Cifra Club

Melhores cifras de pagode anos 90 para tocar no violão

O pagode está para os anos 90, assim como o pop rock está para os anos 80! Neste texto, vamos celebrar a importância da galera pagodeira para o cenário da música brasileira popular.

A década de 1990 foi o auge de um estilo marcante, que realmente caiu nas graças do povo e se tornou um dos gêneros mais populares daquela época. Por isso, separamos aqui para você conhecer as 20 melhores cifras de pagode anos 90! Assim, você vai animar qualquer festa e ainda agradar os mais nostálgicos.

Integrantes do Raça Negra
Integrantes do Raça Negra, um dos principais grupos de pagode dos anos 90 (Foto: Reprodução)

A história do pagode é um pouco mais antiga, mas os anos 90 viram explodir uma grande variedade de grupos e sucessos inesquecíveis. Com letras românticas e um estilo único, essas músicas certamente farão o maior sucesso no seu repertório no violão.

20 melhores cifras de pagode anos 90

Nem tudo que você vai encontrar aqui são, necessariamente, pagodes fáceis de tocar no violão, mas sim grandes hits da época que vão agregar no seu repertório. Assim, você não só relembra as canções que embalaram os anos 90 como também evolui musicalmente!

Antes de tudo, com a videoaula abaixo, você aprende algumas batidas de samba no violão que servem para tocar qualquer música desta lista. Destaque especial para a terceira batida desta aula: o partido-alto!

Confira algumas das cifras que vêm a seguir:

  • Cheia de Manias
  • Temporal
  • Telegrama
  • Cilada
  • Tempo de Aprender
  • Brilho de Cristal
  • Essa Tal Liberdade

1. Cheia de Manias — Raça Negra

Embora tenha apenas 6 acordes, Cheia de Manias apresenta alguns desafios, como os shapes de D7/F# e Db°. Além disso, para tocar a música, você precisa dominar as pestanas, já que 5 acordes exigem este fundamento. Mas vale a prática e a dedicação para conseguir tocar esse verdadeiro clássico do Raça Negra, incluindo o solinho de abertura.

2. Toda Mulher — Karametade

Não se assuste com a quantidade de acordes (16) de Toda Mulher! É verdade que você precisará de atenção em alguns deles, como o D7/6 ou o G6, mas em geral são todos bem básicos. Inclusive as duas pestanas!

3. Seja Mais Você — Grupo Raça

É claro que em uma cifra com 29 acordes você vai acabar encontrando nomenclaturas e formas realmente complicadas, como C#m5-/7. Ainda assim, Seja Mais Você também tem uma quantidade bem grande de acordes simples (A, Am, D, Em e G, por exemplo), e só 4 pestanas. Então, dê uma chance a ela!

4. Poderosa — Banda M Brasil

Todos os 5 acordes de Poderosa têm pestana, porém são relativamente simples. Portanto, se você não tem problemas com esse fundamento, esse pode ser considerado um dos pagodes fáceis de tocar no violão!

5. Supra Sumo do Amor — Pique Novo

Supra Sumo do Amor tem um conjunto de acordes de formas relativamente complexas. Por exemplo, são quatro variações de B e três de F. Mesmo assim, não é considerada uma cifra de nível avançado. Portanto, com treino e bastante prática, você vai conseguir tocar também!

6. Temporal — Art Popular

Você só precisa dominar o básico de pestanas para conseguir tocar Temporal. Ademais, note que o Eb7 – o acorde que pode mais assustar nessa cifra – é igual ao comum C7, só que tocado três casas para cima.


7. Lá Vem o Negão — Cravo e Canela

Ainda que existam 6 pestanas entre os 13 acordes de Lá Vem o Negão, só uma forma ou outra demandará mais atenção da sua parte. Algumas são extremamente simples, apesar de nomes pouco comuns. É o caso de F6/9, que se toca com apenas uma corda pressionada!

8. Recado à Minha Amada — Katinguelê

Você vai encontrar vários nomes complexos entre os acordes de Recado à Minha Amada. No entanto, repare que as formas, em geral, são mais simples do que os nomes podem parecer. Então, não deixe de aprender, pois este clássico merece!

9. Mina de Fé — Os Morenos

Além de incluírem formas um pouco complexas, os 14 acordes de Mina de Fé ainda guardam alguns detalhes que precisam de atenção. Repare, por exemplo, que a diferença entre o Dm e o Dm/A não está nas cordas pressionadas, mas nas que são tocadas! Ademais, atente-se às 7 pestanas que aparecem.

10. Telegrama — Exaltasamba

Se você acha que viu cifras difíceis até aqui, espere até tocar Telegrama. Aqui, você vai precisar de atenção redobrada com os 22 acordes, que incluem nomes e formas realmente complexas. Para completar, algumas trocas de um shape para outro são rápidas. Ou seja, é uma boa oportunidade para quem quiser subir de nível no violão!

Aliás, se você quer mesmo evoluir no instrumento, a melhor dica que podemos te dar é: conheça o curso de violão do Cifra Club Academy! Na nossa plataforma de ensino musical online, você vai aprender tudo sobre as técnicas necessárias para dominar as seis cordas com precisão.

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Cilada — Molejo

Não tem como tocar pagode no violão e deixar Cilada fora do repertório! Além de um mega sucesso, é relativamente fácil de tocar. Contudo, tenha atenção em acordes como A6. Outros, por outro lado, como o Bm7(b5), são mais simples do que o nome sugere.

12. Quando o Sol Nascer — Sensação

Um ponto importante na cifra de Quando o Sol Nascer é que, entre os 35 acordes da música, apenas 4 têm pestana. Mas isso não significa que os demais shapes são básicos. Aliás, há formas realmente complexas de montar. Em outras palavras: muita atenção, paciência e prática para tocar essa faixa, sobretudo se você for iniciante.

13. Mariana Parte Minha — Sem Compromisso 

Os acordes de Mariana Parte Minha não são exatamente fáceis, mas também não são os mais difíceis desta lista. Além disso, são apenas 8 shapes no total. Portanto, um pouco de atenção e cuidado resolve os seus problemas.

14. Tempo de Aprender — Soweto

Se você já estava achando que não existem pagodes fáceis de tocar no violão, confira a cifra de Tempo de Aprender. Somente 2 pestanas simples (F#m e Bm) e outros 6 acordes básicos são o suficiente para aprender este clássico.

15. Tô Te Filmando, Sorria — Os Travessos

Tô Te Filmando, Sorria é mais um grande sucesso do pagode anos 90 que você precisa aprender! Com 15 acordes e apenas uma pestana, as formas, em geral, não escapam muito do comum. Em resumo, não é difícil de tocar!

16. Timidez — Negritude Junior

Talvez você encontre vários nomes que nunca tinha visto antes entre os 31 acordes de Timidez. Mas não se deixe enganar, pois apenas alguns exigirão mais cuidado e agilidade na mão esquerda (a direita, para canhotos).

17. Meu Casamento — Kiloucura

Com muitas pestanas entre os 33 acordes – sendo que vários deles possuem nomes incomuns –, Meu Casamento é uma das músicas mais complicadas da lista. Concentre-se no fato de que muitas formas se repetem em pontos diferentes do braço e que há várias trocas rápidas de acordes.

18. Brilho de Cristal — Pixote

Dos 24 acordes de Brilho de Cristal, apenas 4 exigem pestana. O resto varia entre formas de dificuldade baixa e média. Assim, vale a pena se dedicar um pouquinho até pegar este hit das antigas.

19. Primeiro Beijo — Grupo Malícia

Primeiro Beijo é mais um sucesso fácil de tocar! A música inclui 2 pestanas básicas (F e Bm) e acordes básicos, que qualquer iniciante consegue fazer, como G, Em, Am e C.

20. Essa Tal Liberdade — Só Pra Contrariar

Os solos de Essa Tal Liberdade têm uma dificuldade média-baixa e exigem a técnica de slide, mas são o que há de mais complexo nesta cifra. Isso porque este verdadeiro hino do pagode anos 90 é bem fácil de tocar, com apenas 5 acordes simples e nenhuma pestana.

Por fim, agora você pode tocar as principais cifras de pagode anos 90 e animar seus amigos e seu público com esse ritmo alegre e envolvente!

Mas, se você quiser arrasar também em qualquer outro estilo, venha aprender com as melhores aulas musicais online. Nesse sentido, o curso de violão do Cifra Club Academy te permite aprender sem precisar sair de casa, com um método totalmente pensado na sua evolução!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK