Cifra Club

Os 10 melhores pedais de loop

Conhecer quais são os melhores pedais de loop é um fundamento essencial para um guitarrista. Afinal, estamos falando de um elemento que não pode faltar em um pedalboard

Guitarrista usando pedal de loop da Boss
Pedal RC-300 Loop Station da Boss (Foto/Reprodução/Internet)

O loop é um efeito essencial que permitirá que você expresse seus próprios timbres da maneira que imaginou. Parceiro de todos aqueles que tocam ao vivo, o loop possui diversas funcionalidades que podem ser complicadas. Neste artigo, porém, desvendamos todos os segredos desse famoso efeito. Preparado?

Para que serve o pedal de loop?

Mas o que é, de fato, um efeito de loop? Trata-se de um dispositivo que armazena um determinado som de guitarra, escolhido pelo guitarrista, e o emite repetidas vezes em um tempo já programado.

Quais são os melhores pedais de loop?

A seguir, você confere uma listinha com alguns dos melhores pedais de loop disponíveis no mercado. A partir daí, certamente sua escolha será bem direcionada. Portanto, não deixe de conferir:

Boss RC-3 Loop Station Pedal

A Boss é uma das principais fabricantes de pedal do planeta. Dessa forma, o RC-3 representa a icônica marca nesta lista com os melhores pedais de loop. 

Além de gravação estéreo, o RC-3 oferece uma série de funções avançadas, incluindo a opção de ritmo e um recurso de tempo. Ademais, esse é um pedal que supre todas as necessidades de qualquer guitarrista. Se você busca uma ótima qualidade de áudio, mas sem os recursos avançados e com um preço mais acessível, essa é a sua melhor escolha.

Nux Loop Core

Surpreendentemente acessível, o Nux Loop Core oferece muitas das qualidades sonoras do Boss RC-3, mas possui um preço significativamente menor. Ele te dá até 6 horas de gravação mono e estéreo, multicamadas de efeitos e rápidas mudanças de tempos!

Por outro lado,, um ponto que pesa contra o Nux é o seu som de bateria, que soa muito artificial. Apesar disso, seu custo benefício continua sendo interessantíssimo. 

TC Electronic Guitar Ditto

Se você está procurando por um pedal de loop conciso, preciso, básico e muito efetivo, o Ditto da TC Electronic é a sua melhor opção. Ele oferece 5 minutos de loop, com incontáveis efeitos. Além disso, seu design minimalista exige apenas um knob em todo o seu chassi.

Não pense que esse único knob limita a ação do Ditto. Muito pelo contrário! Esse atributo torna o pedal perfeito para os guitarristas que não gostam de lidar com incontáveis alterações de efeito. Em outras palavras, o Ditto vai direto ao ponto.

Rowin Music Looper

Essa é outra opção simples e altamente acessível! O Rowin Music Looper reúne os recursos básicos de um pedal de loop num dispositivo mono, que possui apenas um botão e um interruptor on/off. Esse pequenino oferece 10 minutos de loop, com diversos efeitos editáveis.

Além disso, o Rowin ainda consegue importar e exportar músicas para o seu computador. O design é classudo, o som é sólido e o preço é acessível… do que mais um guitarrista precisa?

Electro Harmonix 720 Stereo Looper

O Electro Harmonix é uma mistura perfeita de funcionalidades avançadas e de usabilidade. Ele não só oferece uma ótima função tradicional de loop, como também possui diversas funcionalidades especiais, incluindo o botão Reverse e a opção ½.

Mas a joia da coroa desse pedal é a sua fácil usabilidade. Ele está lotado de diferentes funções, mas todas elas estão a um ou dois clicks do guitarrista.

Digitech JMEXTV JamMan Express XT

O JamMan Express é um ótimo pedal para os guitarristas que estão procurando por um efeito cru de loop. Ele possui 10 minutos de gravação stereo, ou seja, é um autêntico pedal de derivação com uma taxa de amostragem de 24-bit 44.1kHz.

A Digitech possui a fama de produzir pedais com um chassi de plástico, mas o JamMan é uma exceção para essa regra. Ele possui um corpo de metal, o que dá uma durabilidade muito maior.

Vox VLL1

A Vox fez com o VLL1 um produto que combina o loop com diversos efeitos clássicos do mundo das guitarras. Alguns deles são delay, distorção, chorus e phaser.

Quando se trata de qualidade, podemos dizer que o VLL1 tem um ataque sonoro aceitável. Esse não é um pedal recomendado para iniciantes no mundo das guitarras, já que ele é um pouco mais complicado de se manipular.

Moozikpro Guitar Loop Pedal

Se você é do time que gosta de poupar ao máximo o espaço de seu pedalboard, o Moozikpro é uma opção perfeita. Com tamanho e peso bem compactos, esse pedal oferece todas as capacidades sonoras da maioria desta lista.

Apesar de pequeno, o item é durável e confiável. Além disso, ele vem com um acabamento bonito de roxo a cinza. Nos controles, encontramos um único knob e um interruptor clássico on/off.

Digitech JamMan Stereo Looper Delay Pedal

Aclamado como o melhor looper da Digitech, o JamMan Stereo embala um conjunto de quatro pedais pesados. O dispositivo pode armazenar mais de 35 minutos de som estéreo ou estender esse banco de dados para 16 horas através de cartão SDHC.

Uma vasta gama de interruptores e botões adicionais também foi incluída no pedal, que é perfeito para todos que gostam de efeitos mais complexos.

Boss RC-300 Loop Station

Poucos pedais de loop superam o RC-300 Loop Station, da Boss! Carregado com três faixas estéreis, este equipamento permite que você crie realmente uma banda de apoio. 

Ele possui um pedal grande, que possibilita ao guitarrista fazer o controle dos efeitos em tempo real. Ademais, também permite que o usuário grave 3 horas de suas performances.

O que um pedal de loop precisa oferecer?

Muito parecidos com qualquer pedal, os de loop têm sua própria série de fatores a serem observados na hora da compra. Nesse sentido, há uma determinada gama de critérios que devem ser observados antes de fazer a compra do equipamento.

Em primeiro lugar, o som gravado precisa ser autêntico e orgânico. Qualquer tipo de renderização ou interferência sonora deve ser rapidamente retirado das opções. Ou seja, nenhum pedal que possua esses defeitos deve estar num pedalboard.

Logo após retirar todos os pedais “defeituosos” da lista, você deve fazer algumas perguntas:

  • “Eu preciso de mais?”
  • “Estou satisfeito com apenas a função básica do loop ou quero um equipamento com mais funções?”

Por exemplo, a função de Tap Tempo é buscada por muitos guitarristas. Ademais, existem pedais que também possuem funções como Reverse e várias outras. Antes de comprar o seu pedal de loop, busque o equilíbrio entre suas demandas e o seu orçamento. Abaixo, você confere algumas perguntas e respostas que ajudarão a conduzir sua decisão.

O número de pedais de loop faz muita diferença?

Sim! Afinal, mais pedais significa mais controle. E, já que há uma variedade de funções que mudam, é recomendável ter pelo menos dois switches para usar. 

Mas como isso funciona? Em suma, você ainda tem todas as funções em modelos de single-switch. Porém, será preciso aprender a tocar com todas essas novas funções.

Por exemplo, para iniciar a gravação, você precisará apenas tocar no botão uma vez. Em contrapartida, para parar a gravação, será necessário dar dois toques. Por fim, para apagar o loop gravado, só é preciso pressionar o botão para baixo.

É necessário olhar para a extensão do loop?

A extensão do loop pode parecer uma imensa vantagem, mas, na verdade, não é bem assim. Afinal, boa parte dos pedais oferece mais tempo de gravação do que você realmente precisa.

Logo, a maioria dos guitarristas dificilmente usará mais de um minuto de gravação para estabelecer a faixa do loop.

Preciso me preocupar com o armazenamento dos pedais de loop?

Muitos pedais de loop não possuem armazenamento interno. Isso faz com que o efeito seja descartado assim que o pedal é desligado. Caso queira armazenar os loops que você fez, certamente precisará de pedal com armazenamento interno.

Alguns produtos têm uma certa quantidade de espaço embutido, enquanto os modelos mais avançados possuem uma opção para inserir um cartão SDHC externo para salvar os loops.

Qual a diferença entre um loop mono e um loop stereo?

Quando se trata de saídas, o stereo permite a utilização do pedal através de uma plataforma estéreo ou por amplificadores separados. No que diz respeito às entradas stereo, ter duas delas permite que você realize experimentos muito legais.

Por exemplo, você pode conectar um microfone à sua segunda entrada e usá-lo para adicionar vários instrumentos de percussão ao seu loop. Também é possível acrescentar vocais ou praticamente qualquer coisa que possa ser gravada com o uso de um microfone.

Qual a melhor forma de usar os pedais de loop?

A principal razão desse efeito é criar uma seção de ritmo de apoio enquanto toca sozinho. No ambiente de estúdio, é bastante fácil gravar várias linhas de suporte. Portanto, a melhor maneira de usar esses pedais é durante os shows ou nas apresentações sem banda. 

Muitos artistas de rua dependem bastante dos loops para obter o resultado desejado. Portanto, tenha isso em mente quando você for comprar um.

E assim chegamos ao final da nossa odisseia dos pedais de loop! Esperamos que você tenha gostado do passeio. Agora, você só precisa anotar suas necessidades pessoais, preferências e orçamento disponíveis.

Que tal enviar este material para outros colegas das seis cordas? Dessa forma, todos saem ganhando com o maior conhecimento sobre os pedais de loop.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK