Cifra Club

20 músicas antigas de Zezé Di Camargo e Luciano para tocar

Listamos as melhores músicas antigas de Zezé Di Camargo e Luciano com dicas primordiais para você aprender a tocá-las no violão.

Está buscando as cifras das músicas antigas de Zezé Di Camargo e Luciano? Você encontrou o que procurava! Com tanto tempo na estrada, a dupla acumula vários sucessos desde os primeiros anos de carreira.

Zezé Di Camargo cantando e Luciano tocando violão e cantando em show
Zezé Di Camargo e Luciano encantando milhares de fãs em show (Foto: Divulgação)

Aqui vamos abordar as canções mais famosas do comecinho da carreira dos goianos. Ou seja, faixas dos três primeiros álbuns da dupla, lançados entre 1991 e 1993. Portanto, senta que lá vem história e muita música boa!

Melhores músicas antigas de Zezé Di Camargo e Luciano

A maioria das cifras de Zezé Di Camargo e Luciano têm harmonias fáceis e ritmos simples de tocar no violão. Assim, imperam as clássicas características do sertanejo, com levadas influenciadas por pop e baladas.

Então, mesmo que você seja iniciante no violão, não terá problemas. Ademais, recomendamos o uso do violão de aço para tocar as canções aqui listadas.

Confira alguns dos sucessos antigos de Zezé Di Camargo e Luciano que você vai aprender hoje:

  • É o Amor
  • Faz Mais uma Vez Comigo
  • Pra Desbotar a Saudade
  • Garoto de Rua
  • Saudade Bandida
  • Eu Só Penso em Você
  • Deus
  • Cara ou Coroa

1. É o Amor

Afine o violão meio tom abaixo para tocar É o Amor. A levada da música começa mesclando uma batida lenta com um dedilhado. A dinâmica aumenta na ponte e depois no refrão. Por fim, os 8 acordes não são difíceis. Porém, atenção para os shapes com sétima e para a descida de Dm para Dm/C.

2. Faz Mais uma Vez Comigo

Após a introdução com um solinho que exige as técnicas de vibrato, bend e release, Faz Mais uma Vez Comigo traz uma batida de balada, tradicional no sertanejo. A harmonia conta com 5 acordes, sendo 3 com pestana. São eles: F, Am, Gm, C7 e Bb.

3. Muda de Vida

Com 5 acordes básicos (D, A, G, A7 e E), Muda de Vida também traz a batida de balada. Além disso, não se esqueça de aumentar a intensidade nos refrões!

4. Quem Sou Eu Sem Ela

Com uma batida mais lenta, apenas marcando um toque por tempo, Quem Sou Eu Sem Ela passeia por 5 acordes no total: C, G7, Dm, C7 e F, todos feitos em casas bem próximas. No refrão, as levadas aumentam de intensidade.

5. Pra Desbotar a Saudade

Na batida de balada lenta, Pra Desbotar a Saudade vai te ensinar um bocado sobre harmonia. Isso porque vários dos 7 acordes da canção passam pela escala de Dó maior: C, G, Am, F, D7, G7 e D.

6. Eu Te Amo (And I Love Her)

Essa versão para um dos clássicos dos Beatles tem uma levada de violão bem latina. Os 5 acordes de Eu Te Amo são super básicos, e nenhum possui pestana: Am, Em, C, G e D.

7. Coração Está em Pedaços

Com levada lenta de balada, que aumenta a quantidade de toques no refrão, Coração Está em Pedaços conta com  6 acordes no total. Entre eles, 3 pestanas e o complicado shape de F#9.

8. Garoto de Rua

Com um belo dedilhado, Garoto de Rua entra na batida de balada logo na 2ª estrofe, naquela levada tradicional de um toque para baixo e dois para cima. Em relação aos acordes, nada de pestana: G, Am, D7, B7, A7 e Em.

9. Coração na Contramão

O começo de Coração na Contramão tem uma levada lenta, mas bem fluida. A música tem 9 acordes e se divide em três partes: estrofe, pré-refrão e refrão, com harmonias diferentes em cada uma, mas bem fáceis. Atente-se para o D/F# após o G.

10. Me Leva Pra Casa

Me Leva Pra Casa também é dividida em três partes. Os 6 acordes da música são: A, F#m, D, E, E/G# e C#m. Atenção para as rápidas trocas entre eles. O ritmo é dançante, acentuando o tempo 4.

Muito bom aprender a tocar grandes sucessos das antigas de Zezé Di Camargo e Luciano, não é? Se você tem interesse em evoluir ainda mais no violão, confira o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy!

Com a nossa plataforma você vai aprender tudo sobre batidas, técnicas e repertório deste gênero musical inconfundível!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

11. Saudade Bandida

Para tocar Saudade Bandida, coloque o capotraste na 1ª casa do violão. Além disso, é interessante aprender o solo de introdução da música, tocado originalmente na guitarra. Por fim, saiba que 3 dos 7 acordes da canção são feitos com pestana.

12. Andorinha Machucada

Apesar de possuir 14 acordes, a batida lenta facilita a execução de Andorinha Machucada. A harmonia é focada na tradicional descida de acordes GD/F#Em. Ademais, fique ligado nos shapes de Dm/F, D/C e D/F#.

13. Tudo de Novo

Na primeira parte de Tudo de Novo, temos uma levada com alguns dedilhados e contrapontos melódicos. A batida alternada aparece logo no pré-refrão. As trocas entre os 6 acordes da música são tranquilas. Contudo, tenha atenção com o shape de D#m.

14. Eu Só Penso em Você

Em Eu Só Penso em Você, as trocas de acordes são mais rápidas, mas seguem uma lógica harmônica que deixa intuitiva de tocar. Cuidado especial com os shapes de A/C# e G#m7/5-, além das mudanças de baixo em Bm/A.

15. Olhos de Lua

Guiada pela batida de balada, Olhos de Lua não traz dificuldade na harmonia. O único detalhe é que são muitas pestanas (5 dos 7 acordes da cifra possuem o fundamento). Portanto, treine bastante essa técnica para tocar esse sucesso antigo de Zezé Di Camargo e Luciano!

16. Voando Sem Asas

Em Voando Sem Asas, a levada enfatiza as cordas agudas, fazendo uma batida delicada que é quase um dedilhado. A harmonia não tem surpresas, mas se liga nas mudanças de baixo em C/E, D/F#, F/A e G/B.

17. Leva Minha Timidez

A batida dessa música é a que mais se aproxima do sertanejo raiz, seguindo o clássico ritmo de guarânia. Assim, a levada de Leva Minha Timidez alterna 2 toques para baixo e 2 para cima. A harmonia passeia por 6 acordes, sendo 2 deles com pestana.

18. Deus

Deus é mais um sucesso das antigas de Zezé Di Camargo e Luciano em que o violão enfatiza a dinâmica da melodia. A harmonia conta com D, A, E, Bm e A7. Ou seja, somente acordes básicos, sem problemas. O ritmo também é fácil e conta com batidas alternadas, mas exige uma ênfase nos toques de baixo pra cima.

19. Cara ou Coroa

Com mais uma batida de balada, Cara ou Coroa abusa das pestanas. Isso porque 5 dos 7 acordes da canção incluem essa técnica. Além disso, os shapes sem pestana não são dos mais fáceis (C#7 e D#7). No último refrão, ela modula um tom acima!

20. Cama de Capim

Com sequências longas e 15 acordes no total, Cama de Capim começa com uma batida lenta. Os toques alternados aumentam de intensidade a partir do refrão. A troca de acordes é lenta, o que acaba facilitando, mas alguns shapes requerem atenção, como B/D#, B7(4) e D6.

Agora que você está craque nas músicas antigas de Zezé Di Camargo e Luciano, aposto que deu vontade de aprender mais sucessos deles para o seu repertório. Para isso, confira as melhores músicas da dupla e estude outras cifras desses artistas únicos do sertanejo!

Para evoluir ainda mais musicalmente, aqui vai uma dica de ouro: o Cifra Club Academy tem um curso de violão sertanejo exclusivo para quem quer tocar os maiores clássicos do estilo!

Com as nossas aulas, você poderá dominar técnicas e ritmos característicos do gênero e se tornar um violonista de primeira qualidade!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK