. Tirando esse, restam as básicas formas de D9, Em7 e G.

7. Fada — Victor & Leo

Com apenas uma batida e 4 acordes super fáceis (G, Em, D e C), a música Fada também exige o capotraste na 2ª casa. Essa canção tem um solo super bonito e fácil de tocar, que trabalha bastante com a técnica de slide.


8. Faroeste Caboclo — Legião Urbana

Clássico incontestável da música brasileira, Faroeste Caboclo começa com um dedilhado nos acordes C9, G/B, G/F#, G e D/F#. A canção é longa e possui 16 shapes no total. Ou seja, é preciso ficar atento às trocas de acordes e às progressões de cada parte.

9. Pássaro de Fogo — Paula Fernandes

Com apenas um ritmo durante a música toda, Pássaro de Fogo tem 6 acordes ao todo. Atenção para os shapes de Em7 e D4/F#, que podem complicar um pouco mais para os iniciantes. Além disso, fique ligado nos momentos em que o C9 é tocado na primeira parte. Por fim, reforce a palhetada no refrão, para dar mais peso a essa parte.

10. Deixe-me Ir — 1Kilo

Deixe-me Ir você vai poder tocar sem pestana e sem precisar de capotraste. O ritmo tem algumas variações, e o dedilhado da introdução pode ser uma boa prática para iniciantes – comece treinando em um andamento mais lento. A sequência da batida é assim: ↓↑↓ ↓↑↓ ↓↓↑. Lembrando que, na terceira, na oitava e na nona palhetada, você deve abafar as cordas.

11. Madri — Fernando & Sorocaba

Madri tem um ritmo todo próprio de tocar, e no geral os 8 acordes da música são simples – o mais complicadinho é o D/F#. O dedilhado é complexo e exige as técnicas de hammer on, slide e abafamento.

12. O Sol — Jota Quest

4 dos 5 acordes de O Sol são bem básicos. O shape mais incomum é o de G/A, mas que necessita de apenas dois dedos para ser montado. Sobre a batida, ela é a mesma a música inteira, seguindo a sequência: ↓↓ ↑↑↓ ↓↑ ↓↑↓↑.

13. Amei Te Ver — Tiago Iorc

Embora seja uma música relativamente simples de tocar, Amei Te Ver tem alguns macetes para ser tocada como a versão original. A canção inteira segue a mesma batida (↓↓↓ ↑↓↑↓ ↓↓↑ – sendo que a quinta palhetada deve ser abafada). Além disso, entre os 7 acordes da cifra, o que vai te exigir mais é o F7M. Para montá-lo, é preciso usar o polegar, recurso um tanto incomum para iniciantes no instrumento.

14. Me Namora — Natiruts

Não poderia faltar um bom reggae nessa lista! Em Me Namora, a batida é a clássica do estilo, e você só precisa de 2 acordes para tocar: G7M e C7M. No primeiro deles, temos o dedo indicador na casa 3 da corda Mizona e o dedo médio na mesma casa, mas na corda Si. Os dedos anelar e mindinho vão na casa 4 das cordas Ré e Sol, respectivamente.

15. Como Eu Quero — Kid Abelha

Para fechar a nossa lista de músicas sem pestana, temos Como Eu Quero, com 6 acordes fáceis. O ritmo é o mesmo na música toda, e é feita a batida padrão no violão: ↓↓↑↑↓↑.

Agora que você aprendeu a tocar essas músicas sem pestana, que tal subir de nível nas seis cordas e tentar praticar o fundamento? Para isso, temos um artigo especial para você aprender a fazer pestana do zero!

Assim, você poderá começar a praticar várias músicas com pestana e, dessa forma, turbinar o seu repertório no violão.

E, se o seu objetivo é se aprimorar não só nas pestanas, mas também em várias outras técnicas do instrumento, confira o curso de violão do Cifra Club Academy!

Curso de violão do Cifra Club Academy

Na nossa plataforma de ensino de música online, você terá acesso a uma metodologia de alta qualidade, sempre pensada em sua evolução musical. Se liga só benefícios de assinar nossa plataforma:

  • Materiais de apoio;
  • Possibilidade de assistir às aulas de onde e quando quiser;
  • Lives exclusivas para esclarecer dúvidas;
  • Canal exclusivo no Telegram;
  • Acesso a todos os cursos da plataforma (são mais de 10) com apenas uma assinatura;
  • Acesso ao Cifra Club Pro.

Não dá pra desperdiçar essa oportunidade de alavancar o seu conhecimento musical, não é mesmo?

Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK