Cifra Club

Shred guitar: o que é e como tocar?

Confira um guia completo sobre shred guitar, estilo de tocar único e versátil!

Quem decide tocar guitarra pode seguir vários caminhos e estilos diferentes, tamanha a versatilidade do instrumento. Porém, não há como negar que um dos elementos mais visados é a virtuosidade. Afinal, o estilo shred guitar é impressionante, pois exige a aplicação de movimentos ágeis e muito estudo, levando a habilidade do músico ao limite!

Joe Satriani, Steve Vai e John Petrucci: três ícones da shred guitar
Da esquerda par a direita: Satriani, Steve Vai e Petrucci: três ícones da shred guitar (Foto: Divulgação)

Nesse contexto, hoje vamos explicar em detalhes do que se trata a guitarra shred. Você vai conferir de tudo: a definição do termo, um pouco de história, os principais representantes do estilo, como aprender a tocar shred guitar e muito mais!

Preparado para fritar? Então, mãos à obra!

O que é shred na guitarra?

Antes de mais nada, precisamos entender o conceito geral. Shred guitar nada mais é do que uma abordagem virtuosa no instrumento. Não se trata de uma definição musical formal, mas de um entendimento popular.

Ou seja, a guitarra shred é simplesmente um estilo de tocar marcado por técnicas avançadas, que são executadas de forma veloz e intensa.

Em tradução livre, o termo “shred” significa “destruir, retalhar, desfiar”. Isso significa que o músico está levando o instrumento ao extremo, em máxima performance. Em português, a palavra mais usada nesse sentido é “fritar”. Assim, a shred guitar pode ser resumida a tocar rápido na guitarra, principalmente solos.

É possível considerar que a shred guitar começou a ser desenvolvida nas décadas de 1950 e 1960. Nesse sentido, dentro do rock clássico, principalmente, alguns guitarristas acenavam para um estilo de tocar mais frenético e ousado.

O belíssimo solo de Heartbreaker, feito pelo mestre Jimmy Page, do Led Zeppelin, é prova disso, por exemplo:

No entanto, muitos consideram que Ritchie Blackmore, com os grupos Deep Purple e Rainbow, foi o principal pioneiro da abordagem shred na guitarra. Assim, o guitarrista mesclava gêneros como música clássica, jazz e rock para obter uma sonoridade exótica e virtuosa para a época.

Mas foi no final dos anos 1970 que algo impactante ocorreu no mundo da guitarra. Sim, estamos falando do incrível Eddie Van Halen, que levou a técnica de tapping a outro patamar.

Dessa forma, ele sedimentou o caminho para uma nova geração de shredders, que fizeram história nas décadas seguintes.

Representantes da shred guitar

Como já deu para perceber, há muitos guitarristas que se destacam no estilo shredding, tanto da nova quanto das antigas gerações. Assim, listamos alguns dos principais representantes da shred guitar.

Aliás, certos nomes costumam até figurar nas listas dos guitarristas mais rápidos do mundo. Confira:

  • Eddie Van Halen
  • Joe Satriani
  • Kiko Loureiro
  • Randy Rhoads
  • Steve Morse
  • Zakk Wylde
  • Roberto Barros
  • John Petrucci
  • Yngwie Malmsteen
  • Michael Angelo Batio
  • Eduardo Ardanuy
  • Steve Vai
  • Marty Friedman
  • Paul Gilbert

Técnicas de shred guitar

Olha só: a guitarra shred usa praticamente todas as técnicas de guitarra, das mais básicas às complexas. Em contrapartida, algumas delas são as queridinhas dos guitarristas virtuosos, já que são ótimas para proporcionar grande velocidade nos solos.

A seguir, listamos e explicamos brevemente as principais técnicas de shred guitar. Acompanhe:

Palhetada alternada

Como sugere o nome, essa técnica apresenta palhetadas alternadas para baixo e para cima. Com esse tipo de recurso, a execução se torna mais ágil, porque o movimento de retorno da palheta é aproveitado. Ou seja, o guitarrista não perde tempo para executar a nota seguinte. A técnica é eficaz principalmente em escalas e padrões similares.


Sweep picking

De certa forma, podemos dizer que o sweep picking é o oposto da palhetada alternada. Em outras palavras, a mão que segura a palheta deve seguir o mesmo sentido sempre que há troca de cordas. Por exemplo, isso é ótimo para a execução de arpejos, pois a palheta “desliza” de uma corda para outra praticamente sem esforço.

Ligados

Por sua vez, os ligados consistem em dois movimentos: hammer on e pull off. Dessa maneira, as notas são executadas apenas com a mão que aperta as cordas. O hammer on consiste em “martelar” uma nota sem palhetar. Já o pull off é tocado ao retirar o dedo de uma nota já apertada, fazendo com que outra soe em seu lugar.


Tapping

Também chamado de two hands, o tapping é parecido com os ligados. Porém, nesse caso, as notas também são marteladas com um dos dedos da mão direita (esquerda para os canhotos). Assim, as duas mãos apertam notas na escala, aumentando bastante a velocidade dos licks.

Quer ficar fera em todas essas técnicas que citamos acima? Então, saiba que a maneira mais eficaz de garantir estudos musicais organizados é com o Cifra Club Academy! Assim, com o curso de guitarra da nossa plataforma, você terá tudo o que é preciso para se tornar fera no instrumento.

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

As melhores guitarras para shred

É possível tocar rápido em qualquer guitarra, mas alguns modelos facilitam a aplicação de técnicas avançadas, ao proporcionarem ergonomia e conforto. Ou seja, eles demandam menos esforço por parte do músico.

Nesse contexto, as guitarras tipo Superstrato e suas derivações são as preferidas dos instrumentistas virtuosos na atualidade. Isso ocorre porque elas apresentam uma série de características construtivas bem específicas, incluindo:


O restante do equipamento ideal para o estilo de shred guitar inclui: uma distorção com boa presença de médios, um compressor para nivelar o volume das notas e um efeito de ambiência, como delay ou reverb.

Além disso, não se esqueça de escolher uma palheta que facilite os movimentos alternados e de sweep, beleza?

Como fazer shred?

Se você quer ser um guitarrista virtuoso, mas não sabe como aprender shred guitar, fique tranquilo! Preparamos um pequeno passo a passo para que você possa direcionar os estudos para essa abordagem mais técnica do instrumento.

1. Seja organizado

Primeiramente, você precisa planejar a sua rotina de prática. Isso significa que é necessário selecionar um ambiente adequado, separar um horário específico do dia e criar um cronograma de temas e técnicas a serem estudados. Ter constância é de extrema importância, ok?

2. Regule a sua guitarra

Para tocar técnicas avançadas em alta velocidade, como exige o estilo shred guitar, é essencial que o seu instrumento esteja bem regulado. Afinal, braço reto, ação baixa e calibre de cordas adequado vão facilitar demais os movimentos. Então, se você não sabe regular sozinho, leve a guitarra a um luthier. Trata-se de um investimento que vale a pena!

3. Treine exercícios com metrônomo

Agora, para desenvolver a técnica, você precisa focar em exercícios específicos. Então, caso você estude por conta própria, garimpe materiais de qualidade. Ao mesmo tempo, use sempre um metrônomo, começando em andamento lento e aumentando aos poucos. Esse acessório será a grande referência para a sua evolução.

4. Tire solos conhecidos

Por fim, para que seus estudos sejam mais divertidos e empolgantes, é muito importante tirar músicas que você curte. Então, selecione os seus “fritadores” prediletos e comece a tirar alguns de seus solos. Novamente, tenha paciência nesse processo, sempre iniciando em andamento lento.

Como se tornar um guitarrista completo?

Definitivamente, a shred guitar é fenomenal, não é mesmo? Além de impressionante, esse modo de tocar nos lembra que, com muito foco e dedicação, é plenamente possível vencer desafios. Assim, o grande segredo da guitarra shred é não desistir!

Porém, cabe aqui um alerta: não seja aquele guitarrista que, por só querer tocar rápido, acaba deixando de lado outros aspectos muito importantes do instrumento, como ritmo, harmonia e melodia.

Assim, uma das melhores maneiras de garantir que você será um músico pleno é acompanhando o curso de guitarra do Cifra Club Academy! Em nossa plataforma de ensino virtual, você segue um método completo, organizado e eficiente.

O mais legal é que você pode assistir às aulas em vídeo quando e de onde quiser. Assim, você respeita o seu próprio ritmo, encaixando os estudos na sua rotina. Ah, e o valor é super em conta, viu? Então, não perca tempo e faça a sua assinatura agora mesmo!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK