Cifra Club

Aprenda músicas sobre amizade para tocar no Dia do Amigo!

Antes de tudo, sabemos que, durante a pandemia, está difícil se reunir com a galera neste Dia do Amigo (20/7). O mais importante, no entanto, é manter o espírito de união para fortalecer esse laço. E nada melhor do que a música pra ajudar a gente nisso, né? Por isso, junte-se a nós pra saber quais são as melhores músicas sobre amizade para tocar hoje!

Grupo de amigos tocam músicas sobre amizade
Acima de tudo, a música consegue unir o que muita coisa insiste em separar (Foto/Pexels)

O mundo reconhece tanto a importância da amizade que existem, veja só, duas datas para celebrá-la. A primeira, o Dia do Amigo, foi criada em homenagem à chegada do homem à lua. A justificativa é que esse seria o primeiro passo para a amizade entre todos os povos.

A segunda, o Dia Internacional da Amizade (30/7), foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é promover a união entre os povos e a cultura da paz. Nesse sentido, para entrar nesse coro, selecionamos algumas músicas pra você aprender a tocar e cantar junto com os irmãos e irmãs que a vida te deu!

Melhores músicas sobre amizade 

Neste post, selecionamos algumas músicas sobre amizade para tocar junto com (ou para) os amigos. Sobretudo, sabemos que há vários tipos de amizades. Além disso, cada momento é único.

Trio de amigos tocando música sobre amizade no violão
Amigo que é amigo fica junto em qualquer ocasião, inclusive no Dia da Amizade (Foto/FreePik)

Por isso, dividimos o repertório em duas categorias. São elas: músicas sobre amizade para tocar com os amigos na farra e músicas para tocar o coração dos seus amigos de fé. Bora conferir?

Músicas sobre amizade – na farra!

I’ll Be There For You – The Rembrandts

Certamente, é impossível ouvir essa música da dupla The Rembrandts sem a vinheta de abertura da série Friends vir à cabeça, não é mesmo?

Na cifra simplificada de Ill Be There For You, eliminamos o solinho de introdução pra facilitar. Mas, vamos combinar que a versão tradicional é bem mais legal, né? Veja como fica a aula completa pra tocar com seus friends:

All Star – Smash Mouth

Esta é outra que não deixa ninguém parado nas festinhas. No videokê, então, sempre tem um que dá uma de rock star.

Antes de tudo, pra tocar All Star do Smash Mouth na guitarra, afine-a um tom abaixo do padrão. A música tem três guitarras, a base, uma mais aguda e uma mais grave. O mais importante, é definir se você vai tocar sozinho ou com um baixo pra segurar os graves. Dessa forma, fica mais livre pra escolher o tom que vai seguir a mesma ideia melódica dele. Entenda:

Deixa Ele Sofrer – Anitta

Às vezes, não há nada melhor que uma parceria pra dividir e ajudar a superar uma dor de cotovelo. A verdade é que sempre tem alguém na resenha nessa situação. E vamos de Anitta, a poderosa das poderosas, para essa empreitada?

A cifra de Deixa Ele Sofrer tem só três acordes. Em primeiro lugar, separe a palheta. Para a batida, faça uma levada básica alternada com bastante abafamento. Além disso, a música tem uns poucos hammer on no meio do caminho. Veja como fica:

Faroeste Caboclo – Legião Urbana

Não tem nada que una mais um grupo de pessoas do que saber a letra toda dessa música de cor. Em outras palavras, todo mundo canta junto e se sente invencível quando acerta cada verso. Agora, imagine você cantando e tocando essa história toda!

A cifra é de Faroeste Caboclo, da Legião Urbana, ícone do rock nacional dos anos 80. O ritmo alterna dedilhado com batidas e, como a música é longa, dá pra treinar tudo várias vezes.

Músicas sobre amizade – para tocar o coração! 

Amigo, Estou Aqui – Toy Story

A abertura da nossa lista mais emotiva é, sobretudo, para os amigos saudosistas. Em Amigo, Estou Aqui, tema de Toy Story, que tal relembrar os tempos de criança?

Em princípio, a versão de estúdio não tem arranjos de violão. Mas, na nossa aula completa, ela ganha uma batida bem marcada que confere uma pegada de blues irresistível. Em primeiro lugar, coloque o capotraste na terceira casa. Em segundo lugar, o segredo do ritmo é mesclar dedilhado com um acompanhamento firme nos abafados. Veja só:

What’s Up – 4 Non Blondes

Antes de mais nada, é verdade que quase todo desafina nessa música. Apesar disso, ela não tem graça sem a galera (a que canta bem e a que canta mal também) gritar “hey yeah yeah” a plenos pulmões.

Para tocar What’s Up, do 4 Non Blondes, você só precisa de um ritmo constante e três acordes:

Águas de Março – Tom Jobim

Agora, faça uma dupla pra tentar um dos duetos mais famosos da bossa nova, feito entre Elis Regina e Tom Jobim. Desde já, avisamos que ela fica bem mais legal tocada em cordas de nylon.

A cifra de Águas de Março é dividida em cinco partes. A princípio, parece muita informação. Contudo, os padrões se repetem bastante.

Stand By Me – Ben E. King

Esta música é para homenagear quem está sempre ao seu lado, não importa o que aconteça. Que tal aprendê-la pra lembrar aquele seu amigo que tá precisando, de que os tempos difíceis, afinal, vão passar?

Em síntese, a cifra de violão Stand By Me já contempla os graves. Contudo, se você tem um amigo que toca baixo, o som vai ficar ainda mais completo. Caso contrário, você vai precisar de uma palhetada precisa. Dá uma olhada:

Lista-bônus de músicas sobre amizade

Portanto, para terminar e comemorar nossa amizade, preparamos mais 10 cifras de músicas sobre amizade que você pode gostar. Veja só!

Gostou da seleção de músicas sobre amizade? Então, bora dividir esse repertório com a galera e fazer um som – mesmo que seja a distância!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK