Cifra Club

O que é melodia? Aprenda tudo sobre esse fundamento da música

Ao assimilar o que é melodia, todo um universo se abre para o músico. Perceber as nuances dela possibilita que se aprenda mais sobre música, permitindo até ampliar seus conhecimentos para mais de um instrumento, por exemplo.

Homem tocando piano digital e mulher cantando no estudo de melodia
A melodia é uma das responsáveis por fazer a música acontecer (Foto/Pexels)

Além disso, pode-se começar a compor suas próprias canções, o que nos faz descobrir que a criatividade é, no mínimo, tão importante quanto a técnica. O objetivo deste artigo é te fazer ouvir os fundamentos melódicos com mais clareza. Enfim, bora entender o que é melodia?

O que é melodia?

Melodia, termo base da teoria musical, é uma sequência de notas cantadas ou tocadas, uma de cada vez, seguindo um ritmo e em diferentes intervalos.

Ela é o cartão de visita de uma música, pois é o fundamento de uma canção que mais facilmente guardamos na memória.

Melodias instrumentais

Essas são as melodias tocadas em um instrumento musical. Elas podem ser um solo, uma linha de baixo, ou um riff de guitarra.

Na tablatura abaixo, temos a representação do riff da música Day Tripper, dos Beatles.

Tablatura do riff de Day Tripper

Repare como as notas são tocadas uma de cada vez. Perceba que as notas Mi (corda solta E), (corda solta D) e sustenido (casa 4, corda D) duram mais do que as outras. Essa diferença na duração das notas é que forma o ritmo da melodia.

A primeira nota deste riff é um Mi, como já citado acima. Na sequência, é tocada uma nota Sol (casa 3, corda E) – intervalo de um tom e meio. Depois, é tocada a nota Sol sustenido (casa 4, corda E) – intervalo de meio-tom. Toda essa variedade de intervalos e ritmos é o que torna esse riff tão interessante melodicamente.

Melodias cantadas

Obviamente, essas são as melodias que um cantor interpreta.

Elas também são uma sequência de notas com diferentes intervalos cantadas em um determinado ritmo.

Essas melodias podem ser cantadas a capella, ou seja, sem nenhum acompanhamento instrumental, como na música Mercedes Benz de Janis Joplin.

Qual a função da melodia em uma música?

Agora que você já sabe o que é melodia, precisamos entender qual a função dela em uma música.

Antes de mais nada, a melodia deve ser marcante e memorável, pois sua função é criar um ou mais temas para uma música.

No exemplo dos Beatles, nós temos a melodia instrumental que é o riff de guitarra e tema inicial. Depois, temos a melodia cantada, que é onde o vocalista interpreta a letra. 

Repare que esses dois temas se sobrepõem por quase toda a música. Isso é o que chamamos de contraponto, ou seja, melodias diferentes sendo executadas simultaneamente.

Além disso, ainda temos um terceiro tema melódico na forma do solo de guitarra que aparece no meio dessa música.

A diferença entre nota e acorde

Para entendermos mais ainda o que é melodia, temos que saber distingui-la de um acorde

Tanto a melodia quanto o acorde surgem de uma escala. A diferença é que no acorde se toca três ou mais notas dessa escala ao mesmo tempo. Relembrando, a melodia é uma sequência de notas cantadas ou tocadas, uma de cada vez, normalmente advindas da mesma escala.

Agora, imagine uma música apenas com os acordes, sem nenhuma melodia instrumental ou cantada. Quão pobre e monótona ela seria, não é mesmo?

Como compor melodias para criar músicas

Na teoria, já entendemos o que é melodia e qual sua função em uma música. Agora vamos colocar esses conceitos na prática, ou seja, você vai criar uma melodia.

Para isso, vamos usar a escala de Dó maior, conforme a tablatura abaixo:

Tablatura da escala de Dó maior

1. Criação totalmente aleatória

Comece a tocar aleatoriamente as notas das cordas G, B e E. Varie a duração delas para criar o ritmo da melodia.

Experimente tocá-las sequencialmente. Por exemplo, comece na corda G solta e depois vá para casa 2 dessa mesma corda e continue descendo a escala. Tente o movimento contrário. Escolha uma nota na corda E e suba a escala.

Você também pode saltar notas. Comece com alguma nota da corda B e, em seguida, toque a casa 3 da corda E. Tente o oposto. Após isso, vá para alguma das notas da corda G.

Essas são só algumas sugestões. O importante é você experimentar com as notas da escala de Dó maior até surgir uma melodia que te agrade.

Você pode se inspirar na música Ré Mi Fá, de Erick Emiliano. Como o próprio nome indica, todas as notas dessa melodia estão na escala indicada. Veja a tablatura:

Tablatura da melodia da música Dó Ré Mi Fá

2. Criação por motivos musicais

Para assimilarmos mais profundamente o que é melodia, temos que entender o conceito de motivos musicais.

Esses motivos são pequenos trechos da melodia que nos possibilitam reconhecê-la prontamente. Eles vão se repetindo e variando ao longo da música. A partir dos motivos musicais, o compositor tem a liberdade de explorar ideias e criar pequenas variações deles.

Vamos dividi-los em motivos musicais rítmicos e motivos musicais melódicos.

2.1) Motivos musicais rítmicos

É importante salientarmos que o motivo musical rítmico está ligado ao ritmo da melodia, e não ao “ritmo” da música (gênero ou estilo musical).

Veja abaixo, a partitura da já citada Dó Ré Mi Fá:

Partitura da música Dó Ré Mi Fá

Repare que nos dois primeiros compassos temos 3 colcheias, 1 semínima e 2 colcheias. No terceiro e no quarto, temos também 3 colcheias, 1 semínima e 2 colcheias. Esse grupo de seis notas, divididos em dois compassos, é o motivo musical rítmico da melodia.

Ele vai se repetir nos compassos 5 e 6, e novamente nos compassos 7 e 8 com variações nas notas, mas com o ritmo idêntico. Repare que nos compassos 7 e 8, acontece inclusive a repetição idêntica dos compassos 1 e 2.

2.2) Motivos musicais melódicos

Como acabamos de ver, o motivo musical rítmico da canção Dó Ré Mi Fá é formado por um grupo de seis notas. No primeiro compasso, estão as notas , e Mi. No segundo, a nota é tocada 3 vezes. Esse formato é o que caracteriza o motivo musical melódico dessa música.

Perceba que o motivo musical rítmico se repete no compasso 3 – 4 e outra vez nos compassos 5 –  6 e 7 – 8. Da mesma forma, o motivo melódico também se repete nos mesmos compassos, mas sempre com alguma variação das notas para deixar a melodia mais interessante. 

Agora, busque criar motivos musicais e repita eles ao longo da sua melodia. 

Frase musical

Continuando nosso papo sobre o que é melodia e como criar uma, nós chegamos na frase musical.

Quando um conjunto de motivos musicais se repete uma ou mais vezes, dizemos que temos uma frase musical.

Ela tem que passar uma ideia completa, com começo, meio e fim. No caso das melodias cantadas, a frase musical deve acabar em uma pergunta, exclamação, vírgula ou ponto final.

Nas melodias instrumentais, a única diferença é não haver palavras. Os motivos musicais devem se repetir até que a frase musical se resolva. Em outras palavras, o ouvinte deve ter a sensação de que a melodia repousou e não de que ela foi interrompida.

Comece a tocar, mais uma vez, a música Dó, Ré, Mi, Fá e pare após o segundo ou o terceiro motivo musical. Você vai ficar com a impressão de que a melodia não está completa, como de fato não está!

Ela só fica concluída após a execução dos quatro motivos musicais. Eles, juntos, formam a frase musical da canção.

Quadratura

Geralmente, cada frase musical dura o mesmo número de pulsações em uma determinada parte da música. Isso significa que as frases no verso sempre vão ter a mesma duração, assim como as frases no refrão, na ponte etc.

Na maioria das vezes, essa duração é de 2 ou 4 compassos (ou números múltiplos deles). Por isso, essa propriedade recebe o nome de quadratura.

Vamos voltar ao exemplo dos Beatles com a música Day Tripper. O verso dela possui oito compassos divididos da seguinte forma:

Compasso do verso de Day Tripper

A primeira frase, “Got a good reason“, é cantada no primeiro compasso (E). Ela é complementada no terceiro compasso (E): “For taking the easy way out“.

No quinto compasso, quando muda para Lá maior (A), começa a repetição da frase com “Got a good reason“. Seu complemento, “For taking the easy way out, aparece no sétimo compasso, quando volta o Mi maior (E).

Repare que cada frase musical ocupa um compasso inteiro, ou quatro pulsações.

Aprofunde seus conhecimentos de teoria musical com o Cifra Club Academy!

Agora que você já sabe o que é melodia, venha aumentar seus conhecimentos musicais no Cifra Club Academy. Na nossa plataforma de ensino online, você estuda teoria musical, canto e vários instrumentos.

Não perca mais tempo. Amplie seus conhecimentos teóricos e aprimore sua técnica. Certamente, você não vai se arrepender!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK