Cifra Club

Plataforma do Google te ajuda a criar batidas com sons cotidianos

Google e suas inovações (Reprodução/Site oficial)

Para muitos produtores fonográficos, a prática de reaproveitar sons gravados em músicas se chama “sampling”. Isso pode ser feito com batidas, trechos de outras peças musicais ou elementos sonoros cotidianos, como buzinas, trovões, uma porta batendo, etc e tal. No disco “Pet Sounds”, de 1966, os Beach Boys elevaram ao máximo o nível de uso desse recursos.

Na era digital, uma ajudinha para gravar algumas batidas cai superbem, não é mesmo?! Pensando nisso, em 2016, o Google lançou o site “Infinite Drum Machine”. A iniciativa é fruto dos esforços do Google Creative Lab, uma subdivisão responsável por cuidar de projetos experimentais da “toda poderosa”.

Essa inovadora plataforma possibilita a criação de batidas musicais a partir de sequências de sons cotidianos. Os sons disponíveis estão dispostos em um mapa bidimensional, sempre agrupados em conjuntos coloridos e de acordo com a similaridade entre si. Logo, não estranhe ao ver o ruído de uma tesoura bem longe da “bufada” de um ser humano, conforme ilustra a imagem abaixo.

Plataforma é um banquete para a criatividade (Reprodução/Site oficial)

No vídeo de apresentação que você verá abaixo, os desenvolvedores afirmam que a ferramenta foi criada com base em uma técnica chamada “aprendizado de máquina”. Trata-se do uso de inteligência artificial em que algoritmos se desenvolvem de forma relativamente independente e não supervisionada. Sendo assim, os pesquisadores armazenam milhares de sons cotidianos, como, por exemplo, um tambor sendo tocado, em um computador.

Dê o play e confira o vídeo de apresentação da “Infinite Drum Machine”:

Agora que você já tá ligado no rolê, não perca tempo. De asas à imaginação, combine os melhores elementos e crie suas próprias batidas!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK